830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ricardo de Oliveira Ai-Ai

Convidado

Artigos publicados

Eleições EUA

Trump pode ganhar as eleições se escolher este cam

Com Haley como candidata a vice-presidente, muitos dos republicanos moderados iriam provavelmente cair para o apoio a Trump.
África

Porque é que a Rússia quer dominar África?

A jogada de poder da Rússia no Níger faz parte de um padrão mais alargado. Da Líbia à África do Sul, Putin está a capitalizar os erros americanos e ocidentais.
Eleições EUA

A política externa americana após as eleições

As eleições que se aproximam oferecem mais 4 anos - de política displicente e enfraquecedora de Biden, ou de diplomacia imprudente e instável de Trump.
Eleições Europeias

Misturar alhos com Bugalhos

É com certeza um ousado golpe de coragem para Montenegro e Melo a colocação de Sebastião Bugalho na cabeça da lista da AD às europeias, resta saber se este é também um golpe de desespero.
Política Externa

Orgulhosamente sós

Em bom rigor, no que diz respeito aos dois candidatos a Primeiro-Ministro, o cidadão comum não faz a menor ideia do que é que ambos defendem para um Portugal no mundo.
Guerra na Ucrânia

Soprar a poeira dos manuais de Geopolítica

Seria inédito que, no caso de vitória de Trump, os EUA viessem a decidir o fim do apoio à resistência ucraniana, algo que o Pentágono saberá ser desastroso para os interesses nacionais de longo prazo.
Hamas

Vista grossa, a paixão platónica do genocídio

Os ressentimentos crescem, a vingança torna-se irresistível e o perdão torna-se inaceitável. Não há lugar para acordo num terreno dominado por radicais.
Ocidente

Esta cruzada é tudo menos moderna

Porque insistimos em tentar “civilizar” Estados que oprimem o seu povo? Porque insistimos em tentar fazer com que os seus países sejam lugares mais humanos e civilizados para com os seus cidadãos?
Comportamento

“O Cubo”, onde o país se observa

Genuinidade, alma e conteúdo. Aspectos tão difíceis de encontrar nos corriqueiros spots que nos surgem no feed do instagram, com os seus cafés orgânicos, tostas de abacate, chefs de tik tok.
Dólar

There’s a new Sheriff in Town, Saudi Arabia

It would be enough that Saudi Arabia begins to give clues that it is considering starting to trade oil in other currencies for the dollar price to come down.
Dólar

There’s a new Sheriff in Town, Saudi Arabia

Basta que a Arábia Saudita comece a dar pistas de que pondera comercializar petróleo noutras divisas para o preço do dólar vir por aí abaixo e a economia americana e europeia mergulharem no abismo.
Rússia

O day after

Num cenário de colapso económico, crise mundial de fome e consequente aumento do fluxo de refugiados, a Europa estará numa posição de vulnerabilidade elevada face à deriva autoritária.
Ditadura

Ditadura à lá carte

A classe trabalhadora ficou órfã de representação política. A nova esquerda apenas se importava com questões identitárias e de género.
Salgueiro Maia

Salgueiro Maia. Honra e coragem

Salgueiro Maia perdurará na memória colectiva dos portugueses sem nunca o ter desejado, mas tendo-o sempre merecido.
Paz

O paradoxo da paz

É precisamente por o nosso modo de vida pacato não estar garantido que é preciso desconfiar de movimentos políticos e sociais que advogam um pretenso pacifismo e uma desmilitarização.
Guerra na Ucrânia

Obrigado Vladimir

No estado em que estas sanções vão deixar a Rússia, serão precisas décadas para que recupere economicamente, mas sobretudo, para que recupere a confiança dos mercados.
Vladimir Putin

Agora a Ucrânia, seguidamente a Moldávia

Acabou a dissimulação, acabou a artificialidade, acabou o bailado, o lobo despiu a pele de cordeiro. A partir de agora viveremos na austeridade do pragmatismo geopolítico.
Saúde Mental

A guerra das guerras

A doença mental não é menos agressiva que a doença oncológica ou a doença cardíaca, nem provoca menos sofrimento, porém continua a ser o parente pobre da saúde pública.
Água

Portugal, país de mar, país sem água

A falta de água é passível de paralisar quase toda a actividade económica das zonas rurais que são, também, as mais pobres, acelerando o processo de desertificação demográfica e estagnação económica.
NATO

Ucrânia na NATO. Um erro histórico

O caminho não passa por albergar a Ucrânia numa aliança militar “de jure”, mas sim por manter a Ucrânia como uma zona de exclusão militar e como região de charneira entre Rússia e Europa ocidental.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas