894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

IGF

Noticiário

16h. BES: Sikander Sattar acusou Machado da Cruz

O antigo presidente da KPMG considera pouco provável que o contabilista Francisco Machado da Cruz tenha falsificado as contas do Grupo Espirito Santo por iniciativa própria.
Reabilitação Urbana

Sem reabilitar, fundo aplicou em dívida pública

Criado em 2009, Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial do Estado financiou poucos projetos e foi acumulando saldos que chegaram a 138 milhões de euros que estão aplicados em dívida pública.
TAP

Airbus só aceitava troca de aviões com Neeleman

Fabricante europeu só aceitava fazer troca de aviões da TAP em 2015 com David Neeleman e o seu plano, por isso avançou dinheiro ao empresário. Airbus explicou tudo ao Governo em carta e pediu segredo.
TAP

Parlamento divulga auditoria da IGF à TAP

A auditoria da Inspeção-Geral de Finanças à TAP foi enviada na semana passada ao Parlamento e agora é tornada pública depois de esclarecidas algumas questões.
Privatização da TAP

A anatomia dos fundos Airbus em dez respostas 

Operação usada por privados para meter dinheiro na TAP em 2015 continua a gerar polémica. O Observador recupera argumentos e factos para dez respostas sobre a anatomia dos fundos Airbus.
TAP

Investigação aos fundos Airbus recebe dados da IGF

Procuradoria diz que auditoria da Inspeção-Geral de Finanças sobre a TAP foi remetida para a investigação já em curso ao papel dos fundos Airbus na recapitalização da empresa em 2015.
Noticiário

6h. TAP. Montenegro segura Pinto Luz

O primeiro-ministro recusa a ideia de que o ministro das Infraestruturas possa ter ficado fragilizado pela divulgação do relatório da Inspeção-Geral das Finanças sobre a privatização da TAP.
Noticiário

22h TAP. Montenegro desvaloriza o relatório da IGF

Luís Montenegro não quis entrar em detalhes sobre o tema, mas afirma que é um relatório que não acrescenta factos novos. Ainda, a atualização das comparticipações do Estado para o setor social.
Privatização da TAP

TAP. Operação que contornou lei e negócio simulado

Inspeção-Geral de Finanças passou a pente fino várias operações na TAP, mas só duas são realçadas para o Ministério Público: o uso dos fundos Airbus (já em investigação) e pagamentos a gestores.
TAP

IGF. Partidos querem ouvir Pinto Luz no Parlamento

Os partidos vão chamar Maria Luís Albuquerque e o ministro das Infraestruturas ao Parlamento após as conclusões do relatório da IGF às contas da TAP. PS desafia Montenegro a pronunciar-se.
Noticiário

13h. TAP. Reações dos partidos ao relatório da IGF

O Chega acusa Luís Montenegro de ser cúmplice por ter nomeado Miguel Pinto Luz para ministro. O Partido Socialista quer chamar o Ministro das Infraestruturas e Maria Luís Albuquerque ao parlamento.
Noticiário

12h. Privatização TAP. "Não há nada a esconder"

O Ministro das Infraestruturas diz que o Governo já enviou o relatório da Inspeção-Geral das Finanças sobre ao Ministério Público. Sublinha que o processo de privatização "foi dos mais escrutinados".
IGF

Inspeção deteta 2,3 mil milhões em irregularidades

Documento revelou que, do total das irregularidades, mais de 1,3 milhões era proveniente de situações de inobservância de regras, erros em demonstrações e de infrações financeiras.
Tribunal de Contas

BE propõe auditoria à venda de barragens pela EDP

Mariana Mortágua considera que "é preciso confrontar a EDP com os impostos que não pagou e mostrar que em Portugal há um Estado de direito e que as regras fiscais se aplicam a todos".
TAP

IGF já tem instruções para fazer auditoria à TAP

Finanças já enviaram despacho à IGF para cumprir recomendação da CPI para fazer auditoria aos negócios da TAP com privados. Por divulgar está ainda avaliação à privatização de 2015 também recomendada.
TAP

A defesa e o contra-ataque da ex-CEO da TAP

Em julho avança o contra-ataque de Christine Ourmières que passará por impugnar deliberação que a demitiu e a justa causa. Revelações e testemunhos dados na comissão de inquérito podem ajudar ex-CEO.
Comentário

"Ex-SE não deu parecer a relatório com intenção"

Luís Rosa, redator principal do Observador, explica que Eduardo Vítor Rodrigues terá tentado impedir um relatório da IGF com a ajuda do ex-SE Jorge Botelho. Manuel Pizarro é "suspeito de uma cunha".
E o vencedor é...

SIS. Alguém mente em nome da narrativa que quer

Está a tornar-se num clássico: depois da IGF, agora é o SIS que constrói a narrativa para chegar à obra de ficção que quer. Afinal, o Serviço de Informações de Segurança foi só dar um passeio à noite.
E o vencedor é...

Para quê novelas se temos a política nacional?

Semana muito divertida: imagem do Governo lançada para a lama por Galamba. PR zelou pela credibilidade, mas não pode ser líder da oposição. Tendo em conta os últimos anos, quem fica a perder é Costa.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quem resolve o caso Alexandra Reis?

Governo e TAP não se entendem sobre a indemnização a Alexandra Reis. Medina já disse à empresa para resolver. O certo é que já lá vão 30 dias desde que a IGF entendeu que parte do processo era ilegal.
Explicador

Há mesmo motivos para despedir a CEO da TAP?

