Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia.

    Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar os últimos desenvolvimentos do conflito entre Israel e o Hamas neste novo liveblog.

    Casa Branca: “Israel tem o direito e a responsabilidade de eliminar esta ameaça terrorista”

  • Vídeo mostra jovem palestiniano libertado a reunir-se com a mãe

    A agência Quds, afiliada do Hamas, publicou um vídeo de um jovem palestiniano de 15 anos, que foi libertado hoje por Israel, a reunir-se com a mãe.

    Segundo o The Guardian, que cita o Centro de Informação Wadi Hilweh, Omar Abu Mayaleh foi preso em abril, após ter sido baleado por um soldado israelita no bairro de Bi’er Ayoub, em Silwan, Jerusalém Oriental.

  • Criança israelita libertada pelo Hamas vestia camisola de Cristiano Ronaldo

    No vídeo publicado pelo Hamas, uma das nove crianças libertadas hoje apareceu com o equipamento do Al Nassr, clube da Arábia Saudita, com o número e o nome de Cristiano Ronaldo às costas.

  • Manifestante palestiniano morto na Cisjordânia

    O Ministério da Saúde palestiniano confirmou a morte de um homem, que fez parte dos protestos que colocaram pneus em chamas em Beitunia, na Cisjordânia, numa tentativa de impedir a entrada das forças israelitas na cidade.

  • Familiares de prisioneiros libertados acusam Israel de atrasar "intencionalmente" libertação para impedir celebrações

    A jornalista do Al Jazeera, Nida Ibrahim, disse que em Ramallah, na Cisjordânia, muitos familiares e amigos dos 33 prisioneiros libertados hoje acreditam que o atraso foi “intencional” para evitar celebrações.

    “As pessoas acreditam que o atraso foi intencional para evitar as situações a que temos assistido nos últimos três dias. Palestinianos a segurar os detidos aos ombros. Dando-lhes as boas-vindas de heróis aqui na Cisjordânia ocupada”, disse Ibrahim.

    A jornalista alega que o atraso, o tempo frio e o aumento da insegurança pode futuramente levar a que os familiares não se dirijam à prisão para receber os prisioneiros.

    “Muitas famílias não puderam deslocar-se de Jenin, de Nablus, de outros locais da Cisjordânia ocupada. Isso tornou-se mais difícil desde 7 de outubro, com o aumento dos postos de controlo de segurança israelitas e a intensificação dos ataques dos colonos contra os palestinianos”, acrescentou.

  • Israel liberta 33 prisioneiros palestinianos

    Israel acabou de libertar 33 prisioneiros da prisão de Ofer, em Ramallah, na Cisjordânia, onde estão vários familiares à espera no exterior.

    Há instantes, houve confrontos entre as forças israelitas e as famílias, que acabaram por ferir uma pessoa, alegadamente devido ao atraso na libertação dos prisioneiros, noticiou o Al Jazeera.

    Ontem, as forças israelitas atacaram diversos jornalistas que estavam à espera junto à prisão de Ofer, reportou o Comité de Proteção de Jornalistas,

  • Israel aprova lista de 50 prisioneiras palestinianas a serem libertadas no prolongamento de tréguas

    O governo israelita aprovou hoje uma lista de 50 prisioneiras palestinianas a serem potencialmente libertadas como parte do acordo para prolongar as tréguas temporárias, noticia o Times of Israel.

    O gabinete do primeiro-ministro, Benjiamin Netanyahu, emitiu um breve comunicado a dizer que a lista tinha sido aprovada e que será cumprida “caso sejam libertados mais reféns israelitas”.

  • Macron confirma que três crianças francesas estão entre os reféns libertados pelo Hamas

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou que as crianças francesas Eitan, Erez, de 12 anos, e Sahar, 16 anos, estão entre os libertados pelo Hamas. Recorde-se que Erez e Sahar são filhos de pai luso-israelita.

    “Três dos nossos jovens compatriotas fazem parte do grupo de reféns libertados hoje. Estou extremamente satisfeito com este anúncio”, escreveu no X, antigo Twitter. “Continuamos totalmente mobilizados para conseguir a libertação de todos os reféns”.

