Estão resolvidas as falhas que esta quarta-feira afetaram as comunicações. Ao início da tarde, verificaram-se constrangimentos nos serviços dos operadores de telecomunicações. O site DownDetector indica um pico de queixas vindo de utilizadores da Nos, Meo e Vodafone.

As falhas afetaram principalmente os serviços de voz, em particular em chamadas feitas entre redes diferentes. Num dos testes feitos pelo Observador, de um telemóvel da rede Vodafone para um cliente Meo, não há sequer toque de chamada — a ligação foi interrompida nos primeiros segundos. Também houve relatos de queixas no acesso por rede móvel.

No Downdetector, foi reportado um pico de 640 queixas de clientes da Vodafone Portugal por volta das 12h40. Na Meo, o pico de queixas tinha uma hora semelhante, mas com cerca de 300 relatos de dificuldades no acesso. Na Nos, o gráfico indicava que já houve instabilidade no serviço na noite desta terça-feira e que esta quarta-feira as queixas voltaram, com cerca de 88 utilizadores com dificuldade no acesso por volta das 12h30.

O Observador contactou as três empresas de telecomunicações para obter mais informação sobre esta instabilidade no serviço. Fonte oficial da Vodafone “confirma ter identificado dificuldades na realização de chamadas para destinatários de outros operadores”, indicando que “as respetivas equipas técnicas estão a trabalhar em colaboração para resolver a situação com a maior brevidade possível.”

Também fonte da Meo “confirma o constrangimento associado às comunicações móveis entre as redes MEO e Vodafone”, explicando que mantém-se “em estreita colaboração com o operador no seu rápido restabelecimento.”

Já fonte da Nos indica que “os constrangimentos que hoje se verificaram não tiveram origem” na empresa  e que “não afetaram a comunicação dos clientes Nos com os outros operadores”.

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