914kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

OPEP

Petróleo

OPEP prevê redução do aumento do consumo

A OPEP prevê que, até 31 de dezembro, o mundo terá consumido uma média de 104,3 milhões de barris por dia de petróleo ao longo de 2024 e que consumirá mais 105,5 milhões de barris por dia em 2025.
OPEP

OPEP+ prolonga cortes de produção até abril

Os cortes — adotados no ano passado — serão depois "progressivamente eliminados até ao final de setembro de 2026", anunciou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo num comunicado.
Petróleo

Petróleo suficiente em 2024 e 2025 apesar de corte

A Agência Internacional de Energia considera que o mercado terá petróleo suficiente em 2024 e 2025, ainda que o cartel da OPEP+ mantenha uma política de cortes voluntários.
Angola

Angola. Receitas petrolíferas caíram 21,3% em 2023

As receitas petrolíferas de Angola caíram 21,3% em 2023 face a 2022, refletindo descida do preço médio do barril e ligeiro decréscimo da produção, tendência inversa à da exportação de gás natural.
OPEP

Petróleo. Angola anuncia saída da OPEP

Angola anunciou a retirada da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Depois de em novembro ter entrado em rota de colisão da OPEP anuncia agora a sua retirada.
Alterações Climáticas

Arábia Saudita e Iraque contra fim de combustíveis

Os países exportadores de petróleo, Arábia Saudita e Iraque rejeitaram a inclusão nas recomendações finais da COP28 da redução ou eliminação gradual dos combustíveis fósseis.
Alterações Climáticas

"Repugnante" e "chocados". Reações a carta da OPEP

Carta da OPEP pede aos 13 países membros que rejeitem acordo contra os combustíveis fósseis na cimeira COP 28. Ministra espanhola classifica declarações de "repugnantes". França está chocada.
Combustível

OPEP corta produção de petróleo em 2024 

Ministros da OPEP e seus dez aliados concordaram em "reduzir ainda mais a produção entre 600.000 e um milhão de barris por dia".
Petróleo

Brasil adere à OPEP + em 2024

O Brasil vai juntar-se ao grupo de nações exportadoras de petróleo conhecido como OPEP+ a partir de janeiro, anunciou a organização em comunicado. Presidência do país ainda não confirmou a informação.
Petróleo

OPEP prevê aumento da procura de petróleo até 2045

OPEP espera ver a procura atingir 116 milhões de barris por dia até 2045. Os números representam também um aumento de seis milhões de barris por dia em relação à anterior estimativa, do ano passado.
Reino Unido

Ex-presidente da OPEP acusada de corrupção

A NCA suspeita que a ex-ministra do Petróleo da Nigéria aceitou subornos durante o período em que esteve em funções "em troca de contratos de petróleo e gás no valor de milhões de libras".
Energia

OPEP revê em alta procura mundial de petróleo

"A procura mundial de petróleo deverá crescer 2,4 milhões de barris por dia em 2023, depois de uma revisão em alta de cerca de 0,1 milhões de barris por dia em relação ao mês passado" disse a OPEP.
Resposta Pronta

Opep. "Não é expectável uma escalada dos preços"

Ricardo Marques, especialista na área da Energia, diz que corte na produção da OPEP é para "recuperar perdas desde início de março". Agora, possibilidade de os preços continuarem a descer "reduz-se".
Comentário

"Opep abre e fecha torneira para manipular preços"

Sobre o corte na produção de petróleo, Paulo Ferreira explica que, para Portugal, "é sempre uma má notícia" porque, apesar de estarmos longe do alarme, corte abre a porta à subida nos combustíveis.
Petróleo

OPEP e aliados mantêm nível de produção em 2023

Organização dos Países Exportadores de Petróleo vai manter o ritmo de produção durante todo o ano. O Comité Ministerial Conjunto de Monitorização reafirma o compromisso tomado em outubro.
OPEP

OPEP mantém previsões de procura de petróleo

A OPEP estimam que a procura mundial de crude cresça no próximo ano em 2,2 milhões de barris por dia, para 101,8 milhões de barris diários, um nível sem alterações em relação ao relatório anterior.
OPEP

OPEP prevê em alta procura global de petróleo

As principais estimativas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo baseiam-se no crescimento económico sustentado e num aumento da população global para 9.500 milhões até 2045.
Dólar

There’s a new Sheriff in Town, Saudi Arabia

It would be enough that Saudi Arabia begins to give clues that it is considering starting to trade oil in other currencies for the dollar price to come down.
Dólar

There’s a new Sheriff in Town, Saudi Arabia

Basta que a Arábia Saudita comece a dar pistas de que pondera comercializar petróleo noutras divisas para o preço do dólar vir por aí abaixo e a economia americana e europeia mergulharem no abismo.
OPEP

OPEP revê em baixa previsão de procura de petróleo

O relatório mensal de outubro da OPEP revela que "o aumento da procura mundial de petróleo em 2022 foi revisto em baixa de 0,5 milhão de barris por dia" para 2,6 milhões de barris por dia".
OPEP

