Dark Mode 196kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Presidenciais 2021

Presidenciais 2021

Eleitores votam com tranquilidade em São Paulo

O Consulado disponibilizou álcool em gel para os votantes, todos as pessoas no local, que conta com 3 mesas de votação, usavam máscaras, não havia aglomerações e poucos eleitores aguardavam na fila.
Presidenciais 2021

Emigrantes portugueses começam a votar em Londres

Devido à pandemia Covid-19, as autoridades portuguesas abriram pela primeira vez uma secção de voto adicional na Embaixada de Portugal, o que surpreendeu alguns eleitores que foram ao Consulado-Geral.
Presidenciais 2021

Emigrantes queixam-se de "desleixo" nas eleições

Sem a possibilidade do voto por correspondência, as eleições presidenciais portuguesas decorrem em França não só em clima de pandemia, mas com menos informação do que é normal.
Presidenciais 2021

Idosos do Fundão não votaram antecipadamente

Os idosos de lares do Fundão não votaram antecipadamente nas eleições presidenciais, apesar da inscrição ter sido feita através de um "link" enviado pela Segurança Social.
Presidenciais 2021

Sondagem. Marcelo é o preferido em quase tudo /premium

Marcelo é visto como o candidato que mais defende interesse nacional, mais pode melhorar vida dos portugueses ou defender SNS. Mas no combate à corrupção perde para Ventura e no ambiente para Marisa.
Atualidade

Os gifs do último dia de campanha eleitoral

Na reta final, Marcelo pediu aos portugueses que poupem o país a uma segunda volta. O ministro Pedro Nuno Santos agradeceu a Ana Gomes. João Ferreira fez novos amigos no PS.
Presidenciais 2021

"Meus amigos, habituem-se: não nos vamos calar"

712
O líder e candidato do Chega despediu-se da campanha a prometer forçar Marcelo Rebelo de Sousa a uma segunda volta. Mas também falou do futuro: do seu, do do partido e de PSD e CDS.
Reportagem Observador

"Se não há dinheiro da Europa, venha Chega e PSD"

681
"Marcelo evita andar na rua, mas quando era fácil havia selfies e mergulhos no mar", critica o candidato apoiado pelo Chega. "Marcelo deverá cair com a queda deste governo".
Reportagem Observador

Marcelo dramatiza no derradeiro apelo ao voto

Em Celorico de Basto, onde visitou a biblioteca e comeu pão de ló, Marcelo Rebelo de Sousa apelou ao voto para "poupar" o país a uma segunda volta num "instante chave" da luta contra a pandemia.
Política

Os bastidores da campanha presidencial /premium

Milhares de quilómetros, mais UberEats do que restaurantes, muitos grupos de WhatsApp e várias velocidades numa corrida imprevisível. Os bastidores da primeira campanha nacional com pandemia.
Presidenciais 2021

Marcelo usa pandemia no apelo final ao voto

139
Candidato e PR quer continuar em Belém e quer sabê-lo já no domingo. Marcelo apelou a um voto que não deixe nada para a 2ª volta porque é preciso concentrar "vontades" na luta contra a pandemia.
Se as eleições fossem hoje

"Ana Gomes tem ser aplaudida pela coragem"

267
Na última edição antes das presidenciais, Jorge Fernandes analisa a sondagem que coloca a socialista em segundo lugar. E fala sobre o terceiro lugar de Ventura e da esquerda atrás de Mayan Gonçalves.
Presidenciais 2021

Mayan acredita em "vendaval liberal" nas eleições /premium

360
Num comício online que esgotou e deixou apoiantes na fila do "stream", Mayan voltou a vincar diferenças para Marcelo, Ventura e a esquerda. Diz ser alternativa a "socialismo, extremismo e populismo".
Reportagem Observador

João Ferreira. "Bicho só entra na madeira podre"

173
Na penúltima ação do último dia de campanha, João Ferreira apela ao voto e aponta às ameaças contra a democracia. E Jerónimo de Sousa diz que candidato "rompeu com preconceitos" e "calou os insultos".
Presidenciais 2021

"Graças a ti, não ficámos sozinhos" /premium

105
Ana Gomes acredita na segunda volta e apela ao voto anti-Ventura (mesmo à direita). Pedro Nuno faz o resto: critica ausência do PS de Costa e atira a Marcelo, que é "artificial, tático e da elite".
Reportagem Observador

Pedro Nuno Santos não deixa Ana Gomes "sozinha"

104
O Ministro das Infraestruturas e dirigente do PS, Pedro Nuno Santos, encerrou a campanha de Ana Gomes com um agradecimento pelo facto dos socialistas terem um candidato em quem votar.
Meteorologia

Chuva e vento devem marcar dia de eleições

No domingo, no dia em que os portugueses são chamados às urnas, o tempo vai estar chuvoso e ventoso. As temperaturas vão rondar os 16º, elevadas para esta época do ano.
Presidenciais 2021

Marcelo reeleito à primeira volta com 62,3%  /premium

711
Ana Gomes segura segundo lugar, com vantagem de três pontos sobre Ventura. Marisa e João Ferreira em empate técnico com Mayan Gonçalves. Mas candidato da IL leva vantagem sobre adversários à esquerda.
Presidenciais 2021

Escutar para preparar Portugal. Obrigado Mayan 

Todos na IL sabíamos o quão difícil seria esta campanha. Determinação, trabalho e coragem nunca faltaram e o maior exemplo veio do Tiago Mayan. Soube liderar todos os que se associaram à sua caminhada
Caça ao Voto

Quem ganhou e perdeu nesta atípica campanha

Na última edição do Caça Voto chamamos todos os jornalistas do Observador que estão na estrada para uma reflexão sobre quem esteve melhor e pior. E fechamos com hip hop. 
Presidenciais 2021

Tentativa de agressão a Ventura foi encenada? 

2492
Três teses que correm nas redes sociais alegam que 1) só foram atiradas pastilhas elásticas; 2) os cartazes foram plantados por elementos do Chega; 3) o momento foi encenado. As três são falsas.
Eleições

Comícios online marcam último dia de campanha

No último dia de campanha presidencial para as eleições do próximo domingo, algunss candidatos cumprem a agenda através de comícios presencial, mas o dia fica marcado por iniciativas online.
Direto à Campanha

Marcelo minimalista. Ventura em suspense.

