*|IF:IS_PR!=true|*
|
Bata o pé. O Jornalismo independente precisa do seu apoio. Sem os nossos assinantes, não temos voz.
Torne-se assinante agora
|
*|END:IF|*
|
|
|
|
|
Evitemos confusões e respondamos já à pergunta no título: um príncipe nunca deixa de o ser. Porque, mesmo quando o título oficial lhe é retirado, o máximo que acontece é que o proclamado antigo membro da realeza passa a ser um “ex-príncipe”. |
O problema é evidente: a palavra continua lá e é isso que dói mais. Magoa o nobre proscrito, aleija o clã do qual foi expulso, angustia os súbditos que passam a viver na perplexidade do escândalo. Mas beneficia todos os outros: os curiosos e os que veiculam a informação para alimentar essa mesma curiosidade. |
Se o ex-príncipe não tivesse existido anteriormente sem o prefixo, não teria o mesmo valor na hierarquia noticiosa — mesmo que as alegações que sobre o dito recaem sejam da categoria mais rasteira, daquela que nunca associamos à decência humana, menos ainda à suposta decência real. |
Acresce que o ex-príncipe em causa (o tal que está envolvido na alegada rasteirice de difícil compreensão) é irmão do rei e, até ver, não é possível ser ex-irmão. O regente até podia desejar que a irmandade terminasse. Não sabemos se é o caso e não importa, porque irmãos permanecerão. Curiosamente, o ex-príncipe vive numa propriedade que continua a ser absolutamente real, como foi no passado e como continuará a ser no futuro. Assim fica difícil. |
O príncipe já não o é, mas, ao ser “ex-príncipe”, nunca deixa de o ser. É como ser condenado a viver num calvário que o pobre miserável já estava a percorrer antes da condenação. Vejamos: mesmo quando o ex-príncipe não é assim denominado, é tratado pelo nome próprio. Mas quando o nome próprio transpira realeza em todos os seus grandes apelidos ligados por justaposição, como é que se convence alguém que aqui já não há príncipes? |
Neste caso, a dita justaposição é auxiliada por um hífen, palavra que herdámos dos gregos. Já o tal “ex”, tem origem no latim que os romanos cultivaram. Tudo gente aparentemente civilizada, mas que também tinha as suas questiúnculas. |
Talvez por isso tenham inventado os vocábulos certos para as descrever. Ou então o objetivo era a punição: o príncipe passa a ser ex-príncipe para sempre, preso ao castigo criado por romanos e gregos. A impossibilidade de esquecer o que se foi antes de se ter caído em desgraça é um clássico, está visto. |
|
Para ver
|
|
|
Cinema
|
|
|
|
O filme alemão "Olhar o Sol", "Primeira Pessoa do Plural", de Sandro Aguilar, e "Se Eu Tivesse Pernas Dava-te um Pontapé", de Mary Bronstein, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
|
|
|
|
|
Séries
|
|
|
|
Talvez o universo do streaming tenha pensado nos portugueses que fazem uma curta pausa na vida do costume e tenham carregado na oferta de estreias para os próximos dias — revoluções incluídas.
|
|
|
|
|
|
Teatro
|
|
|
|
O conto de 1997 de Annie Proulx, popularizado no cinema, chega ao palco do Teatro da Trindade, em Lisboa, com encenação de Daniel Gorjão. Estreia-se esta quinta-feira com todas as sessões esgotadas.
|
|
|
Para saber
|
|
|
ModaLisboa
|
|
|
|
A 66ª edição chega ao Pátio da Galé — e a outros espaços off-location — entre 12 e 15 de março, mas para já apenas em três dias estão previstos desfiles.
|
|
|
|
|
Restaurantes
|
|
|
|
Os Sóis vão voltar a iluminar Portugal no próximo dia 13 de abril naquela que é a segunda gala do Guia Repsol por cá. Este ano, Évora foi a cidade escolhida para celebrar a gastronomia portuguesa.
|
|
|
|
|
|
Joias
|
|
|
|
Maria da Conceição de Moura Borges trouxe a joalharia artística para Portugal nos anos 1960 e aos 97 anos continuava a criar peças. "A joia é humanizada", disse ao Observador em dezembro.
|
|
|
|
|
Casas Reais
|
|
|
|
A filha do príncipe Gundakar, da família real do Liechtenstein, trocou alianças com Bruno Pedrosa, numa cerimónia religiosa na Basílica da Estrela no sábado, 14 de fevereiro.
