771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Gonçalo Sobral Martins

Convidado

Artigos publicados

Mitos

A Avó da Outra e o Mito de Sísifo

A cada tentativa de justificação, a pedra vai crescendo e o público vai ecoando gargalhadas, que até mesmo Sísifo invejaria.
Guerra na Ucrânia

Os Filhos de Putin e as Leis de Newton

Tem a sua graça que João Ferreira comece uma entrevista desde logo por elencar os perigos do ódio de um exército invadido e não de um exército invasor.
Crescimento Económico

A História afinal não explica, Dr. Costa

Do ponto de vista económico, Portugal encontra-se em morte cerebral e, a manter o mesmo rumo, atingirá um patamar ainda mais extremo da cauda da Europa à qual, de forma indiscutível, já pertence.
25 de Abril

Adão e Eva? Não. Adão e Silva

Há um nepotismo crónico neste governo. Nepotismo, esse, que envergonharia qualquer país liderado com hombridade e que se apelide de verdadeiramente democrático.
Economia

Jardins em rotundas e uma bazuca que virou fisga

Falamos alegremente dos fundos que virão, mas cerca de metade das verbas do Portugal 2020 ainda não foram utilizadas. Chega a ser cómico, mas nem a distribuir dinheiro conseguimos ser eficientes.
Sociedade

Ensaio sobre uma pandemia (mental)

Fala-se agora mais acerca de “saúde mental”, mas de um prisma alarmista. Como se as pessoas não pudessem ter os sintomas que sentem e tivessem de os erradicar numa luta feroz contra o tempo.
PCP

Vamos Avante com a insensatez?

Não seria de estranhar se começasse a existir uma transferência de votos mais acentuada entre o PCP e outros partidos. Nem anormal seria, que o Chega obtivesse votos via perda de eleitorado do PCP.
Política

A insustentável leveza da desgovernação

Tenhamos esperança que venha a TVI, agora, pôr alguém a gritar mais alto, para o bem de todos nós. Se gritos nos salvassem, Portugal já havia pago a dívida pública!
Coronavírus

As não-medidas deste Governo

É absolutamente fulcral que o acesso às linhas de crédito empresariais seja tratado como se fosse um empréstimo estatal, senão não fará sentido o montante injetado pelo BCE. Não são negócio dos bancos
Eutanásia

A hipocrisia nos tempos de cólera

Estamos a discutir sobre uma opção de decidir morrer dignamente quando viver já se tornou, apenas, sobreviver para manter um sofrimento inigualável.
Mundo

Overview de 2020, em termos económicos e políticos

Espera-se um ano com mais crescimento devido à recuperação do setor industrial alemão, à redução de incerteza em torno do Brexit e às as externalidades vindas de alguns benefícios fiscais na Alemanha.
Caso José Sócrates

Pinóquio, 10 milhões de ursos ibéricos e Sócrates

Portugal teima em mostrar que, se aparecer um urso pardo à porta de uma discoteca a dançar funk brasileiro, nós, então, teremos um urso pardo – maior e mais gordo – à porta de um talho a cantar fado.
Eleições Legislativas

Afluir de Rio em Costa instável

O líder do PSD fez ver que Portugal não soube aproveitar uma conjuntura externa extraordinária: apesar dos juros do BCE e do crescimento económico da zona-euro, nada melhorou substancialmente.
Combustível

Ensaio sobre a cegueira [governativa]

Um ministro das Infraestruturas a dizer que a solução passa por «todos termos de nos preparar» é o mesmo que o ministro da Saúde pedir que nos antecipemos a ficar doentes em caso de greve dos médicos.
Mário Centeno

E essa saudinha, como vai?

Grave é trocarmos a Saúde de um país para termos, por contraparte, um ministro das Finanças que se digna apenas ao atingir de êxitos pessoais, como os fabulosos excedentes orçamentais de que se gaba.
Ministério da Cultura

Quadros que não sabem estar

Depois do real estate de Sócrates que não é de Sócrates, dos quadros da «Coleção Berardo» que não são de Berardo, temos agora as 170 obras do Estado que "apenas precisam de uma localização mais exata"

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos