533kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Rodrigo Saraiva

Convidado

Artigos publicados

Pandemia

Um arraial de mentiras

Se há partido que se tem batido pela transparência dos dados, é a Iniciativa Liberal. Não só como suporte à decisão política, mas também para que os portugueses possam entender a situação.
Pandemia

Odemira, a dignidade humana e o umbigo urbano

Esta decisão sobre um equipamento turístico diz que Odemira fica um concelho de Direitos suspensos. Não apenas o Direito à Propriedade ou o Direito à Habitação, mas também os Direitos Humanos.
25 de Abril

Cobardes em Abril, preguiçosos em Novembro

47 anos depois, muitas pessoas ainda não perceberam como alcançámos a Liberdade. Pode até fazê-lo em salões ou a teclar, mas sem nunca deixar de o fazer também na rua. Quer em Abril, quer em Novembro.
Iniciativa Liberal

Os liberais devem estar loucos

Só podem estar loucos estes liberais, preocupados com temas não económicos. Uma chatice para aqueles que tentam fantasiar. Um banho de realidade para aqueles que não lidam bem com factos.  
António Costa

As irritações do novo “animal feroz”

Estamos, aparentemente, perante um novo “animal feroz”. Nisto, pelo menos, muito semelhante ao anterior. E até já se fazem apostas: quando acontecerá a próxima irritação pública de António Costa?
Política

Perfil de um Governo que não responde

Um Governo que nada sabe, um Governo que pouco responde. Um Governo que foge às responsabilidades. Eis o nada exemplar legado de António Costa, que Rui Rio vai sustentando.
Iniciativa Liberal

A estirpe de António Costa

Quando em Portugal, como no mundo, todos devemos estar unidos no combate ao Covid-19 o primeiro-ministro faz aproveitamento político da grave crise de saúde pública para combate ideológico.
Eleições Legislativas

Quem tem medo do pluralismo?

Sem a entrada de novos partidos em São Bento, sobretudo de partidos que não se posicionem sempre “à esquerda”, o debate político em Portugal continuará profundamente inclinado e desequilibrado.
Governo

Perfil de um governo que nada sabe

Seria um absurdo uma interpretação literal deste texto como se fosse um artigo de opinião. Ele apenas recorda factos. Lista acontecimentos. Relaciona comportamentos. As conclusões ficam para o leitor.
Eleições Europeias

A mudança (que se impõe) na Europa

Ao invés do que supus, Macron tem desperdiçado as oportunidades para ser um agente da mudança. Aquilo que era um aparente europeísmo tem vindo a mostrar-se um eurocentrismo com toques de egocentrismo.
Internet

Liberdades conquistadas nunca estão garantidas

Que não seja um justo combate por liberdades, como o #SaveYourInternet, a servir de alento àqueles que nos últimos anos têm tentado condicionar os meios de comunicação e destruir o projecto europeu.
Impostos

Sejamos todos Robin dos Bosques

O protesto é uma arma da democracia, mas deve estar ligado directamente ao voto e não à violência. Sejamos todos Robin dos Bosques contra o saque fiscal. Há uma diferença entre o imposto e o esbulho.
União Europeia

A mudança na Europa, asap

A Europa nunca será um Estados Unidos da Europa, mas pode muito bem ser um espaço político, social e económico comum, assente na responsabilidade e respeitando as características de cada país.
Cidadania

Cidadania Europeia e famílias políticas

Olhando para PS, PSD e CDS, e vendo o que defendem vários dos seus militantes e dirigentes, fica claro que estão no partido errado. Há quem esteja num dos três e devesse estar noutro ou até num outro
União Europeia

A mudança na Europa continua

Por muito que alguns tentem construir narrativas, são ultrapassados pela realidade e derrubados pelos factos. Nenhum extremismo, à direita ou à esquerda, tem dimensão ou a tem ganho em termos europeus
Autárquicas 2017

Campanha institucional será campanha eleitoral?

Ao invés de uma corrida de fundo a ritmo moderado a 4 anos, os autarcas andam a passo durante 3 anos e depois desatam a fazer sprints loucos, como se um mandato fosse uma corrida de 100 metros.
União Europeia

A mudança na Europa, 2017

Emmanuel Macron simboliza que é possível contrariar os cenários catastrofistas de que se caminha para um retrocesso civilizacional onde se voltariam a erguer fronteiras físicas entre Estados.
Liberdade de Expressão

Mais Liberdade 43 anos depois

43 anos depois do momento histórico que abriu as portas à Liberdade e à Democracia em Portugal é triste assistir a momentos como este. Tenha sido por mera censura ou por algum medo.
União Europeia

A mudança na Europa

Muitos dos que clamam por mudança na Europa fazem-no com um discurso hostil para com o norte e, afinal, eis que é exactamente nessa geografia que a mudança está a ser feita e sentida.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.