Marcelo regressa à origens, a Celorico de Basto, no último dia de campanha. Ventura termina campanha algures no distrito de Lisboa, com uma única certeza: Setúbal fará parte do discurso do candidato.
E o vencedor é...

“Querido, encolhi a campanha” e o ataque a Ventura

Ana Gomes vira campanha para dentro do PS. Manifestantes recebem Ventura em Setúbal com pedras e ganham força teorias da conspiração. Portugueses vão votar com a Saúde e Marcelo pode sair prejudicado
Reportagem Observador

"Estou bem". Ventura fala sobre manif. de Setúbal

2588
"Lamento que quem estava do outro lado não tenha percebido que podia magoar polícias, jornalistas e não apenas a mim", diz Ventura. "Chamam-nos  fascistas, mas é contra nós que arremessam pedras".
Presidenciais 2021

Marisa quer duas mulheres à frente de Ventura /premium

197
No penúltimo dia de campanha, Marisa foi à terra natal, Alcouce, e fez o maior discurso da campanha. Pelo meio, disse o nome do candidato da extrema-direita, um inédito desde que está na estrada.
Política

A última chamada do dia dos candidatos /premium

Os candidatos presidenciais foram desafiados a fazer a última chamada do dia para o jornalista do Observador que acompanha a comitiva. Os telefonemas foram perto ou já depois da meia-noite.
Presidenciais 2021

A festa da Democracia /premium

656
Podem ser os socialistas e as esquerdas aliadas que nos governam mas são “os fascistas” os culpados de todos os males portugueses, passados, presentes e futuros.
Presidenciais 2021

O sonho de um Presidente

Neste domingo é fundamental que, tal como em 1976, as novas gerações deixem o país orgulhoso. Tal como em 1976, seja categórica, expressiva e indubitável a preferência pela democracia.
Portuguese Women in Tech

A abstenção forçada dos emigrantes portugueses

485
Sou Portuguesa e não posso votar nestas eleições presidenciais.
Presidenciais 2021

À boleia das Presidenciais

Quero alguém que não trabalhe para a sondagem, que trabalhe para o povo. O povo que vota a favor, contra ou se abstém. Os que podem fazer chegar a sua voz ao poder e os que o poder parece esquecer.
Presidenciais 2021

Em quem votar? Ensaio para as Presidenciais 

217
Há que ser pragmático na hora da escolha. Não votar em estados de alma mas sim olhando para os últimos 25 anos e para o estado de degradação democrática em que o país se encontra.
Presidenciais 2021

Porquê Mayan e porque não os outros?

1013
Tiago Mayan Gonçalves mostra que é possível haver uma direita humanista, civilizada e com uma visão estratégica rumo à prosperidade económica. O seu único preconceito é não ter preconceitos.
Eleições Legislativas

O PPD vai ter maioria absoluta nas eleições 

246
Para quem tem dúvidas, na noite de dia 24 de Janeiro somem os votos de Marcelo Rebelo de Sousa e de Tiago Mayan e pensem onde é que esta maioria poderia levar Portugal.
Presidenciais 2021

Marcelo, sem dúvida

124
Os tempos não são para aventuras ou experimentalismos. A situação exige segurança e responsabilidade. É por isso que Marcelo Rebelo de Sousa deve ter um apoio claro, significativo, inequívoco.
Atualidade

Ataques a Ventura e indignações contra Marcelo

André Ventura foi atacado em Setúbal e Ana Gomes condenou o ato. Marcelo encontrou uma cidadã indignada. Marisa Matias voltou às origens.
Reportagem Observador

Marcelo recebe bata em hospital "perto do limite"

No Hospital de Gaia/Espinho, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, de forma simbólica, uma farda semelhante às usadas pelos profissionais de saúde. Encerrar escolas tem "custos", mas são "justificados".
Política

As notas e os rabiscos no discurso dos candidatos /premium

Ana Gomes foi tirando notas durante o debate para ir ao repique aos candidatos. Marisa deixou marcas de batom no discurso de Viseu. Mayan guardou no iPhone as notas do debate contra Marcelo.
Reportagem Observador

O primeiro dirigente do PS na campanha de Marcelo

Eduardo Vítor Rodrigues, dirigente do PS e autarca de Gaia, juntou-se a Marcelo Rebelo de Sousa na visita a uma empresa e criticou Ana Gomes. Marcelo desvaloriza: "Já estive em autarquias do PSD".
Presidenciais 2021

As previsões de Marcelo para domingo e não só /premium

Numa conversa de fim de dia com o Observador, o candidato e Presidente da República diz estar "um bocadinho cansado" e que o trabalho tem sido "louco".
Caça ao Voto

Poderá a violência beneficiar André Ventura?

163
Contestação a André Ventura subiu de tom e a PSP foi obrigada a intervir. Poderá este ser o momento "Marinha Grande" do candidato? E vamos ainda tentar perceber se a campanha online dá dividendos.
Reportagem Observador

Manifestantes atingem Ventura com vários objetos

1897
Várias pessoas manifestaram-se contra André Ventura em Setúbal. "PSP aguentou até onde conseguiu, mas foi preciso limpar a rua", diz a PSP para justificar necessidade de carregar sobre manifestantes.
Iniciativa Liberal

Marmelos em vez de Marcelos e o "achismo" de março /premium

Num dia só "online", o candidato falou com correligionários dos Açores e Madeira ("Têm marmelos?"), ouviu queixas do setor privado e criticou Costa, Marcelo e o confinamento de março, um "achismo".
Reportagem Observador

Ana Gomes paga adiantado apoio de Pedro Nuno

291
Numa manhã de visitas a instituições no Porto, Ana Gomes disse estar ao lado de Pedro Nuno Santos no que toca ao futuro da liderança do PS e culpou Marcelo pela abstenção que é esperada nas eleições. 
Presidenciais 2021

Comício de Ventura termina com carga policial

27882
O comício de André Ventura em Setúbal acabou com carga policial. O líder e candidato do Chega foi atingido por objetos assim que deixou o auditório onde se encontrava. Foi retirado em segurança.
Emissão Especial

"As minhas contas são ir à segunda volta"

