235kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Amália Rodrigues

Música

Álbum "Mariza Canta Amália" editado nos EUA

O álbum "Mariza Canta Amália" em homenagem a Amália Rodrigues - gravado entre Lisboa e o Rio de Janeiro - vai ser editado nos Estados Unidos pela Nonesuch.
Reportagem Observador

"É como estar num canto do estúdio a ver Amália"

"Ensaios" é o novo disco de Amália, lançado pela Valentim de Carvalho, que reúne registos inéditos. "Pensamos que o que Amália fez sempre se fez, mas ela inventou tudo", afirma Frederico Santiago.
Música

"Ensaios": a busca de Amália pela melhor versão  /premium

211
Entre 1970 e 1971, Amália Rodrigues ensaiava e gravava fados que só editaria no pós-25 de abril. Um novo disco revela, na intimidade, o trabalho que gerou as canções: detalhe a detalhe, verso a verso.
Amália Rodrigues

Duplo álbum "Amália 1970 Ensaios" reúne inéditos

293
O novo álbum "Amália 1970 Ensaios" será editado na 6.ª feira e contou com o apoio do Arquivo Nacional do Som, que restaurou gravações, algumas feitas em casa, outras nos estúdios Valentim de Carvalho.
Cultura

Amália Rodrigues. Governo traz gravações inéditas

A ministra da Cultura anunciou hoje que o Governo vai trazer para Portugal gravações de som de Amália Rodrigues que se encontram dispersas pelo mundo, parte das quais são inéditas ou desconhecidas.
Amália Rodrigues

Costa fala no centenário de Amália

Primeiro-ministro vai estar no Panteão esta terça-feira para comemorar o centenário do nascimento de Amália Rodrigues. Celebrações estendem-se até 2021.
Amália Rodrigues

Festival de Fado da América Latina em 'streaming'

As fadistas Cuca Roseta, Fábia Rebordão e Sara Correia participam no Festival de Fado da América Latina, em formato digital e em homenagem a Amália Rodrigues, no centenário do seu nascimento.
Amália Rodrigues

Amália através das tecnologias de comunicação

A exposição "Amália e os Média - Um Ensaio", na Fundação Portuguesa das Comunicações, acompanha a carreira da fadista, seguindo tecnologias de comunicação e meios de gravação, desde a década de 1940.
Amália Rodrigues

"Amália foi das melhores do mundo, ponto final" /premium

Imagem da artista está a mudar perante os portugueses, diz Frederico Santiago, responsável pela edição da discografia completa, a propósito do centenário de Amália e dos inéditos que aí vêm.
Amália Rodrigues

Parlamento saúda 100. º aniversário de Amália

238
"Mais do que uma extraordinária voz", Amália "despertou a admiração mundial e acordou o mundo para o fado", considerou Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República.
Amália Rodrigues

Eventos do centenário de Amália Rodrigues 

111
Uma missa, uma emissão filatélica e concertos são algumas iniciativas que celebram os 100 anos de Amália Rodrigues, que morreu em 1999. Ferro Rodrigues irá apresentar voto na Assembleia da República.
Amália Rodrigues

Milagre foi isto: ter-nos acontecido a voz dela /premium

Nasceu com as cerejas, ninguém sabe bem quando, mas alguém a fez nascer oficialmente a 23 Julho. Amanhã mesmo, faria cem anos.
Música Portuguesa

Amália. RTP transmite concerto de homenagem

143
O espectáculo No Tempo das Cerejas, que juntou Ana Moura, Camané, Ricardo Ribeiro, Orquestra Metropolitana de Lisboa e convidados como Mário Laginha e Gaspar Varela, será transmitido na RTP dia 30.
Fado

Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro cantam Amália

207
Os três fadistas vão cantar com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e com os músicos José Manuel Neto, Pedro Soares e Daniel Pinto. Gaspar Varela, Laginha e Toscano são convidados. Saiba como ver.
Amália Rodrigues

Português quer criar 25 murais dedicados a Amália

381
Os murais serão pintados em antigas colónias portuguesas e em países onde existem grandes comunidades portuguesas. Objetivo é criar uma comunidade virtual entre os portugueses no mundo.
Amália Rodrigues

Inéditos de Amália são editados dia 23

Uma caixa com cinco CD com gravações inéditas de Amália Rodrigues em Paris é editada no próximo dia 23, quando a fadista completaria 100 anos.
Festivais

Santa Casa Alfama celebra Amália em outubro

O festival vai realizar-se nos dias 2 e 3 de outubro, em Alfama. A edição deste ano terá metade dos espetadores, serão oferecidas máscaras e haverá gel desinfetante à entrada de todos os palcos.
Conversas à Quinta

Amália: onde estava mesmo o segredo da cantadeira?

