Histórico de atualizações
  • Reino Unido com menos 31% das mortes e 10% de novos casos numa semana

    No Reino Unido os números também parecem estar a baixar, ao mesmo tempo que o plano de vacinação avança a grande velocidade — com a previsão de vacinar já em setembro as crianças, antes de irem para a escola.

    Os números deste domingo, segundo o The Guardian, registam 14 mortes e 1.671 novos casos de Covid-19, o que significa uma descida de de cerca de 31% e 10% respetivamente nos últimos sete dias.

    Já mais de 34 milhões receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Reino Unido.

  • Mortes por Covid-19 baixam em Itália e França

    O número de infeções por Covid-19 em Itália e na França parece estar a começar a baixar.

    Os números deste domingo em território francês indicam 113 mortes por Covid-19, quando no dia anterior tinham sido 195. No entanto o número de doentes internados em unidades de cuidados intensivos subiu ligeiramente, depois de cinco dias consecutivos a descer: estão nestes serviços 5.581 infetados.

    Já Itália registou este domingo 144 mortes por Covid-19, quando no dia anterior tinham sido registadas 226. O número de infeções também baixou para 9.148 (quando no dia anterior tinham sido 12.965).

  • Arábia Saudita abre fronteiras a 17 de maio, mas mantém regras para viajantes

    O ministro do Interior da Arábia Saudita anunciou via rede social Twitter que o país vai abrir as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas a partir de 17 de maio. Todos os cidadãos sauditas que foram vacinadas, que tiveram Covid-19 ou que tenham menos de 18 anos vão poder viajar, avança o The Guardian.

  • Festa em Miradouro de Lisboa. PSP não deteve ninguém, mas "o que aconteceu pode ser crime"

    PSP fala em 100 pessoas que estavam em festa ilegal num miradouro de Alcântara, em Lisboa. “Muito provavelmente foi um evento espontâneo que surgiu quando os restaurantes fecharam”, revela comissário Artur Serafim chefe do núcleo de imprensa da PSP.

    [Pode ouvir aqui as explicações da PSP à Rádio Observador]

    Festa em Miradouro de Lisboa. PSP não deteve ninguém, mas “o que aconteceu pode ser crime”

  • O vídeo do momento em que a PSP chega ao miradouro

  • PSP chega ao Miradouro de São Pedro de Alcântara

    A unidade de Intervenção da PSP chegou ao Miradouro de São Pedro de Alcântara por volta das 00h25. Por essa altura muitas pessoas começaram a sair do local, no sentido oposto ao da PSP. Rapidamente, o miradouro ficou vazio e as forças de segurança estão agora a barrar a entrada a qualquer pessoa. Também estão a ordenar às poucas pessoas que se mantêm no local para deitar os copos e garrafas de bebida fora.

  • O vídeo das centenas de pessoas que estão nesta noite de sábado no miradouro perto do Bairro Alto

  • Centenas de pessoas no miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, sem máscara e sem distanciamento social

    Centenas de pessoas estão esta noite de sábado concentradas no miradouro de São Pedro de Alcântara, junto ao Bairro Alto, em Lisboa, sem distanciamento social e muitas sem usar máscara, testemunhou o Observador.

    A concentração de pessoas começou depois de os restaurantes (alguns que antes eram bares) terem fechado as portas pelas 22h30, como dita a lei. Algumas pessoas estão a consumir bebidas alcoólicas neste local público, o que continua a ser proibido mesmo nesta fase de desconfinamento.

    Chegaram a estar três elementos da Polícia Municipal nas proximidades, mas não houve, até ao momento, qualquer intervenção policial.

  • Quarentena obrigatória em Portugal para quem vem de países com mais de 500 casos por 100 mil habitantes

    Os passageiros vindos de África do Sul, Brasil, Índia, Chipre, Croácia, França, Lituânia, Países Baixos e Suécia só podem chegar a Portugal se a viagem for considerada essencial e têm de cumprir, depois de entrar no país, um período de isolamento profilático de 14 dias, em casa ou num local indicado pela autoridade de saúde, lê-se no despacho do Governo.

    Todos estes países registaram uma taxa de incidência de Covid-19 igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

    Estão também em vigor medidas aplicáveis a cidadãos que se desloquem para Portugal por via terrestre ou fluvial em função do país de origem.

  • Trabalhadores saíram à rua em várias partes do mundo com restrições e incidentes

    O Dia do Trabalhador foi comemorado, pelo segundo ano consecutivo, de forma discreta e sem grandes manifestações em várias partes do mundo devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

    Trabalhadores saíram à rua em várias partes do mundo com restrições e incidentes

  • Covid-19. Angola regista 163 novos infetados e atinge os 600 óbitos

    Angola registou 163 novas infeções, quatro mortes e 37 recuperações, nas últimas 24 horas, informaram este sábado as autoridades sanitárias do país.