130
Na última chamada de um dos dias de campanha, Ana Gomes diz ao Observador que não conta com a "união das esquerdas" para conseguir chegar a Belém.
Presidenciais 2021

Assis suplica: Ana Gomes tem de ficar em 2º lugar

377
Francisco Assis quer "sobressalto cívico" para Ana Gomes ficar à frente de Ventura. Pedro Nuno aparece amanhã, mas Ana Gomes já retribuiu apoio: vai "encorajar" ministro a avançar na liderança do PS.
Resposta Pronta

"Se o símbolo foi o batom vermelho, que seja"

329
Na última chamada telefónica do dia, Marisa Matias comenta de que forma o batom vermelho mudou a campanha e faz um balanço positivo. Sente falta dos abraços nas ruas e fala ainda da "ameaça" Ventura.
Emissão Especial

"Esta corrida foi mais curta do que as que faço"

Mayan Gonçalves conversa com o Observador sobre a campanha. O candidato apoiado pelo Iniciativa Liberal não sente cansaço e espera ter conseguido convencer alguns a dar "um salto de fé".
Emissão Especial

João Ferreira ao telefone: "Debates foram úteis"

"Ouviu a senhora a dizer que me queria dar um abraço? Eu também fiquei com vontade de lho dar." João Ferreira em chamadas sobre uma campanha marcada pela pandemia. 
Emissão Especial

Ventura ao telefone: "Saudação nazi incomoda"

626
"Por muito entusiasmados ou idiotas que sejam, não percebem que só estão a prejudicar". André Ventura ao telefone com o Observador no fim de dois dias desta última semana de campanha.
Presidenciais 2021

Heloísa apanhou reta final da caravana de Ferreira /premium

Novamente a norte, a campanha de João Ferreira vai sofrendo alterações de última hora, mas continua na rua. Sessão da manhã focada nos serviços públicos. Apoio de Valter Hugo Mãe chegou pelas redes.
Presidenciais 2021

A Norte, Marcelo ouviu a indignação e teve o PS 

825
No Porto ouviu o primeiro protesto sonoro de uma eleitora e em Gaia teve um primeiro apoiante presente... do PS, convidado por Marcelo. Eduardo Vítor Rodrigues diz que o voto no atual PR é "justo".
Presidenciais 2021

Ferro apela ao voto "contra o vírus e o medo"

1161
O presidente do Parlamento diz que votar é "uma forma de resistência contra os que se querem aproveitar" do vírus e do medo. O apelo foi feito numa mensagem publicada no site da Assembleia.
Atualidade

Marcelo abordado por portuense indignada

1325
"Ponha a máscara", insistia Marcelo Rebelo de Sousa, a tentar acalmar uma mulher numa rua do Porto. Visivelmente revoltada, dizia-lhe que tinha votado nele, mas que agora escolheria Ana Gomes.
E o vencedor é...

Deus responde a Ventura. Marcelo viaja no tempo

Dilúvio em Leiria impede comício do Chega no dia em que desce nas sondagens. Marcelo egressa a 2016 e repete locais de campanha. Ferro Rodrigues diz que a melhor forma de resistir à Covid é votar.
Presidenciais 2021

Fecho das escolas "será demolidor para ano letivo"

781
Ao Observador, Marcelo diz que decisão não o surpreende porque tem "falado muito" com a ministra. Já Costa "tinha intenção de salvar o ano letivo". PR diz que "fechar meninos é manter pais em casa".
Miguel Albuquerque

"A Constituição não é uma vaca sagrada"

Para Miguel Albuquerque, as eleições presidenciais deviam ter sido adiadas e frisa que a Constituição não é uma "vaca sagrada". "A Constituição tem de estar ao serviço da democracia", defende.
Presidenciais 2021

O melhor candidato nas eleições presidenciais

Para fazer face a uma política económica socialista de empobrecimento, é fundamental que Marcelo Rebelo de Sousa possa ser eleito à primeira volta.
Presidenciais 2021

Presidenciais: o paradoxo da prosperidade

111
Não deixa de ser paradoxal que o sistema económico liberal, que mais permitiu à civilização prosperar e que, por isso, mais cidadãos tirou da pobreza seja olhado tão negativamente e tão combatido seja
Presidenciais 2021

Mussolini à Brás

154
É a degradação da democracia que motiva a adesão aos movimentos populistas e, no nosso caso, à agremiação em torno de um Mussolini à Brás de cidadãos descontentes.
Presidenciais 2021

O voto em Eduardo Baptista

O erro no boletim de voto quase parece intencional no sentido de tentar esvaziar o voto de protesto, que de outra forma iria parar a Ventura ou a Tino de Rans.
Fact Check

Ana Gomes comparou André Ventura a Adolf Hitler?

514
Acusação surgiu do próprio candidato. Na campanha da ex-eurodeputada, têm sido constantes os ataques ao candidato apoiado pelo Chega e por mais de uma vez se ouviram referências ao ditador nazi.
Fact Check

Sondagem dá 20,3% das intenções de voto a Ventura?

198
Publicação com uma suposta sondagem põe André Ventura em segundo lugar, com 20,3% das intenções de voto para as presidenciais. Valor foi adulterado: candidato nunca registou uma percentagem tão alta.
Atualidade

O "espião" de Ventura e Marcelo de volta à escola

Marcelo voltou à escola e aproveitou para enviar uma mensagem ao Governo. André Ventura acusou o Bloco de Esquerda de espionagem — "parvoíces", diz Marisa. Ana Gomes aumentou a conta da luz.
Presidenciais 2021

Máquina do Chega. Os homens e mulheres de Ventura /premium

838
Antigos autarcas do PSD e CDS, aficionados, empresários, profissionais itinerantes, católicos e evangélicos vão desfilando pela campanha. Há um núcleo duro, generais, operacionais e sargentos.
Reportagem Observador

Bolo e uma chamada no regresso de Marcelo à escola

Nos 115 anos da Escola Pedro Nunes, o ex-aluno Marcelo Rebelo de Sousa comeu bolo, atendeu uma chamada "importante" e falou sobre a pandemia. Fechar escolas é assunto para "ponderação" imediata.
Reportagem Observador

Debaixo de chuva, Ventura tem comício "abençoado"

