760kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Narciso Antunes

Convidado

Artigos publicados

Agricultura

O ministro da agricultura a semear batatas

Como se pode decidir sobre os caminhos da sustentabilidade desde um escritório num arranha céus no centro duma capital? O trabalho de campo (e no campo!) faz falta.
Sustentabilidade

“Temu” que a sustentabilidade seja uma farsa 

Durante décadas, as empresas portuguesas foram apertadas: selos de qualidade, certificados ambientais, para depois, sorrateiramente, entrar por aí fora um manancial de plásticos a desbarato.  
Turismo

E o IUC dos navios de cruzeiro?

A qualidade do ar da capital decresce substancialmente quando arribam milhares de turistas efémeros. Lisboa está em quinto num ranking de cidades mais poluídas por emissões de navios de cruzeiro.
Sustentabilidade

O futuro sustentável de Catarina Furtado

Uma parte substancial dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável está a falhar as suas metas. E isso é preocupante, pois ou são ineficientes ou são irrealistas, ou simplesmente ninguém os conhece.
Alterações Climáticas

Dinossauros, escatologia e alterações climáticas

Escrevo com séria preocupação pela politização das alterações climáticas, como se de o novo apocalipse se tratasse. Algumas figuras incluem nos seus discursos datas definitivas desse fim do mundo.
Floresta

Portugal odeia as árvores

Dos centros de decisão, agita-se a bandeira do verde! Mas pouco se distingue o verde vivo, do verde assassino, apoiando sempre os do costume, os que plantam ainda mais pólvora sobre a terra já seca.
Ambiente

O pior inimigo do ambiente? Os ambientalistas

Imensa é a vergonha alheia sentida em relação a um grupo que se encerra projectando vídeos de tortura animal – todos datados, fora de contexto, feitos de propósito, ou gravados em países longínquos.
Sustentabilidade

Sustentabilidade? Obrigado, mas dispenso

Andamos a apanhar palhinhas do chão, mas é a pesca que mais contribui para os plásticos no oceano. É simbólico, claro, mas insuficiente.
Castanhas

Castanhas, minhas castanhas

O castanheiro, árvore-pão de tantos, já foi árvore forte e duradoura mas hoje, sob o peso de um clima em mudança e doenças exóticas, tornou-se uma árvore de difícil manutenção.
Sociedade

Beirofobia 

Em boa verdade, quantos de nós falam assim? Mães, pais, avós? As pessoas que labutam há séculos nestas terras demoníacas, pedregosas, gélidas no inverno e avassaladoramente tórridas no verão.
Pandemia

O perene triunfo do silêncio

Há já tanto tempo que nos calámos. A primavera chegou e o verão partiu, dando lugar às folhas coloridas dum mudo outono que se mostra duro, austero ou chuvoso.
Racismo

O preconceito do homem branco

Nascer branco e homem jamais significou ter acesso imediato ao grupo Bilderberg, ao Sierra Club, a um vasto número de acções em bolsa, que permitem viver bem, sem preocupações e sem problemas.
Desporto

O efémero triunfo do “silêncio”

A melodia da vida é musicada por solfejos da brisa ou rajadas do vento, por cantos de pássaros distintos, pelas asas dos sei-lá-quantos insectos, pelo balir das ovelhas, pelo cão que ladra noite fora.
Páscoa

A Páscoa de sempre como nunca foi

Este ano, a Páscoa de sempre, vai ser uma Páscoa nova. Mais estreita, mais curta, mais solitária. Fica a sala ainda maior, ainda mais vazia, com os lugares de todos, marcados no mesmo sítio.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.