No PS, Carlos Pereira acusa o PSD de usar o futuro da CEO como "arma de arremesso político". Social-democrata Paulo Moniz concorda com demissão mas critica condução do despedimento que custará milhões
TAP

TAP. CEO pede orientação ao Governo sobre gestão

A defesa da CEO da TAP considera que o facto de o Governo a manter em funções sem orientações significa que continua a ter confiança em Ourmières-Widener.
TAP

CFO soube do acordo, mas não participou na decisão

Gonçalo Pires, administrador financeiro da TAP, repetiu várias vezes que não soube dos contornos do acordo e o valor pago a Alexandra Reis. Mas admitiu também que a saída não o surpreendeu.
E o vencedor é...

A IGF não quis permitir que ex-CEO se defendesse

Começamos a ter dúvidas sobre a isenção da IGF na auditoria à TAP. Houve um cuidado excessivo em proteger o lado das Finanças. Finalmente a CIP irá ter alguém capaz de levantar a voz pelas empresas?
TAP

IGF desconhece se CFO sabia valor pago por TAP

Auditoria apurou que Gonçalo Pires não participou na negociação, nem na tomada de decisão da TAP de pagar a Alexandra Reis, mas inspetor-geral não consegue dizer se o CFO soube do valor e quando.
TAP

IGF. Pedro Nuno não tinha de reportar às Finanças

Inspetor-Geral de Finanças defende que o quadro legal não obrigava o ex-ministro Pedro Nuno Santos a reportar o acordo de saída de gestora da TAP ao Ministério das Finanças
TAP

TAP. Inglês podia ser usado para evitar questões

Inspetor das Finanças diz que Christine Ourmières-Widener poderia ter pedido para ser ouvida presencialmente. Mas admite que o facto de não usar o português poderia servir para evitar responder.
TAP

CEO informada da opção de Estado afastar gestora

Advogado da TAP colocou a Christine Widener o cenário de afastamento de Alexandra Reis pelo Estado quando a gestora fez primeira proposta de 1,5 milhões de euros, mas optou-se pela negociação.
TAP

Alexandra Reis pôs cargo à disposição dias antes

Alexandra Reis terá posto o cargo à disposição na administração da TAP dias antes de terem começado as negociações para a sua saída da transportadora, com o conhecimento de Pedro Nuno Santos.
TAP

Estado aprovou demissão da CEO e chairman da TAP

As demissões de Christine Ourmiéres-Widener e Manuel Beja já foram comunicadas. Gestores têm até 28 de março para responder, mas será por escrito. Só depois pode ser concretizado o seu afastamento.
TAP

TAP. IGF cita lei de 1933 para ilibar governantes

Auditoria a pagamento a ex-gestora livra de responsabilidades Pedro Nuno Santos e Hugo Mendes. Lei de 1933 diz que só teriam culpa se tivessem ido contra "estações competentes", neste caso a TAP.
TAP

Já há contactos para Alexandra Reis devolver valor

Devolução do valor indicado por IGF será inferior a 450 mil euros que é um valor bruto. Alexandra Reis recebeu 312 mil euros da TAP após descontos de 205 mil euros e terá direito a férias não gozadas.
E o vencedor é...

TAP. "Condenar" alguém sem a ouvir é aceitável?

Talvez Christine Ourmières-Widener tenha mesmo motivos de queixa. Nos Açores, Bolieiro sai mal mas a IL não sai atrás. Ventura ainda teve a "suprema lata" de apelar à responsabilidade após as ameaças.
TAP

IGF não chamou CEO da TAP por "economia de meios"

Christine Ourmières-Widener queixou-se de "comportamento discriminatório" por não ter sido chamada por Inspeção-Geral de Finanças. IGF seguiu audição no Parlamento e invoca "economia de meios.
TAP

TAP. Gabinete de Pedro Nuno não avaliou legalidade

Ex-ministro nunca colocou hipótese de decisão que afastou Alexandra Reis ser ilegal. Nem Pedro Nuno, nem Hugo Mendes pediram avaliação legal à solução declarada nula, dizendo que não lhes competia.
Noticiário

6h. TAP. Alexandra Reis devolve 450 mil euros

É a conclusão da Inspeção-Geral de Finanças sobre a saída da ex-secretária de Estado da TAP. Parecer levou à demissão da presidente executiva e do presidente do Conselho de Administração da TAP.
Noticiário

4h. Benfica joga hoje para a Liga dos Campeões

Águias tentam apurar-se para os quartos-de-final. Roger Schmidt espera um Club Brugge mais perigoso. Ainda, CEO da TAP acusa a Inspeção-Geral de Finanças de “comportamento discriminatório”.
TAP

TAP. Ilegalidades, culpas e quem ficou de fora

Não foi uma, foram várias ilegalidades que levaram ao despedimento em direto e por justa causa de dois gestores da TAP. O que respondem Christine, Alexandra Reis e Beja. E quem ficou de fora, para já.
TAP

As polémicas da CEO que deixa a TAP a dar lucro

Chegou para reestruturar e sai demitida pelo Governo, sem indemnização mas com lucros para mostrar. Christine Ourmiéres-Widener não resistiu ao caso Alexandra Reis, mas passou por outras polémicas.
TAP

A factura da TAP arrisca subir, ainda mais

Enfrentamos um risco muito sério de a TAP ainda nos sair mais cara. A agora demitida presidente da empresa dificilmente não processará a empresa.
Noticiário

1h. Alexandra Reis discorda de parecer da IGF

Inspeção-Geral de Finanças considera que acordo celebrado para saída de Alexandra Reis da TAP é nulo. Ex-secretária de Estado tem agora de devolver 450 mil euros. Diz que devolve "por vontade própria"
TAP

Novo CEO queria que vida corresse bem à TAP

Luís Rodrigues há menos de uma semana expressou o desejo de que a vida da TAP corresse bem. Sabe-se agora que será o próximo presidente da transportadora, que diz não gerir com base no excel.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.