Jaime Gama nunca esqueceu uma noite de fados com Amália que viu aos 5 anos. E mesmo sem ter um fado de eleição, Jaime Nogueira Pinto concorda que o segredo estava na voz – não havia outra assim.
Amália Rodrigues

Amália. Imagens inéditas vão estar online 

337
As imagens foram gravadas na década de 60, pelo marido, e contém inéditos da rodagem do filme "Ilhas Encantadas" e da digressão pela Europa e África. Conteúdo vai estar disponível online.
Amália Rodrigues

Celebrações do centenário de Amália em julho

As celebrações iniciam-se no dia 1 de julho, e até ao final deste ano realizam-se concertos, exposições e "videomapping". A programação prossegue em 2021 com exposições, conferências e um colóquio.
Amália Rodrigues

Carminho conta história de Amália Rodrigues

O livro biográfico "Amália, já sei quem és" para crianças sobre a fadista Amália Rodrigues é escrito em sextilhas e sai este mês, numa altura em que se celebra o centenário da diva do fado.
Lançamentos

Biografia política de Amália sai no final de junho

567
O trabalho de Miguel Carvalho sobre Amália e a ditadura vai sair em livro a 30 de junho. Este mostra como, ao contrário do que muitas vezes se disse, a fadista apoiou a causa antifascista.
Amália Rodrigues

Editadas gravações inéditas de Amália em Paris

Trata-se da gravação do espetáculo no Olympia, em 1956, remasterizado a partir das bobinas originais. O restante material, entre 1957 e 1965, inclui gravações ao vivo e em estúdio na Rádio France.
Centro Cultural De Belém

Instalação sobre "carreira única" de Amália no CCB

A exposição celebra o centenário do nascimento da fadista com temas musicais que têm propriedade de "curar" e com uma "farmácia de poemas, onde se escolhem poemas como mezinhas".
Poesia

Cotovia lança nova edição dos versos de Amália

No ano em que se assinala o centenário da fadista, a editora disponibilizou uma nova edição do livro de versos de Amália. A 10.ª edição já está disponível nas livrarias.
Música Portuguesa

Sobral, Deslandes e Janeiro a cantar Amália?

A rádio Antena 1 desafiou 21 artistas portugueses a recriarem canções cantadas por Amália. O resultado é o disco "Com que Voz – Uma Canção para Amália", que será editado dia 6 de dezembro.
Amália Rodrigues

Amália Rodrigues apoiou a causa antifascista

903
Uma investigação da Visão Biografia, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, revela como a fadista manteve relações clandestinas com a oposição, apoiando intelectuais oposicionistas.
Amália Rodrigues

Odemira assinala os 20 anos da morte de Amália 

Brejão, concelho de Odemira (Beja), pretende homenagear “a grande voz do fado e manter viva a sua ligação ao território de Odemira”, explicam os promotores do evento.
Amália Rodrigues

UNESCO celebra centenário de Amália Rodrigues 

337
António Sampaio da Nóvoa refere que o reconhecimento da UNESCO atribui às celebrações e à fadista uma "dimensão mais ampla". A proposta foi aprovada por Estados-membros da CPLP, Espanha e França.
Amália Rodrigues

Casa de férias de Amália é agora alojamento local

3335
A casa de férias de Amália Rodrigues, no Brejão, é agora um alojamento local gerido por um amigo do presidente da fundação com o nome da artista. O testamento de Amália nunca foi cumprido.
Amália Rodrigues

Memória de Charles Aznavour /premium

Agora onde estão os dois, talvez Charles Aznavour olhe para Amália como sempre olhou e já nem sequer se lembre da pouca fortuna daquele reencontro.
Fado

Celeste Rodrigues nas fotos do Museu do Fado

No dia em que morreu a mais antiga fadista portuguesa, recorde quem ela era e o que fez nesta série de fotografias antigas, disponibilizadas pelo arquivo do museu lisboeta.
Fado

Carminho, Camané e outros amigos lembram Celeste

406
Falava muitas línguas (até sueco), manteve a vontade de viver até ao fim e um dia disse ao bisneto que ia "fazer uma viagem". Camané, Carminho e outras figuras lembram Celeste Rodrigues.
Música

CD com inéditos de Amália editado dia 29

O triplo CD "Amália. É ou Não É", que inclui inéditos de Amália Rodrigues, do período de 1968 a 1975, é editado no próximo dia 29, disse, à agência Lusa, o coordenador da edição, Frederico Santiago.
Madonna

Madonna faz dueto com irmã de Amália Rodrigues

1321
"Can't help falling in love" foi a canção que Madonna e Celeste Rodrigues -- irmã de Amália -- cantaram numa noite lisboeta. O momento ficou registado em vídeo e foi partilhado nas redes sociais.
Cultura