OPEP+ limita aumento de produção em setembro

A aliança OPEP+ decidiu aumentar no próximo mês em 100.000 barris diários a sua oferta petrolífera. Estes números revelam um abrandamento no aumento da produção.
OPEP

OPEP diz que Rússia é aliado vital

O novo secretário-geral da OPEP considera a Rússia um aliado importante. E garante que Moscovo não é um concorrente do cartel.
OPEP

Secretário-Geral da OPEP morreu aos 63 anos 

O nigeriano Mohamed Barkindo, secretário-geral da OPEP morreu aos 63 anos. "É uma grande perda para a família e para o país, a Nigéria", diz Mele Kyari. Exerceu o cargo desde 2016 com dois mandatos.
Resposta Pronta

Petróleo. Decisão dos EUA pode baixar os preços

Preços podem baixar se os EUA libertarem mais barris de petróleo. É o que explica o analista de mercados energéticos Ricardo Marques. Já a subida da produção pela OPEP+ não deve ter impacto.
Guerra na Ucrânia

Aumento da oferta de petróleo a partir de maio

A informação foi anunciada pelos delegados dos 23 países da aliança OPEP+, que atribui "a atual volatilidade" dos preços do petróleo aos "acontecimentos geopolíticos em curso".
OPEP

OPEP e Rússia decidem na 3.ª se aumentam produção 

Entre esta segunda e terça-feira serão realizados dois comités internos para estudar os desenvolvimentos nos mercados mundiais de crude. As conclusões serão tidas em conta pela OPEP e seus aliados.
OPEP

OPEP+ mantém o ritmo de aumento da produção 

O plano prevê um aumento mensal de 400.000 barris diários na produção conjunta até setembro de 2022. O resultado do encontro já era esperado pelos mercados.
Energia

Gás. Rússia e Arábia Saudita ponderam aliança

Alexander Novak disse que regular o mercado de gás à imagem da OPEP+ era uma ideia "racional", mas acrescentou que era necessário "trabalhar nisso com mais cuidado"
OPEP

OPEP revê em alta procura mundial de petróleo

"Espera-se que os mercados de produtos (petrolíferos) sofram alguma fraqueza durante o próximo inverno", diz a OPEP, apesar de uma possível mudança do gás natural para combustíveis líquidos.
Petróleo

Impacto de furacão pressiona reservas de petróleo

O impacto do furacão Ida reduziu a produção de petróleo no Golfo do México. Apesar de o mercado "recuperar em outubro", as reservas estarão reconstituídas "apenas no início de 2022", diz relatório.
Resposta Pronta

"No futuro não vai haver economias de petróleo"

O Iraque apela à OPEP para começar a focar-se nas energias renováveis. Júlia Seixas, especialista em Energia, diz que "economias baseadas no petróleo vão ter quebras nas receitas líquidas até 75%".
OPEP

OPEP mantém estimativas da procura de petróleo

"A recuperação da procura de petróleo, associada a uma grande queda nos inventários de petróleo (...) provocou uma forte recuperação dos preços do petróleo, ultrapassando os níveis" antes da pandemia.
OPEP

OPEP acorda aumentar produção de petróleo

Em comunicado, citado pela EFE, o secretariado da OPEP explicou que o aumento da produção começará no próximo mês de agosto, com um acréscimo de 400.000 barris por dia, a cada mês, até dezembro.
Petróleo

OPEP revê em alta previsão de consumo de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo aponta para uma média de 96,5 milhões de barris diários. A revisão em alta é atribuída a "uma recuperação económica mais forte do que o previsto".
OPEP

OPEP. 18% de quedas nas receitas petrolíferas

Queda do preço do petróleo e a perda de mercados em 2019 fizeram com que os 13 países da OPEP tivessem receitas das exportações 18% abaixo das registadas em 2018. Venezuela com queda de 35%.
Petróleo

EUA. OPEP duplica corte na produção petrolífera

O Presidente norte-americano anunciou que o corte na produção petrolífera para travar a descida de preços, inicialmente previsto em 9,7 milhões de barris diários, vai ser duas vezes maior.
Petróleo

Fim da "guerra". Russos e sauditas fecham acordo

A Rússia e a OPEP (cartel informalmente liderado pela Arábia Saudita) chegaram, finalmente, a um acordo para um corte da produção que irá ajudar a estabilizar os mercados energéticos.
Coronavírus

Barril de petróleo da OPEP cai para mínimo 

Analistas citados pela Efe referem que os "petropreços" vão continuar a ser pressionados para descer devido à contração da procura mundial de energia e a grande incerteza sobre a evolução da pandemia.
Mercados Financeiros

Petróleo. Covid-19 abre "guerra" Arábia vs Rússia

No meio da crise do coronavírus, Arábia Saudita ameaça despejar petróleo no mercado. Rússia diz que aguenta preços baixos. Petróleo cai para 34 dólares. Combustíveis vão baixar, mas não é boa notícia.
OPEP

Países produtores de petróleo vão cortar na oferta

Os países da OPEP e os seus aliados, como a Rússia, vão cortar a produção em meio milhão de barris de petróleo por dia. A partir de janeiro a produção deve ser de 1,7 milhões de barris.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.