248kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

António de Souza-Cardoso

Convidado

Artigos publicados

Economia

Eureka!

Os dois principais estigmas do desenvolvimento económico sustentável são aqueles que existem com incontrolável abundância em Portugal: a burocracia e uma inimaginável carga fiscal.
Presidenciais 2021

Presidenciais: Tempo perdido e falácia do sufrágio

Vaticinei há já muitos anos que depois de Ramalho Eanes o Presidente teria de ter sido líder do PSD ou do PS. Assim tem sido inexoravelmente. É assim que a escolha do Chefe de Estado é uma falácia.
Democracia

A importância de se chamar Independente

153
Um dos melhores exemplos, se não o melhor, em Portugal, da participação independente na política vem do atual Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Obituário

O visionário

O monarquismo de Ribeiro Teles era visto pelos seus pares com a mesma bizarria com que todos o viam defender, apaixonadamente, o equilíbrio e a preservação do ambiente e do planeta em que vivemos.
Sociedade

Para acabar de vez com o desperdício

O pior cenário vem, quando analisamos o futuro e a forma como estamos a lidar com um crescimento demográfico imparável, versus uma escassez de recursos cada vez mais pungente.
Política

O Novo Banco e o Príncipe

O caso “Novo Banco” recordou-me, no melhor requinte, o Príncipe de Maquiavel. Que equívocos, encontros e desencontros foi preciso criar para dois predadores do espaço mediático se entenderem entre si.
Coronavírus

Estamos a matar a galinha dos ovos de ouro

Ou se instala um clima de esperança, cumplicidade e confiança com a comunidade empresarial, ou o rastilho do “salve-se quem puder” pode começar a acender e a saída mais simples é desistir.
Coronavírus

Chamem o ministro da Economia!

667
A genialidade das medidas de Boris Johnson - ao contrário das nossas - está precisamente nos efeitos imediatos que geram e na forma como orientam as empresas para um determinado comportamento correcto
CDS-PP

Quem ganha no CDS?

Hoje ou ganha o CDS e a direita portuguesa ou ganha o Chega e, na espuma da sua fragilidade, a prevalência de uma duradoura hegemonia da esquerda em Portugal.
Alimentação

Portugal é Melting

O aspecto mais amorável, identitário e sensitivo em que esta descoberta se revela é na Mesa Portuguesa, onde a diversidade do que somos e a incrível biodiversidade do que temos se juntam de uma vez só
PAN

Pandemónio

322
Ouvir André Silva dizer inconcebíveis disparates sobre políticas económicas e sociais só pode ser ultrapassado se corrermos o risco de ouvir o segundo, o terceiro ou o décimo candidato do PAN.
Crónica

Os "influencers" ou o Portugal dos Pequeninos

414
Cristina Ferreira a Mulher mais influente do nação? Pedi, com incontida revolta, explicações. Que me foram dadas, julgo que com a paciente condescendência que se devota às pessoas achacadas pela idade
História

Integralismo, Modernismo: urgência de um desagravo

136
O Integralismo Lusitano foi a reacção possível de uma elite política de referência às misérias de uma república trauliteira exaurida de ideias, de sentido cívico ou de responsabilidade ética e social
Touradas

Questões de Civilização

200
A esquerda democrática em Portugal escolheu uma ministra da Cultura populista. Que vai, sim, fazer o papel daqueles a quem os portugueses felizmente consideram que não “Podemos” entregar o poder.
Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa: o Pecado Original /premium

494
Será que Marcelo exerce a sua magistratura como um Rei? Não. Faltam-lhe duas coisas: a verdade que o afasta do original e a distância que precisávamos que o Chefe de Estado tivesse do sistema político
A página está a demorar muito tempo.