"Amália - o Musical" volta aos palcos em janeiro

A peça "Amália -- o Musical", de Filipe la Feria regressa ao palco do Teatro Politeama, em Lisboa, em janeiro, anunciaram as Produções La Feria.
Amália Rodrigues

Novo álbum de Amália tem material inédito

O álbum de Amália Rodrigues "Amália canta Portugal", com material inédito, vai ser lançado no quadro da edição crítica da obra da fadista, iniciada com "Amália no Chiado", em novembro de 2014.
Fado

Marcelo inaugura exposição sobre Amália no Brasil

A exposição "Amália: Saudades do Brasil" é inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A mostra descreve a trajetória da cantora desde a sua primeira visita, em 1944.
Amália Rodrigues

Exposição "Amália: Saudades do Brasil" em S. Paulo

149
A exposição "Amália: Saudades do Brasil" inaugurada na sexta-feira no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, no sudeste Brasil, visa dar a conhecer a relação da fadista portuguesa com país.
Atualidade

Ronaldo e Amália. O fado de um é o de outro?

Fernando Santos comparou Cristiano Ronaldo a Amália Rodrigues numa conferência de imprensa esta terça-feira. Mas será que o fado de Amália vai ser o de Ronaldo? O melhor é mesmo ver o vídeo.
Amália Rodrigues

Amália

O Natal é tempo de revelações e, desde Dickens, de salvações. Este disco é uma epifania. Obrigado, filhos. E obrigado, Amália.
Música

"Someday" de Amália inclui quatro inéditos

172
O novo álbum de Amália Rodrigues, "Someday", a editar sexta-feira, inclui o alinhamento do álbum "Amália na Broadway", nunca editado em CD em Portugal, e quatro versões inéditas, "Ai Mouraria", "Solidão", "Lisboa antiga" e "Coimbra".
Panteão Nacional

Os deuses devem estar loucos!

2024
Depois da diva Amália, o deus Eusébio deu entrada no panteão dos heróis da pátria. Para completar os três ‘efes’ do antigamente –fado, futebol e Fátima – já só faltam os três pastorinhos!
Álbum

Amália. A homenagem com cabeça, tronco e membros

691
Nada foi deixado ao acaso no disco que reúne 13 canções de Amália cantadas por nomes como Camané, Ricardo Ribeiro, Ana Moura, Carminho e até Caetano Veloso. Ouça aqui algumas das canções.
Música

Material inédito de Amália Rodrigues em setembro

O investigador Frederico Santiago disse à agência Lusa que será editada em setembro em CD a festa de homenagem ao fadista Filipe Pinto, na qual a intérprete participou.
Amália Rodrigues

Amália já está gravada na calçada portuguesa

3429
O realizador luso-francês Ruben Alves sonhou e a obra nasceu. O rosto da fadista esculpido por Vhils pode ser admirado, a partir desta quinta-feira, na Rua de São Tomé, à sombra de uma árvore.
Atualidade

"Amália há só uma". Porquê?

João Miguel Tavares, colunista do Público e comentador no "Governo Sombra" da TVI24 e TSF, sabe (quase) tudo sobre a artista que partiu há 15 anos. Uma conversa sobre Amália no Museu do Fado.
Amália Rodrigues

Ele fez o dueto (im)possível com Amália

Estudou-a. Quis conhecer a mulher para lá da música. Acabou a fazer um dueto com ela. No dia em que passam 15 anos da morte de Amália Rodrigues o Observador falou com Júlio Resende.
Mali

Destroços do avião já foram encontrados

458
Avião da Air Algerie, que tinha saído de Burkina Faso rumo a Argel, caiu no deserto no Mali. Destroços já foram encontrados. E nacionalidade das vítimas revelada - maioria são franceses.
Música

Amália, Carlos e Maria João. Três nomes, uma data

133
A memória faz com que as coincidências sejam fáceis de encontrar, mas dificilmente existirá outro dia que cruze três nomes tão importantes na história da música portuguesa, presente e passada.
Efeméride

Sete argumentos para recordar Variações

261
Foi num dia de Santo António, há trinta anos, que António Variações morreu. As suas músicas ainda por cá andam.
Argentina

Argentina quis o Fado, mas esqueceu-o

300
Afinal, na Argentina já existe o dia nacional do Fado desde 2012, mas nunca foi celebrado. O 'pai' do dia que evoca Amália lamenta ao Observador que "ninguém se importou".
Música

Inéditos mexicanos de Amália vão sair em CD

Inéditos gravados por Amália Rodrigues no México, maioritariamente cantados em espanhol e descobertos pelo catedrático Miguel Ángel Vera, vão ser editados em CD na próxima quinta-feira.
A página está a demorar muito tempo.