Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Termina aqui o acompanhamento da apresentação de Roberto Martinez como novo selecionador de Portugal.

    Boa noite!

  • Martínez, Portugal, Espanha: o triângulo amoroso que tem o Mundial 2030 como objetivo

    Na janela temporal em que se vai decidir quem é que fica com o Mundial 2030, Portugal terá um selecionador espanhol ao mesmo tempo que partilha com Espanha (e Ucrânia) uma candidatura à competição.

    Martínez, Portugal, Espanha: o triângulo amoroso que tem o Mundial 2030 como objetivo

  • “Martinez é boa escolha por ser estrangeiro”

    Roberto Martinez é o novo selecionador nacional, o que muda com a chegada do treinador espanhol? E como será a gestão da pasta Ronaldo? Ainda a derrota do Sporting e as contas do campeonato.

    Ouça aqui o episódio de hoje de E o Campeão é… com comentários de Pedro Henriques, Bruno Vieira Amaral e João Castro

    “Martinez é boa escolha por ser estrangeiro”

  • Portugal é "uma das seleções com mais talento do mundo", defende Roberto Martínez

    O treinador não esconde o entusiasmo de ocupar o cargo de selecionador de Portugal. Espanhol diz que vai falar com os 26 jogadores portugueses que estiveram no Mundial, entre os quais Ronaldo.

    Portugal é “uma das seleções com mais talento do mundo”, defende Roberto Martínez

  • Fernando Gomes recorda Fernando Santos, defende contrato de Martínez até 2026 e diz que a "única proposta" foi feita ao novo selecionador

    Na apresentação de Roberto Martínez como novo selecionador nacional, Fernando Gomes recordou o legado de Fernando Santos e não quis revelar se José Mourinho foi a primeira opção da FPF.

    Fernando Gomes recorda Fernando Santos, defende contrato de Martínez até 2026 e diz que a “única proposta” foi feita ao novo selecionador

  • Roberto Martínez chega a Seleção Nacional em caos sem certificado de gestão de crise

    No último Mundial, ao serviço da Bélgica, o novo selecionador nacional lidou com um balneário problemático. Portugal também viveu um clima de instabilidade interna no Qatar com a situação de Ronaldo.

    Roberto Martínez chega a Seleção Nacional em caos sem certificado de gestão de crise

  • Roberto Martínez, o terceiro estrangeiro. As diferenças entre o espanhol e os brasileiros Otto Glória e Scolari

    Otto Glória foi selecionador depois de treinar Benfica, FC Porto e Sporting. Scolari foi selecionador depois de ser campeão mundial. Roberto Martínez, o terceiro estrangeiro, não tem um nem outro.

    Roberto Martínez, o terceiro estrangeiro. As diferenças entre o espanhol e os brasileiros Otto Glória e Scolari

  • Roberto Martínez admite ter adjunto português

    Selecionador nacional diz considera “importante” ter um adjunto português, de preferência um antigo jogador, para ajudar a equipa das quinas a chegar aos objetivos.

  • O sucessor de Fernando Santos diz que é mais fácil vir a seguir a um grande treinador

    “Para mim, é mais fácil vir a seguir a um grande treinador, porque posso colher tudo o de bom que já estava feito. Cada treinador trabalha de uma maneira”, diz Roberto Martínez. E deixa um agradecimento a Fernando Santos pelo trabalho desenvolvido na na seleção.

  • As fotos da apresentação de Roberto Martínez

    As fotos da apresentação de Roberto Martínez.

  • Ganhar o Euro? "Temos que sonhar muito alto", analisa o selecionador

    “Temos que sonhar muito alto. Se não nos qualificarmos para o Euro, não podemos ganhar o Euro, se não nos qualificarmos para o Mundial, não podemos ganhar o Mundial. Esta equipa tem que representar o povo português. Acredito no projeto e no jogador português”, afirmou Roberto Martínez.

  • Roberto Martínez traça o perfil do jogador português

    “O jogadores português é um jogador que se adapta muito bem às equipas estrangeiras e que sabe sempre dar competitividade à equipa”, descreve Roberto Martínez.

  • "O facto de o mandato terminar em 2024 nada nos impede de criar as bases de trabalho para o futuro", garante Fernando Gomes

    Mais à frente e respondendo à última questão que lhe foi colocada, Fernando Gomes voltou a afastar a ideia de que o novo ciclo poderia só ter começado em 2024.

    “Recordo que, no segundo semestre de 2023, inicia-se a Liga das Nações. Portanto, nessa perspetiva, esta direção poderá ter a opção de escolher o selecionador para esse período. Parece-nos perfeitamente normal fazer esta aposta neste ciclo. Salvaguardando que seria sempre a nós que caberia a escolha para este período. O facto de estarmos a trabalhar com um mandato que termina em 2024 nada nos impede de criar as bases de trabalho para o futuro”, termina o presidente da Federação.

  • Mudança de estilo? "Temos que jogar com alegria", afirma o selecionador

    Roberto Martínez quer que Portugal seja uma equipa ofensiva. “Temos que ser uma equipa com grande facilidade no jogo de ataque e temos que jogar com alegria. Gosto de trabalhar com as seleções de formação”.

  • Roberto Martínez afirma que "Portugal tem que ter a ambição de competir por tudo"

    Sobre as forma como vai montar a equipa, o selecionador nacional, Roberto Martínez dia que vai depender dos jogadores. “O que interessa é sermos uma seleção competitiva. Portugal tem que ter a ambição de competir por tudo. Uma equipa moderna tem que ter flexibilidade tática. Jogar com uma linha de três ou de quatro depende dos jogadores que tivermos. Esse é o meu trabalho: procurar as melhores opções para tirar o máximo dos jogadores”.

  • Fernando Gomes não revela se Mourinho era a primeira opção. "A única proposta concreta foi a que fizemos a Roberto Martínez", diz

    Questionado sobre se contactou diretamente José Mourinho e se era essa a primeira opção, Fernando Gomes garante que a única proposta concreta foi a feita a Roberto Martínez.

    “O que nos interessou desde a primeira hora foi definir o perfil de treinador de que necessitávamos. Obviamente, aquilo que posso dizer dentro desta procura foi que falámos com muita gente. Todos sabem que tenho um relacionamento grande com a generalidade dos treinadores portugueses. Aquilo que posso dizer e confirmar é que a única proposta concreta que fizemos para ser selecionador foi ao Roberto Martínez”, explica.

  • "Roberto, tudo faremos para que o teu ciclo seja longo e feliz", garante Fernando Gomes

    Já no fim da declaração que levou preparada, Fernando Gomes sublinhou a longevidade de todos os treinadores integrados na Federação Portuguesa de Futebol.

    “O ciclo de Fernando SAntos durou mais de oito anos. O ciclo de Rui Jorge nos Sub-21 começou há 12 anos. Jorge Braz lidera a Seleção de futsal desde 2010. Mário Narciso vai cumprir este ano uma década à frente do futebol de praia. Francisco Neto cumpre em fevereiro nove anos na Seleção feminina de futebol. E Luís Conceição leva oito anos na Seleção feminina de futsal. Os treinadores precisam de tempo e apoio para formar equipas. Isso é muito claro na FPF. Tem sido assim desde que aqui cheguei. Não será diferente agora. Roberto, tudo faremos para que o teu ciclo seja longo e feliz”, considera.

  • "Ronaldo merece o respeito de nos podermos sentar e falar", diz o novo selecionador nacional

    Questionado sobre o futuro de Cristiano Ronaldo na seleção, selecionador nacional, Roberto Martínez diz que está aberto a conversar com o jogador do Al Nassr. “No futebol, as decisões têm que ser tomadas dentro do terreno de jogo. Quero contactar com todos os 26 jogadores que estiveram no último Mundial. É este o meu ponto de partida. Cristiano é um jogador dessa lista. Cristiano Ronaldo merece o respeito de nos podermos sentar e falar”.

    O espanhol acrescentou ainda que vai dar início a “um processo futebolístico de conhecer todos os jogadores que podem entrar seleção” e Roberto Martínez já sabe por onde começar. “Há 54 jogadores nas cinco maiores ligas que têm menos de 28 anos. Já defrontei alguns dos jogadores da seleção portuguesa e estou encantado de os ter do meu lado”.

  • Ambição da Seleção é "aceder às meias-finais em qualquer prova"

    Depois de detalhar o percurso de Roberto Martínez e lembrar que a Bélgica esteve na liderança do ranking FIFA durante vários anos enquanto o treinador espanhol orientou os belgas, Fernando Gomes recordou a primeira conversa como técnico.

    “Na primeira conversa que tive com Roberto Martínez, ficou claro que estava perante um selecionador que encaixava no perfil desenhado. Ele, tal como nós na FPF, acreditamos que Portugal pode e deve estar sempre na decisão pelas grandes competições. E isso significa, pelo menos, aceder às meias-finais em qualquer prova. É isso que ambicionamos e é esse o ADN da Seleção Nacional”, sublinha.

  • Roberto Martínez está "encantado por representar uma das seleções com mais talento do mundo"

    “Estou encantado por poder representar uma das seleções com mais talento do mundo. Entendo que há grandes expectativas, entendo que há grandes objetivos, mas também entendo que há uma equipa de muito grande de gente na Cidade do Futebol e que todos juntos vamos cumprir os nossos objetivos”, afirmou Roberto Martínez na primeira declaração como selecionador nacional português.

1 de 2