  • Guterres. Prolongamento de tréguas é "um vislumbre de esperança e humanidade"

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje que o prolongamento de tréguas entre Israel e o Hamas representa um “vislumbre de esperança e humanidade” e que espera “que isto permita ainda mais ajuda humanitária às pessoas de Gaza”, cita o The Guardian.

    No entanto, alerta para o facto que este “tempo adicional será impossível de satisfazer todas as necessidades dramáticas da população”.

  • O vídeo do Hamas da libertação do quarto grupo de 11 reféns

    O Hamas voltou a partilhar o vídeo da libertação do quarto grupo de 11 reféns. Desta vez inclui nove crianças e duas mulheres. Entre eles estão dois filhos de um homem com cidadania portuguesa, que continuou detido, e dois gémeos de três anos.

  • "Por mais banal que possa parecer, desejo a paz no mundo". As palavras de Musk, após a visita a Israel

    O bilionário Elon Musk esteve hoje reunido com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e com o Presidente, Isaac Herzog, tendo visitado um kibutz invadido pelo Hamas a 7 de outubro.

    Depois, recorreu à plataforma X, antigo Twitter, (de que é proprietário), para fazer uma breve conclusão da visita ao país.

    “Por mais banal que possa parecer, desejo a paz no mundo”, escreveu.

  • Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão felicitou libertação de dois adolescentes

    A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, felicitou hoje a libertação de dois adolescentes alemães, que estavam entre os 11 reféns que chegaram a Israel.

    Além disso, segundo o Al Jazeera, a ministra apelou à libertação dos outros reféns do Hamas.

  • Reféns libertados já estão a caminho do Hospital Ichilov, revela Ministério da Saúde

    O Ministério da Saúde israelita disse que os 11 reféns libertados — que chegaram ao país através da passagem de Kerem Shalom e não pelo Egito — já estão a caminho do Hospital Ichilov, em Telavive, após terem tido um breve exame médico e uma chamada com as famílias.

    Segundo o Times of Israel, será lá que os reféns, dos quais oito são crianças, como confirmou o gabinete de Netanyahu, se encontrarão com as famílias.

    A Cruz Vermelha disse que “facilitou com êxito a libertação e a transferência de 11 reféns detidos em Gaza”.

    “O CICV não esteve envolvido nas negociações e o seu papel foi o de facilitar o acordo como intermediário neutro”, acrescentou, no X, antigo Twitter.

  • Blinken visita Israel, Cisjordânia e Emirados Árabes Unidos esta semana

    O secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, visitará Israel, Cisjordânia ocupada e os Emirados Árabes Unidos esta semana.

    A notícia foi avançada pela Reuters, citada pelo Al Jazeera, que prevê que Blinken vai “pressionar para que seja prestada mais ajuda humanitária a Gaza, libertados mais prisioneiros do Hamas e melhorada a proteção dos civis na Faixa de Gaza”, alegou um “alto funcionário dos EUA”.

    O secretário discutirá ainda “o futuro de Gaza e a necessidade de um Estado palestiniano independente com ‘parceiros regionais'”.

  • Famílias palestinianas viajam para Ramallah, na Cisjordânia, devido à libertação de prisioneiros

    A correspondente do Al Jazeera em Ramallah, na Cisjordânia, Nida Ibrahim, disse que as famílias dos prisioneiros palestinianos já estão a viajar para lá para os receberem, após a sua libertação.

    Além disso, a jornalista garantiu que o número de mulheres e crianças palestinianas que estão agora a ser libertadas no âmbito das tréguas são uma “gota de água”, quando comparado com os milhares de palestinianos nas prisões israelitas.

  • Estados Unidos estão a "trabalhar arduamente para manter fluxo de reféns", assegura Casa Branca

    Na sequência da libertação de mais 11 reféns do Hamas, o porta-voz da segurança nacional dos Estados Unidos, John Kirby, disse que o país está a “trabalhar arduamente para manter fluxo”.

