894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tiago Tribolet de Abreu

Convidado

Artigos publicados

Serviço Nacional de Saúde

5 medidas para salvar o SNS

Pode ser que, depois de falhar o plano mais recente, ou quando o Verão for uma catástrofe de urgências fechadas, ou lá para 2025 quando pedirmos outro plano urgente, se lembrem destas minhas medidas.
Estados Unidos da América

Escolha ou discriminação?

Devemos procurar que as escolhas sejam feitas de acordo com as capacidades e características de cada um, enquanto pessoa e ser humano, e o cargo ou função para o qual vai ser seleccionado.
Cidadania

Estou na margem

Fazia parte das nossas ondas a liberdade de cada um acreditar e defender o que tinha por certo e verdadeiro, devendo o combate contra o que julgávamos falso fazer-se através da defesa da nossa visão.
Serviço Nacional de Saúde

Pai, o que se passa com o SNS?

Cada vez mais médicos (cada vez mais jovens e em fases mais iniciais da sua carreira) vão sair da medicina estatal do SNS, quer para a medicina privada, quer para o estrangeiro. Quem sai, já não volta
Impostos

A consignação dos impostos de cada um

O Governo do PS, que recebeu 21,3% dos votos dos eleitores inscritos, tem 52,2% dos assentos parlamentares o que lhe dá o direito de gerir 100% dos impostos, meus e de todos nós. Isto com apenas 21,3%

42

42 é o número de milhares de anos atrás que o campo magnético da Terra pregou uma partida, eliminou os Neanderthais e levou os Sapiens a criarem arte em grutas para sempre. 42 é o meu número da porta.
Comportamento

As ajudas

Ter sempre razão é cansativo, acredito. Mas têm de os deixar proteger a sua frágil masculinidade com a ilusão de que são capazes de fazer tarefas difíceis sem a vossa supervisão e palavras sensatas.
Serviço Nacional de Saúde

Não fazem ideia

Os que estão lá, na “linha da frente” (lembram-se das palmas que lhes bateram? Onde isso já vai), nas urgências com afluências recordes, sem vagas para internamento, sem recursos... esses fazem ideia.
Coronavírus

Os últimos esquecidos

Os idosos dos lares serão os mais esquecidos de todos, ainda e sempre, apesar do discurso da “protecção dos mais vulneráveis”. Também nestes locais é discutível a obrigatoriedade do uso de máscara.
Coronavírus

Covidofobia

A covidofobia, que já existe de forma generalizada, será em breve oficialmente “descoberta”, definida e identificada como uma doença real, com critérios de diagnóstico e estratégias de terapêutica...
Coronavírus

Quando acaba a pandemia?

A pandemia acaba quando aceitarmos a existência do vírus e a possibilidade (ou mesmo a inevitabilidade) de ele entrar dentro de todos nós. E voltarmos à nossa existência humana como sempre a vivemos.
Coronavírus

A vacinação e o próximo surto

O que irão as autoridades portuguesas fazer quando, estando cumpridos os nossos objectivos de vacinação, voltarmos a ter um novo surto, como no Chile ou em Israel?
Férias

Sou da praia

Há mais de meio século que é assim. Eu sou daquela praia e aquela praia é minha. Em especial nas férias do Verão. É aquela a praia. Eu pertenço-lhe, e ela a mim.
Pandemia

Negacionismo ou estupidez?

Não sou conspiracionista e não acho que estas medidas tenham sido escolhidas e impostas a todos nós graças a planos maquiavélicos para benefício de alguns. Não. Tudo isto mais não é do que estupidez.
Cultura

Ana Francisca, a poeta

Está aqui tudo o que tenho sobre ela: o processo clínico ainda em papel, o capítulo de um livro que revela pormenores da sua vida e dezenas de pequenos papéis com os seus versos extraordinários.
Sociedade

O radar das preocupações

As mulheres preocupam-se. Os homens despreocupam-se. É por isso que as mulheres são a força motriz de tanta coisa e que a pergunta que um filho mais frequentemente faz ao pai é: Pai, onde está a mãe?
Desporto

Sandra, a guerreira

Hoje voltei a ver a mãe da Sandra. Ela é auxiliar no hospital. Vi-a por lá. Cumprimentei-a com um acenar da cabeça e um “olá”, a que ela respondeu do mesmo modo. Ambos sabemos aquilo que sabemos.
Pandemia

A rendição

A guerra está perdida e estou cansado das batalhas. São já demasiadas, sem vitórias. Está perdida há muito tempo, talvez desde o início, eu é que não me apercebi e continuei a lutar, de forma inútil.
Coronavírus

O que faço?

Carta aberta ao Bastonário da Ordem dos Médicos e à Directora da DGS, (com conhecimento à Ministra da Saúde, Primeiro Ministro e Presidente da República).
Pandemia

A Hecatombe: uma previsão para o próximo Inverno

É verdade que os casos da doença-VIP também aumentaram. Como já se sabia e era de esperar. Mas não foi por aí que a Hecatombe aconteceu. Não.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.