255
Em Leiria, candidato apoiado pelo Chega diz que 10% nas eleições só é bom resultado se "todos os outros tiverem menos do que isso". Presidenciais "tornaram-se eleições do bem contra o mal".
Presidenciais 2021

A bênção da chuva na "eleição do bem contra o mal" /premium

2737
Em Leiria, embalado pela chuva e por um camião itinerante, Ventura prometeu atropelar os adversários e provocar uma segunda volta. "Não nos peçam para sermos mais fofinhos porque estamos fartos."
Presidenciais 2021

Marisa traz corrupção para a campanha /premium

935
Marisa Matias esteve em casa de uma ama que trabalhou toda a vida a recibos verdes. À tarde tinha uma iniciativa na Bosch que foi cancelada por um trabalhador estar positivo à Covid-19.
Presidenciais 2021

À "meia mão de Salazar", resposta foi antifascismo /premium

Depois de um dia dedicado ao Alentejo, João Ferreira rumou a norte onde ouviu o relato emocionado de uma militante de 83 anos incomodada com "ilusões muito perigosas" que atraem jovens.
Caça ao Voto

Encontrámos a carrinha fantasma de Ventura

596
Está resolvido o mistério da carrinha que alegadamente perseguia André Ventura. Nesta edição, Marcelo Rebelo de Sousa ganha e perde votos pela mesma razão, porque tudo depende da perspetiva. 
Presidenciais 2021

Mayan nomeia "generais" do Governo que deviam sair /premium

640
O candidato da Iniciativa Liberal continua a ter o Governo e o PR em ponto de mira. Agora, diz que Marcelo já devia ter alertado para três "generais" que já não deviam estar em funções.
Reportagem Observador

Soares e Passos Coelho. Ana Gomes apela ao PS

276
Nos últimos dias de campanha para as presidenciais, Ana Gomes procura votos dos socialistas, ao dizer que Marcelo é o candidato da direita que está a abrir caminho ao regresso de Passos Coelho. 
Presidenciais 2021

Marcelo quer decisão sobre escolas até amanhã

991
Mal começou a sessão no Pedro Nunes, o candidato pediu um minuto para atender telemóvel "a alguém que está no estrangeiro". Costa? Marcelo disse que não. E avisou que variante britânica acelerou.
Fact Check

Voto antecipado está em risco?

Várias publicações levantaram a hipótese de fraude no passado domingo. CNE esclarece ao Observador que procedimento é normal, porque boletins continuam selados, mantendo o segredo do voto.
Fact Check

Marcelo foi único Presidente a debater com todos?

Ideia foi lançada por Marcelo no debate com os adversários na campanha para Belém. Mas não está certo: Soares e Sampaio já tinham debatido com todos os adversários quando eram Presidentes.
Presidenciais 2021

Medina e três ex-ministros PS apoiam Marcelo

123
O presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina, é um dos apoiantes de Marcelo Rebelo de Sousa, que não tem o apoio oficial do PS, mas foi pré-lançado por Costa na Autoeuropa em maio.
Presidenciais 2021

Pedro Nuno ao lado de Ana Gomes no último dia

307
Comício virtual de amanhã terá Assis. Pedro Nuno aparecerá no último dia. Duarte Cordeiro desfez-se em elogios à candidata "do PS". Mas Ana Gomes lamenta que JS não tenha sido mais "ousada" a apoiá-la
Reportagem Observador

De porta a porta: a recolha de votos de confinados

Equipados a rigor e com regras apertadas, as brigadas de voto ao domicílio em Matosinhos recolheram os votos dos eleitores em confinamento. Logística é "três vezes superior" devido à pandemia.
Abstenção

Investigadores admitem uma abstenção recorde

As presidenciais de domingo podem registar uma abstenção recorde, entre os 60% e os 70%, devido ao medo da pandemia de Covid-19, ao desinteresse dos eleitores e por haver um candidato favorito.
Direto à Campanha

Marcelo e a agenda enviada por sms

O candidato Marcelo vai fazendo a comunicação da própria campanha através de sms enviadas aos jornalistas. Com mais planeamento, Ana Gomes faz campanha sozinha, apontando baterias ao atual PR.
E o vencedor é...

O pisca pisca de Ana Gomes. Chega joga à apanhada

Ana Gomes pisca o olho aos eleitores de Marisa e quer conquistar votos do PS com fantasma de Passos. Ventura acusa opositores de perseguição. E Tino parece ter desistido da campanha eleitoral. 
Presidenciais 2021

França. Portugueses podem votar após recolher

O governo francês permitiu que os portugueses residentes em França se desloquem para votar nas presidenciais, mesmo ultrapassando a hora do recolher obrigatório, que é às 18h00.
Presidenciais 2021

Marega com pataniscas: o Sporting x FCP de Mayan /premium

101
O candidato da Iniciativa Liberal só conseguiu ver parte do jogo. Acompanhámo-lo a recordar memórias de infância, a falar de Ventura e Ana Gomes e a comentar as faltas: "Uii... esta é durinha".
Presidenciais 2021

Miguel Albuquerque apela ao voto em Marcelo

190
Miguel Albuquerque apelou ao voto em Marcelo Rebelo de Sousa, mas considera que as eleições devem ser adiadas e acusa a esquerda de "insensibilidade partidária" e de ser sem "princípios e sem visão".
Presidenciais 2021

Quem disse que não há estratégia? /premium

O país anda à deriva, mas Marcelo quer ganhar por muito para fazer governos; o PS descredibilizar as eleições para enfraquecer Marcelo; Ventura chegar aos 10% e o BE meter medo à conta da direita.
Política

O desmoronamento em curso /premium

103
A falta de previsão tem sido a imagem de marca do PS desde que tomou o poder graças ao golpe parlamentar de 2015. Chega sempre tarde e não deixa esperanças para o dia da eleição presidencial.
Presidenciais 2021

Marcelo vai nu

530
Marcelo é afectos, selfies, beijinhos e mais endividamento. Este será o seu legado: o Presidente do país mais pobre da União Europeia.
Presidenciais 2021

Ana Gomes diaboliza Marcelo aos socialistas /premium

126
Notas de campanha. Ana Gomes diaboliza Marcelo com fantasma de Passos e aposta tudo no voto socialista. Ensaia demarcação de Marisa (apesar de admitir que votaria nela) mas sem dramatizar o voto útil.
Presidenciais 2021

Marcelo representa a minha Direita

168
A recandidatura do actual Presidente é uma exigência ética face à situação dificílima que Portugal atravessa e não conheço personalidade política em quem os Portugueses depositem mais confiança.
Presidenciais 2021

Um voto em Mayan é um voto de esperança na direita

632
Desmascarou a farsa de Ventura e denunciou um Presidente que se preocupa mais em ser popular que competente. Distanciando-se do socialismo e das derivas populistas, Mayan é a opção certa à direita.
Presidenciais 2021

Os números mágicos de Ventura com Nóvoa em vista /premium

4722
Notas de campanha. O líder do Chega acredita que pode atingir os 20%. Abstenção e desmobilização da esquerda podem ajudar. Em Coimbra, provou do contrário e acabou abafado por protestos.
Presidenciais 2021

Marisa convocou seleção nacional contra Ventura /premium

262
No dia em que Ventura acusou a candidata do Bloco de Esquerda de espionagem, Marisa responde com a ideia de transformar o país numa seleção nacional.
Presidenciais 2021

O roubo de freguesias e a camarada Ana Maria /premium

Notas de campanha. João Ferreira rumou novamente ao Alentejo o território que não está esquecido, nem condenado. Na bagagem trouxe a Constituição e "esperança" e deixou a promessa de um abraço.
Presidenciais 2021

Como fazer campanha sem pessoas em hora e meia /premium

149
Marcelo precisa de pouco para cativar as câmaras com o seu número do político simples, sem salamaleques. Das amolgadelas no carro, ao almoço frugal, passando por recados a Costa. Para português ver.
Reportagem Observador

Ventura: Bloco faz espionagem? "É o que parece"

1786
Ventura levanta suspeitas sobre o BE. Diz que funcionário do partido organizou manifestação de Serpa e mostra fotografia com carrinha do partido que terá sido vista perto de várias ações de campanha
Atualidade

Bloco apanha o comboio e Marcelo vai de carro

Marisa recebe apoio de Chico Buarque e BE aproveita para criticar a extrema-direita. João Ferreira só fala numa coisa. Marcelo pensa em vender o carro. Tiago Mayan foi visitar um hospital... vazio.
Presidenciais 2021

Eleições. Comunidades Portugueses temem abstenção

Vasco Pinto de Abreu considerou que deverá existir uma forte abstenção nos círculos eleitorais do estrangeiro. O conselheiro não acredita que as pessoas sem desloquem numa altura de crise pandémica.
Presidenciais 2021

Uma manhã a recolher os votos dos confinados /premium

152
Voluntários da autarquia de Matosinhos conseguiram recolher numa manhã todos os votos de quem está confinado. Houve regras apertadas, tudo feito à porta de casa e a garantia de que "votar é seguro".
Presidenciais 2021

Eleições. Como os cidadãos confinados votaram

O voto antecipado nas eleições presidenciais aconteceu esta terça-feira em Redondo, onde uma equipa levou uma caixa de cartão preto a vários locais no concelho.
Caça ao Voto

Quem compra o carro que Marcelo pensa vender?

No pior dia no número de mortos devido à Covid-19, a campanha eleitoral não parou. Ana Gomes admite mudanças, Marcelo veste e despe o fato de candidato e André Ventura lida com perguntas incómodas. 
Reportagem Observador

Marcelo e a suspensão da campanha: "Irei ponderar"

451
De visita à Nova SBE, onde respondeu a questões de alunos, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que a "gravidade" da pandemia pode parar a campanha, mas defendeu que a ação política também ajuda a alertar
Reportagem Observador

Ana Gomes "foge" da lama e "aproveita" o alecrim

Em visita à estação de tratamento de águas de Lisboa, Ana Gomes diz que não está para guerras de "alecrim e manjerona" e que a sua campanha passa ao lado da "lama" politica. 
Reportagem Observador

Manifestações. Ventura tem “dados” contra esquerda

1313
“Quem paga o carro de Ventura? É o Papa?”, perguntam-lhe em Aveiro. Candidato acusa adversários de estarem “a delirar”.
Presidenciais 2021

Ventura. Entre manif e boicote, o aliado foi o Rei /premium

2484
O dia de Ventura acabou por ficar marcado pela maior manif anti-Chega de toda a campanha. Em Coimbra, o candidato visitou o Rei, prometeu não parar de lutar e ainda acusou o Bloco de espionagem.
Presidenciais 2021

Bloco nega acusações "mentirosas" do Chega /premium

O Bloco de Esquerda recusa a ideia de que está a espiar o adversário André Ventura com uma carrinha. No mesmo dia, Marisa respondeu aos racistas com recurso à Seleção nacional.
Presidenciais 2021

Mayan num hospital com ventiladores a ganhar pó /premium

7106
O candidato presidencial foi ao Hospital Compaixão, totalmente equipado mas a aguardar resposta do Estado para abrir. "Vi ventiladores fechados numa sala, que foram disponibilizados sem custos", disse
Reportagem Observador

Marisa e requisição civil. Governo "volta a errar"

Marisa Matias visitou um restaurante em Setúbal, que está em vias de fechar. A candidata comenta as novas medidas anunciadas pelo Governo - da testagem na escola ao não avançar da requisição civil.
Presidenciais 2021

Resposta ao abandono do interior? "Constituição" /premium

João Ferreira saiu da Nazaré e quase tocou a fronteira com Espanha. Quer mostrar que a distância é curta e que desertificação do interior não é um cenário sem retorno.
Presidenciais 2021

Fechar as escolas e chamar Costa à "terra" /premium

707
Presidente voltou a sobrepor-se ao candidato e disse que a gravidade da situação exige que calendário escolar seja avaliado. Também avisou Costa que não gosta da expressão "bazuca".
Celebridades

Sara Sampaio ataca André Ventura no Twitter

11001
A manequim usou o Twitter esta terça-feira para atacar o comício de André Ventura em Leça da Palmeira, a localidade onde cresceu, e choveram comentários. "Tenho direito à minha opinião", insistiu.
Presidenciais 2021

O PS que aparece. Apoios tímidos para Ana Gomes /premium

Campanha apartidária prometia ter ala esquerda do PS. Mas só segundas linhas e a medo. Autarcas com pudor em declarar-se e, do Governo, não há estrelas. Pedro Nuno e Duarte Cordeiro reforçam a semana?
Presidenciais 2021

Ana Gomes munida de alecrim contra quem "ameaça" /premium

186
"Situação muito complicada". Ana Gomes continua em campanha, numa escola e ETAR, mas aceita suspender se Governo o entender. Admite fim das aulas presenciais e diz que a lama dos outros não a salpica.
Reportagem Observador

"Não pedi apoio. Também não dei". PS e Ana Gomes

Ana Gomes tem pisado sobretudo terrenos socialistas mas os apoios públicos que tem recebido de dirigentes do PS têm sido tímidos.
Presidenciais 2021

Houve lares que não conseguiram inscrever idosos

São 12.906 pessoas, entre idosos em lares e pessoas em confinamento obrigatório, que vão poder votar sem sair à rua. Mas também houve lares que tentaram inscrever os seus idosos e não conseguiram.
Presidenciais 2021

Candidatos a Belém voltam a fazer-se à estrada

Depois do debate radiofónico realizado em Lisboa, os candidatos na corrida a Belém voltam esta terça-feira a fazer-se à estrada, para mais uns dias de campanha, até sexta-feira.
Reportagem Observador

Ventura. Drive-in com "música de todas as raças"

5899
Candidato apoiado pelo Chega pede reação de Rui Rio à promessa de Marcelo Rebelo de Sousa que no debate das rádios disse que um governo que inclua o Chega só avança com acordo escrito.
Presidenciais 2021

Marcelo deu a Ventura o trunfo que tanto queria /premium

133
Notas de campanha. André Ventura não hesitou em usar as declarações de Marcelo sobre PSD e Chega para reclamar a herança de Sá Carneiro, prometer um novo 25 de Novembro e dar a vida por Portugal.
Presidenciais 2021

A campanha onde nada acontece por acaso /premium

Notas de campanha. Jerónimo foi dar uma ajuda a João Ferreira e avisa os comunistas que não se deixem levar pelo "truque" do voto útil na luta pelo segundo lugar. Teme fuga de voto para Ana Gomes.
Presidenciais 2021

Marisa. O apoio do Chico e o ataque a Ventura /premium

255
Notas de campanha. Marisa Matias teve um dia marcado pela cultura e pelas mulheres. Pela primeira vez, a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda dirigiu uma palavra aos insultos de Ventura.
Presidenciais 2021

Jerónimo e os vidreiros no combate ao fascismo /premium

Caravana de João Ferreira aproveitou efeméride para deixar recados aos "projetos antidemocráticos". Jerónimo diz que não há vencedor antecipado e que disputa pelo 2.º lugar é "truque eleitoralista".
Presidenciais 2021

Como o teflon, Marcelo descola de tudo o que pica /premium

É o verdadeiro candidato teflon, não há crítica ou ataque que não sacuda, nem responsabilidade que assuma sem logo dar a entender que domingo está tudo relegitimado outra vez.
Presidenciais 2021

A recomendação que a JS não fez: Ana, Ana ou Ana

279
A JS deveria estar empenhada em garantir que a segunda volta não se dá entre o candidato da direita e o candidato da extrema-direita, sendo que, à esquerda, só Ana Gomes está em condições de conseguir
Presidenciais 2021

Que Presidência para as novas gerações

153
O Presidente da República não se pode conformar com o constante adiamento das realizações pessoais e profissionais dos jovens.
Extremismo

Como apagar fogos com gasolina? A TV explica

119
Não vemos vontade política de levar a cabo reformas estruturantes que melhorem o funcionamento da democracia. Nenhum dos remédios contra o extremismo está a ser usado.
Presidenciais 2021

Mayan pôs os lesados da Covid como protagonistas /premium

342
Notas de campanha. Depois do barbeiro "Tozé", o candidato ouviu João, Noélia, Nuno e outros empresários do Algarve. Queixam-se da pandemia, do Estado. "Fechei um negócio com 12 anos", ouviu.
Presidenciais 2021

Ana Gomes demarca-se de "amiga" Marisa /premium

118
Em dia de debate, muitas entrevistas e conversas online, Ana Gomes fez o que nunca tinha feito: demarcou-se da "amiga" Marisa Matias. Campanha de Marisa é apenas para cumprir calendário do BE, acusa.
Atualidade

Ventura com 170 pessoas e Marcelo com um ralhete

Ventura faltou ao debate entre candidatos, depois de juntar 170 pessoas num jantar-comício. Marcelo levou um ralhete de uma cidadã. Marisa Matias quase levou cartão vermelho e Mayan já corre em Belém.
Presidenciais 2021

"Coisas de brincar"? Marisa responde a Ventura /premium

133
Uma noite cheia para Marisa Matias no Capitólio. Pedro Filipe Soares na campanha para atacar Marcelo e Ventura, num comício onde Chico Buarque se juntou ao movimento 'Vermelho em Belém'.
Presidenciais 2021

Problema na votação é imposição legal de abstenção

BE aponta problemas que impedem eleitores de votar antecipadamente nas presidenciais, como falta de acesso à internet ou questões com a declaração de isolamento profilático, e defende resolução.
Caça ao Voto

Não há indignação ou pandemia que trave a campanha

No dia em que o governo aperta as medidas de contenção da pandemia, os candidatos continuam na rua. De manhã um debate com todos e à tarde Marcelo Rebelo de Sousa ouviu a indignação de uma cidadã.
Reportagem Observador

Marisa no São Jorge. "Há artistas a receber 90€"

456
Os apoios à Cultura são "insuficientes e tardios", reforça a candidata do BE. Marisa Matias ouviu trabalhadores do setor, que falam em dificuldade em sobreviver e em artistas a receber 90€ por mês.
Presidenciais 2021

"Perde por isto, senhor PR". Marcelo ouviu crítica /premium

133
Candidato revela que esteve para não ter campanha nenhuma, mas foi "sensível" às críticas de arrogante. Diz que ouve se não fizer e ouve se fizer -- o que aconteceu. "Portugueses estão cansados".
Presidenciais 2021

Drive-in, "exército popular" e o 25 de Novembro /premium

1129
O líder do Chega começou o dia a chamar "cobarde" a Marcelo e a desafiar Rui Rio. Acabou a noite num drive-in a falar para o seu "exército popular" e a prometer dar a vida como Sá Carneiro.
Presidenciais 2021

Mais de 80% dos inscritos votaram no domingo 

Segundo o Ministério da Administração Interna, 83% dos eleitores inscritos para o voto antecipado nas presidenciais votaram no domingo. No total estavam inscritos 246.880 eleitores.
Presidenciais 2021

Quem ficar infetado já não pode votar dia 24

261
Quem ficar infetado ou isolado devido a contacto direto com pessoa infetada a partir de hoje não vai poder votar. Voto domiciliário fechou inscrições no dia 17. Governo remete para lei da AR.
Fact Check

Marisa “usou imagem” de jogadora da seleção?

Caso "lábios vermelhos" gera nova polémica. Matilde Fidalgo, jogadora de futebol, insurgiu-se contra o que diz ser uma "vergonhosa apropriação" da sua imagem. Post virais atacam Marisa Matias.
Atualidade

Missão: proteger André Ventura

Seguranças com coletes à prova de bala, a antecipar cada passo de André Ventura — e que até dormem em quartos contíguos. Como funciona o robusto aparelho de segurança privada do candidato.
Presidenciais 2021

Marcelo, o alvo, atirou Açores contra o ausente /premium

123
Marcelo voltou a ser atacado em temas como os Açores. Defendeu-se dizendo que exigiria a um Governo com Ventura o que não exigiu a Costa. Ventura foi atacado mesmo estando ausente do debate.
Presidenciais 2021

Jantar de Ventura. GNR identificou dono do espaço.

1835
A GNR "acompanhou a realização do evento" e não explica por que razão só identificou o proprietário do espaço no final do jantar. Autoridade de Saúde vai solicitar parecer jurídico. Ventura culpa DGS.
Presidenciais 2021

Perto de 13 mil pessoas pediram para votar

Foram 12.906 os pedidos de pessoas em isolamento devido à Covid-19 e idosos em lares para exercer o voto antecipado nas presidenciais de domingo.
E o vencedor é...

Presidente em campanha e André 'Trump' Ventura

Marcelo não consegue deixar o fato de PR em Belém durante campanha. Ventura quer seguir modelo falhado de Trump e cora com Marilyn Parrachita. O cartaz de Mayan, que quer ser presidente até de Ventura
Presidenciais 2021

Debate nas rádios reúne todos os candidatos

O nono dia de campanha presidencial ficará marcado pelo único debate radiofónico entre todos os candidatos na corrida a Bélem. Todos os candidatos estarão no '"Debate das Rádios".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo quer voto eletrónico e por correspondência

169
O Presidente defende a prática do voto eletrónico, considera que os emigrantes deveriam poder votar no estrangeiro por correspondência e nas legislativas eleger mais deputados pela emigração.
Reportagem Observador

Ventura junta 170 pessoas em jantar-comício

3541
Autoridade Regional de Saúde do Norte deu parecer desfavorável, mas evento realizou-se na mesma. No discurso, Ventura pede indignação contra Ana Gomes.
Presidenciais 2021

A noite em que Ventura disparou contra Rui Rio /premium

426
Notas de campanha. No Minho, André Ventura rodeou-se de centenas de apoiantes, da História de Portugal e Divina Providência, e antecipou o fim do CDS e do PSD. "Nós, amigos, somos indestrutíveis".
Presidenciais 2021

Alô, senhor ministro, daqui Marcelo  /premium

Notas de campanha. O Presidente-candidato liga a vários ministros durante o dia por causa de vários motivos. Serve para deixar promessas, mas também para sacudir responsabilidades.
Presidenciais 2021

O sermão constitucional de João Ferreira /premium

Notas de campanha. Com uma mão cheia de ações de temas desde a saúde mental à habitação, João Ferreira ainda teve tempo para distribuir presentes aos jovens.
Presidenciais 2021

A direita, as presidenciais e o resto

544
Este erro (desdenhar de Marcelo) cheira à reedição do erro fatal anterior (a falsa vitória de 2015). E receio que este novo erro comprometa o ciclo actual e vá atirar-nos para nova maioria de esquerda
Presidenciais 2021

Os católicos e as presidenciais /premium

Desista, no seu próprio interesse, para não perder tempo, quem queira usar o catolicismo como arma de arremesso para afirmar uma posição ou contrariar o seu oposto. Eu votarei Marcelo Rebelo de Sousa.
Presidenciais 2021

A abstenção e o Cartão Amarelo a mostrar a Marcelo

285
Tiago Mayan é a única alternativa a Marcelo sem enveredar por populismos (Ana Gomes e André Ventura) ou pela Extrema Esquerda (Marisa Matias e João Ferreira)
Luís Marques Mendes

Marques Mendes critica facilitismo do Governo

224
O comentador critica a demora em decretar medidas mais apertadas, responsabiliza o "facilitismo" do Natal pela atual situação dramática do país e espera que as exceções sejam revistas já na 2ª feira.
Presidenciais 2021

Conquistar eleitorado de um em terreno do outro /premium

213
Notas de campanha. O plano é fazer o pleno: ter os pés nos temas de Ventura e atacar as falhas de Marcelo. Sem esquecer bandeiras da esquerda: mulheres, desigualdades, ambiente.
Presidenciais 2021

Ventura e os seguranças com colete à prova de bala /premium

3385
Grande compleição física, corte militar, coletes à prova de bala, Ventura tem três sombras que nunca o largam. Perante as ameaças de morte, tudo é preparado ao milímetro, da chegada à partida.
Presidenciais 2021

O RSI apareceu sem avisar na campanha de Mayan /premium

Notas de campanha. O candidato da Iniciativa Liberal foi correr a Belém e foi abordado por um sem-abrigo, acabando a defender apoios para a inserção como o RSI. E visou Governo, Marcelo e Ventura.
Presidenciais 2021

ARS deu parecer desfavorável a jantar de Ventura /premium

4405
Candidato organizou um jantar-comício para 170 pessoas, em Braga, mesmo depois de ARS e Proteção Civil terem dado parecer desfavorável. Jornalistas insultados e ameaçados por apoiantes de Ventura.
Reportagem Observador