    Covid-19. Angola regista 163 novos infetados e atinge os 600 óbitos

  • Vacinação avança com segunda dose da vacina para 17 mil bombeiros

    O ministro da Administração Interna anunciou este sábado que 17.000 bombeiros irão receber “dentro de poucos dias” a segunda dose da imunização contra a Covid-19.

    “Em fevereiro cerca de 17.000 bombeiros receberam a [primeira toma da] vacina da AstraZeneca – antes de qualquer membro do Governo, o que foi justíssimo – e esses começarão dentro de poucos dias a receber a segunda dose”, começou por referir Eduardo Cabrita, em Santa Maria da Feira, à margem das comemorações do centenário da corporação local.

    Além deste grupo, o ministro referiu-se depois a nove mil bombeiros que, identificados pelas respetivas associações, foram incorporados no plano e também já receberam a primeira dose da vacina.

    Realçando que esses agentes da proteção civil representam “a primeira função essencial do Estado a ser vacinada”, o governante afirmou que os bombeiros continuam a ser “prioritários” no calendário nacional de vacinação e que o agendamento das respetivas imunizações contra o vírus SARS-CoV-2 está a ter em conta o próprio calendário da atividade das corporações em que trabalham.

    O processo envolve, por isso, uma “estreita articulação com a Liga dos Bombeiros Portugueses”, já “para garantir que, no início da fase normalmente mais crítica do combate a incêndios, todos terão pelo menos a primeira dose tomada”.

    De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, a covid-19 já provocou quase 3,2 milhões de mortes em todo o mundo, na sequência de mais de 151,3 milhões de casos de infeção desde a descoberta do vírus SARS-CoV-2 em dezembro de 2019.

    Em Portugal, o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde indica que a pandemia já causou 16.976 óbitos entre 836.947 infeções confirmadas.

  • Papa inicia maratona de orações pelo fim da pandemia

    O Papa Francisco começou este sábado uma maratona de um mês de orações católicas em todo o mundo para pedir a Deus o fim da pandemia de Covid-19, noticia a Reuters. O Papa diz que o dinheiro gasto em armas devia ser usado para prevenir futuros surtos.

    Os católicos foram convidados a rezar todos os dia durante um mês por uma categoria específica de pessoas afetadas pela pandemia, seja por aqueles que não puderam despedir-se dos seus familiares e amigos, pelos profissionais de saúde, ou pelos que enfrentam dificuldades económicas, por exemplo.

    O Papa rezou para que “esta difícil provação termine e que os horizontes de esperança e paz voltem”.

  • Espanha obriga a quarentena de dez dias para quem vem da Índia

    A Espanha anunciou que todos os passageiros vindos da Índia devem fazer uma quarentena de 10 dias para impedir a propagação do novo coronavírus, avança a Reuters.

  • Covid-19. Autarca de Odemira alerta para prejuízos devido à cerca sanitária

    presidente da Junta de Freguesia de Longueira-Almograve, no concelho de Odemira, espera que cerca sanitária decretada pelo Governo” dure poucos dias” e alertou para os prejuízos económicos.

    Covid-19. Autarca de Odemira alerta para prejuízos devido à cerca sanitária

  • Covid-19. Itália com 13.000 novos infetados e 20 milhões de doses de vacinas

    A Itália registou 12.965 novos infetados e 226 mortos nas últimas 24 horas, números semelhantes aos registados nesta semana, com mais de 20 milhões de doses de vacinas.

    Covid-19. Itália com 13.000 novos infetados e 20 milhões de doses de vacinas

  • Covid-19. Austrália vai aplicar multas e penas de prisão a quem entrar no país vindo da Índia

    Medida entra em vigor na segunda-feira e abrange mesmo os cidadãos australianos. Governo percebeu que não chegava interditar os voos. Juristas dizem que restrição pode ser ilegal.

    Covid-19. Austrália vai aplicar multas e penas de prisão a quem entrar no país vindo da Índia

  • Covid-19. Rússia com mais 25% de mortos no primeiro trimestre de 2021

    O serviço de estatística da Rússia informou que o número de mortes em todo o país nos primeiros três meses de 2021 foi superior em 25% em relação ao mesmo período de 2020.

    Covid-19. Rússia com mais 25% de mortos no primeiro trimestre de 2021

  • Boletim DGS. Número de pessoas internadas desceu

    No que respeita ao número de pessoas internadas, houve uma diminuição das duas estatísticas.

    Há menos 302 pessoas internadas em enfermaria (menos 22 do que ontem) e 84 pessoas em cuidados intensivos (menos 5 do que ontem).

  • Boletim DGS. Mortes verificaram-se no Centro e no Algarve

    As regiões do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo foram aquelas em que se registaram mais casos de Covid-19 nas últimas 24 horas — 161 e 162 casos, respetivamente.

    Contudo, foi no Centro e no Algarve que se verificaram os dois óbitos que constam da estatística deste sábado. Nas outras regiões, não se registaram mortes.

    No que respeita aos novos casos, há 68 no Centro, 20 na Madeira, 18 no Algarve e 10 nos Açores.

1 de 2