    “Estamos satisfeitos por ver um prolongamento de dois dias [da trégua temporária com Israel]. E certamente esperamos que nos próximos dois dias, nas próximas duas parcelas, vejamos alguns norte-americanos a serem libertados”, garantiu, citado pelo The Guardian.

    “Mas é difícil saber ao certo, dia após dia, como é que o Hamas está a tomar estas decisões. Gostaria de recordar que o teste-piloto para todo este programa foram duas norte-americanas, uma mãe e uma filha, há várias semanas, e, claro, conseguimos libertar Abigail Edan no fim de semana”, recordou.

    Abigail pode fazer 4 anos em liberdade: criança norte-americana consta de lista de reféns a negociar distribuída por governo de Netanyahu

    Kirby avançou ainda que as autoridades acreditam que há ainda cerca de nove norte-americanos detidos pelo Hamas. “Podem ser apenas sete, podem ser oito ou nove, não temos um número exato. Mas teremos”, reforçou.

    Acreditamos que a maioria dos que resta é do sexo masculino. E, neste momento, o Hamas só está disposto a libertar mulheres e crianças. Por isso, pode demorar algum tempo até começarmos a ver progressos no que respeita aos outros reféns”.

  • Biden mostra-se "horrorizado" com ataque a três jovens palestinianos nos EUA

    O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou sobre os três jovens palestinianos que foram baleados este fim de semana perto do campus da Universidade do Vermont, em Burlington.

    “Jill e eu ficámos horrorizados ao saber que três estudantes universitários de origem palestiniana, dois dos quais são cidadãos norte-americanos, foram baleados no sábado em Burlington, Vermont. Estavam simplesmente a passar o Dia de Ação de Graças reunidos com a família e os entes queridos”, disse Biden, num comunicado, citado pela Times of Israel.

    Polícia norte-americana detém suspeito de ter baleado três jovens palestinianos

    O Presidente disse ainda “juntar-se na oração pela sua recuperação total” e enviou “as mais profundas condolências às famílias”.

    “Enquanto esperamos por mais factos, sabemos isto: não há lugar para a violência ou o ódio na América. Ponto final. Nenhuma pessoa deve preocupar-se com a possibilidade de ser baleada enquanto faz a sua vida quotidiana. E há demasiados americanos que conhecem um familiar ferido ou morto em resultado da violência das armas. Não podemos e não vamos aceitar isso”, garantiu.

    Biden assegurou ainda que falou com o Presidente da Câmara de Burlington, Miro Weinberger, e que lhe ofereceu apoio.

    O suspeito de ter baleado os três jovens já foi detido pelas autoridades, que estão a investigar se o tiroteio se tratou de um crime de ódio

  • Vídeo mostra alegria de mãe ao receber notícia de que dois filhos foram libertados

    Um vídeo com imagens do Channel 13 News, de Israel, mostra a alegria da mãe de dois dos rapazes libertados, Sahar e Ezer Calderon, ao receber a notícia. São filhos de Ofer Calderon, que tem nacionalidade portuguesa, mas continua nas mãos do Hamas.

  • IDF: reféns libertados esta segunda-feira já estão em Israel

    As Forças de Defesa de Israel anunciaram que os 11 reféns israelitas libertados hoje já chegaram a Israel. Desta vez, a viagem terá sido feita de avião militar.

    Serão agora submetidos a exames médicos para depois se reunirem com as famílias.

  • Dois dos reféns libertados pelo Hamas são filhos de um português. Pai continua cativo em Gaza

    Há dois filhos de um cidadão português entre os reféns libertados pelo Hamas. Serão Sahar e Ferez Calderon, filhos de Ofer Calderon, que continua nas mãos do Hamas.

    Ofer Calderon recebeu a nacionalidade portuguesa quando já estava em cativeiro e depois de ter sido feito um pedido — que foi analisado com “necessária urgência” pelo Governo —para acelerar o processo que decorria há dois anos.

    Todos foram raptados no dia 7 de novembro, e a avó, Carmella Dan, foi morta por elementos do grupo.

    A informação é avançada pela Comunidade Israelita do Porto.

1 de 4