João Ferreira oferece Constituição a jovens

156
Numa ação em Arroios virada para os jovens, o candidato do PCP distribui um exemplar daquela que é uma ferramenta "contra a sentença" das gerações anteriores. E ataca ainda Marcelo Rebelo de Sousa.
Presidenciais 2021

Filas enormes para votar em Lisboa /premium

537
Cerca de 33 mil pessoas estavam inscritas para votar nos quatro postos junto à Reitoria da Universidade de Lisboa. Muita afluência, pouca distância e algumas críticas. Houve até quem desistisse.
Reportagem Observador

Ana Gomes. "Doutora, os ciganos votam todos em si"

697
A candidata visitou o Bairro dos Navegadores, em Oeiras, onde ouviu muitos incentivos da comunidade cigana. Apesar das criticas a Ventura, Ana Gomes continuou a apontar a Marcelo. 
Presidenciais 2021

Marcelo puxa orelhas aos portugueses desconfinados

567
Foi como candidato que esteve no Hospital de Santa Maria, mas foi como Presidente que se coordenou com o Governo para avisar os portugueses que a situação de rutura do SNS está à espreita.
Presidenciais 2021

Ferreira foi à casa de partida atacar os liberais /premium

A uma semana das eleições há milhares de portugueses a votar antecipadamente. João Ferreira dedica ou dia à habitação, trabalho e aos jovens a quem distribuiu exemplares da Constituição da República.
Política

O que ouvem os candidatos durante a campanha? /premium

239
De Toy a Bowie, de Carlos Paredes a Weeknd, de Simone a Yann Tiersen o ecletismo musical dos candidatos é grande. O Observador desafiou-os a revelarem as músicas que ouvem durante a campanha eleitoral
Resposta Pronta

"Em certos locais tem havido filas muito grandes"

158
Dia de voto antecipado começou sem incidentes, mas ao longo do dia as filas têm aumentado. Comissão Nacional de Eleições lembra que quem não conseguir votar hoje, pode fazê-lo no próximo domingo.
Reportagem Observador

Da corrida de Mayan sem frio ao "batom do cieiro"

118
O candidato da Iniciativa Liberal escolheu fazer uma corrida em Belém. Tiago Mayan Gonçalves faz um balanço positivo da campanha e conversa com um sem-abrigo que encontrou durante a iniciativa.
Presidenciais 2021

Eleitores em longas filas à espera para votar

935
Milhares de eleitores estão a deslocar-se este domingo a diversas assembleias de voto do país para exercer o voto antecipado. Veja as imagens das longas filas de espera em vários pontos do país.
Presidenciais 2021

Louçã na campanha para fazer apelo aos socialistas /premium

Marisa apela ao Governo que não adie a "urgência" uma requisição. Este domingo, Louçã entrou na campanha para deixar uma palavra aos socialistas que estão a pensar votar em Marcelo.
Presidenciais 2021

Mayan provoca Ventura e critica Marcelo /premium

198
Mayan foi correr a Belém, mas nas redes sociais e em Alcântara o desporto foi outro. O dia fica marcado por um cartaz onde o liberal provoca e responde a Ventura: "Presidente de todos (até dele)".
Presidenciais 2021

"Família" cigana quer dar 2º lugar a Ana Gomes /premium

757
Em dia de ida às urnas, Ana Gomes foi aos bombeiros, à PSP e terminou em bairro social. Comunidade cigana apareceu em peso a apoiar. "O voto cigano é todo para si" -- para "ficar em 2º lugar".
Presidenciais 2021

Carros de golfe, aquecedores e um ministro na fila /premium

A afluência ao voto antecipado no Porto foi grande nesta manhã. Houve carros de golfe a transportar os mais velhos e aquecedores para contornar o frio. Ministro dos Negócios Estrangeiros na fila.
Reportagem Observador

Estudantes oferecem constituição a Ventura

1652
"Conheço-a bem, mas não gosto dela", disse o candidato apoiado pelo Chega, em Vila Real. Em Bragança, pediu "campanha dos lábios negros porque o país está de luto".
Presidenciais 2021

O amigo e o escritor puxam pelo trunfo de Marisa /premium

814
Notas de campanha. Pureza apareceu no comício de Viseu para apoiar Marisa, mas fez mais do que isso. O dirigente do Bloco pintou os lábios, criticou Marcelo e o "candidato do fascismo".
Presidenciais 2021

Ventura fixou dois alvos, um presente e um futuro /premium

206
Notas de campanha. André Ventura está satisfeito com a reação epidérmica que provocou à esquerda e volta agora a focar-se em Marcelo Rebelo de Sousa. Mas o plano do líder do Chega não se esgota aqui.
Presidenciais 2021

Ferreira diz que eleição vai correr mal a Ventura /premium

341
Notas de campanha. João Ferreira invoca legado comunista para responder aos ataques de André Ventura que marcaram a primeira semana de estrada dos candidatos.
Presidenciais 2021

Um perfil de Presidente à luz de “Fratelli Tutti”

133
A partir da "Fratelli Tutti" sobre a fraternidade e a amizade social, gostaria de propor alguns aspetos que considero imprescindíveis num/a Presidente da República, neste momento difícil da história.
Pandemia

Como a Covid chegou cá a casa

267
Há uma semana, a Juliana soube que tinha apanhado a Covid, através de uma amiga chegada de Londres. A primeira coisa que fez, foi telefonar a avisar.
Extremismo

O Capitólio, André Ventura e as presidenciais

1048
Um grupo de militantes de Trump invadiu o Capitólio, alentados pelo líder que lhes disse para lutarem. Um dia depois, o seu presidente abandonou-os. Eis uma possível lição para os apoiantes de Ventura
Presidenciais 2021

O único voto

197
Marcelo Rebelo de Sousa falou para todos os eleitorados e não se apresentou numa lógica de nós contra eles. O sectarismo, especialmente nas condições actuais que o exacerbam, corrói a democracia.
Política

A minha direita lava mais branco do que a tua?

111
Há que ultrapassar o vício de raciocínio em saber qual é a direita que tem maior grau de pureza ideológica, para se avançar para um projeto político que consiga federar todas as direitas.
A página está a demorar muito tempo.