|
|
|
|
|
Cosmética
|
|
|
|
Com ativos vindos de folhas da oliveiras de Trás-os-Montes e algas marinhas provenientes de Aveiro, a marca apresenta-se como "nascida em Portugal com 'savoir faire' francês".
|
|
|
|
|
|
Joias
|
|
|
|
Rara testemunha da união de Henrique VIII e Catarina de Aragão, a joia do século XVI foi encontrada por um amador num terreno rural em 2019 e integra agora a coleção permanente do museu.
|
|
|
|
|
Moda
|
|
|
|
Para a promoção de "O Monte dos Vendavais", Margot Robbie voltou a trabalhar com o stylist Andrew Mukamal e fundiu estilo pessoal com a época vitoriana. O resultado: um desfile de glamour gótico.
|
|
|
|
Para conhecer
|
|
|
Restaurantes
|
|
|
|
Foi em 1986 que Bernardo Reino assumiu o pavilhão da praia da Quinta do Lago e o batizou de Gigi. Passados 40 anos, mantém-se igual, com uma oferta de peixe e marisco recheada de caras conhecidas.
|
|
|
|
|
Cultura
|
|
|
|
Mulher de liberdade e feminista emblemática, aos 93 anos Maria Antónia Palla recorda a reportagem de 1976 que a levou a tribunal e lhe custou o emprego. E lembra como nada está garantido.
|
|
|
|
|
|
Cultura
|
|
|
|
Grupos mobilizam-se para apoiar espaços como o Texas Club, em Leiria, ou o Bang Venue, em Torres Vedras. Há concertos solidários agendados e projetos que querem manter-se perto das comunidades.
|
|
|
|
|
Humor
|
|
|
|
O humorista já percorreu o país de Norte a Sul, mas promete contar mais quilómetros: o novo solo, "Arraial", leva as festas da infância passada em Santa Maria da Feira aos palcos. E estreia no sábado.
|
|
|
|
Para comer
|
|
|
Sobremesas
|
|
|
|
Dos clássicos intemporais como o bolo do Frutalmeidas aos cookies da Mabel's, reunimos uma dezena de opções para encomendar através das plataformas de entrega em Lisboa.
|
|
|
Para ler
|
|
|
Livros
|
|
|
|
Agora que faz 30 anos, o ambicioso e megalómano romance "A Piada Infinita" é republicado pela Quetzal. João Pedro Vala nunca o leu, mas garante que a arte do autor americano merece nova oportunidade.
|
|
|
|
|
Poesia
|
|
|
|
Se 2025 arrancou com a reedição dos “Cantos de Maldoror”, de Isadore Ducasse, 2026 começa com Georg Trakl, Durs Grünbein e Juana Bignozzi, a poesia e a moral, entre dois anos de mudança na História.
|
|
|
|
|
|
Crítica de Livros
|
|
|
|
Em "Foi o Preto", vemos tecer-se um enredo em que a culpa ou o crime vêm do mesmo lado, esse que é visto como "outro". Entre capítulos curtos, Ângelo Delgado debruça-se sobre o racismo estrutural.
|
|
|
|
|
Crítica de Livros
|
|
|
|
O novo romance do escritor brasileiro fala sobre a busca incansável de uma mãe pelo filho. Mas a história de Rita Preta integra uma narrativa maior, feira de dor e violência, que atravessa gerações.
|
|
|
|
Para ouvir
|
|
|
Música
|
|
|
|
Quando ouviu o quarto e novo álbum, depois de terminado, o músico nem sempre o reconheceu como sendo obra sua. A surpresa é um dos elementos chave de um disco que é apresentado ao vivo esta semana.
|
|
|
|
|
Música
|
|
|
|
Um regresso marcado por uma fase difícil em que o rapper ponderou mesmo desistir da carreira. O seu trabalho mais sofisticado é lançado esta sexta-feira, 20 de fevereiro. Depois, segue-se o Capitólio.
|
|
|
|
|
|
Moda
|
|
|
|
As (nossas) regras para avaliar se alguém está bem vestido, o que é ter estilo à séria, e ainda porque seguimos umas influencers e não outras. Não esquecer: boa educação sempre.
|
|
|
|
|
Cultura
|
|
|
|
Os jogos olímpicos sobre neve e gelo transformaram-se num evento mediático e viral e dão ótima televisão. O que é que os torna tão especiais e de onde vem esta popularidade?
|
|
|
|
|
Rádio Observador
|
|
|
|
Há as de lamento, as que atribuem culpas, as que celebram a liberdade, e as que apelam ao "seguir em frente". No dia dos namorados, escolhemos canções para quando o amor termina.
|
|
|
|
Um objeto
|
|
|
|
|
|