818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

André de Serpa Soares

Convidado

Artigos publicados

Legislativas 2024

Não há qualquer maioria de "direita"

Não há qualquer maioria de direita que possa ser formada pelo Chega. Porque o Chega não é de direita (e o PSD também não, já agora).
Partido Chega

Zaragata argumentativa

Podemos perguntar a cada um dos eleitores que pondera votar Chega se gostaria, verdadeiramente, de viver num País em que o Chega realmente mandasse.
Eleições

O sistema e a mudança

Feitas as análises e comparações no “fim do dia”, com todos os defeitos que possa ter e erros que possa cometer, é a Iniciativa Liberal que apresenta ideias e propostas de mudança que realmente contam
Ano Novo

2024

O importante será nunca nos esquecermos da nossa vida possível. Nunca abdicarmos dela. A nossa vida efectiva dependerá em grande medida das escolhas que fizermos.
Natal

Presépio de Natal

Eu tenho ainda em mim aquele menino que ia com os primos apanhar musgo e que se emocionava a fazer o presépio.
Iniciativa Liberal

Maremoto político II

A Iniciativa Liberal tem até 10 de março para dizer aos portugueses como vai conseguir reduzir a receita por redução de impostos e onde reduz em igual ordem a despesa, sem desmembrar o Estado social.
País

Maremoto político I

Chegará em breve o dia em que o PS se irá apresentar como vítima e, em vez da esperança, falará do medo que os portugueses devem ter da extrema-direita, e de como só o PS nos pode salvar do Chega.
Conflito Israelo-palestiniano

Não tenho solução para nada

A "cabeça da serpente" não é o Hamas, nem o Hezbollah, nem a Autoridade Palestiniana, muito menos o povo árabe da Palestina. No Médio Oriente, é o Irão a semente do mal.
Conflito Israelo-palestiniano

Militâncias de pacotilha

Cubram-se de vergonha os meios de comunicação social que embarcaram imediatamente na narrativa do "bombardeamento de Israel" e da contagem apressada e não verificada de "mais de 500 mortos".
Conflito Israelo-palestiniano

Israelita palestiniano

Aqui, desde este cantinho católico da Europa, sinto uma admiração brutal por tudo o que os hebreus/israelitas/judeus conseguiram e conseguem e, sobretudo, pela sua força de sobrevivência.
Professores

E os alunos que se lixem

Os professores deviam saber que se o Governo ceder na questão “6-6-23”, isso resolve apenas o problema do bolso dos professores, mas não resolve rigorosamente mais nada na escola pública portuguesa.
Democracia

25 de Abril sempre

A Democracia também gera monstros. Cabe a cada um de nós estarmos cada vez mais vigilantes na defesa da Liberdade, que nunca é um dado adquirido.
Debate

A re-tribalização

Ouvir, entender, argumentar, se necessário, e não ser irredutível, não ficar encapsulado, são ações que temos de impor a nós próprios se prezamos a liberdade.
País

Este País tem de acordar

Este País nem sequer é para os políticos, também eles mal pagos, enxovalhados pela comunicação social, sem direito a erro, sem prestígio, sem reconhecimento. “São todos iguais”, diz e pensa a gente.
Iniciativa Liberal

Convenção Nacional da liberdade e do livre pensame

Quando houver eleições, se for necessário haver conversações, a IL analisará todos os cenários. Até lá, só isto interessa ser dito: A IL e o Chega são politicamente dissonantes e nada os aproxima.
Emigração

Esta é a desditosa pátria minha amada

Isto não é fatalismo. Se continuarmos a fazer tudo igual, da mesma forma, e a fazer as mesmas apostas esgotadas em modelos económicos e de desenvolvimento condenados ao fracasso, a sina não se altera.
Capitalismo

Ética e economia

Volto a Adam Smith: a prudência é "de todas as virtudes, a mais útil para o indivíduo", mas "a humanidade, a justiça, a generosidade e o espírito público são as qualidades mais úteis para os outros."
António Costa

O que guincha é a sua falta de cultura democrática

Se ser “queque” significa ter educação para nos comportarmos à altura das circunstâncias com que nos deparamos na vida, para sabermos conviver com qualquer pessoa, sim, eu, membro da IL, sou “queque”.
Cristiano Ronaldo

Viva ao Cristiano Ronaldo

E, se correr mal, cá estarei, para continuar a dizer que CR7 é o futebolista de maior sucesso da história do futebol mundial.
Iniciativa Liberal

Forçar a maioridade ainda na infância

A tensão política essencial entre “liberais clássicos” e “liberais sociais” permanecerá e interessa-me saber, desde logo, qual o posicionamento dos candidatos relativamente a esta questão. 

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos