718kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sexo

Porque Sim Não é Resposta

Educar um filho pode levar à separação dos pais?

Eduardo Sá explica que por mais que os pais amem os filhos, não deixam de ser um "pacote de exigências" que acaba por "fazer o favor de tornar claro os equívocos que separam um casal".
Porque Sim Não é Resposta

Criança não se concentra. Será défice de atenção?

"É muito fácil meter um rótulo como se fosse um defeito de fabrico". A criança não se conseguir concentrar mais de meia hora "não chega para dizer que tem um problema", explica o psicólogo Eduardo Sá.
Porque Sim Não é Resposta

A escola está cada vez mais stressante?

Eduardo Sá destaca o papel dos professores, para quem "a escola já não tem tanta graça". Alerta ainda para a influência que pode ter nas crianças pois "dão imensa importância ao professor".
Porque Sim Não é Resposta

Pornografia em grupos de adolescentes. Como agir?

O psicólogo Eduardo Sá alerta que uso de grupos nas redes sociais têm consequências. Há "deslumbramento típico" dos adolescentes e, por isso, é "muito importante" supervisão e acompanhamento dos pais.
Porque Sim Não é Resposta

"Como podemos passar das palavras para a ação?"

Eduardo Sá explica que professores, pressionados pelo cumprimento dos programas, transformam os alunos em "burocratas da educação". Salienta ainda que "mais escola não tem de ser menos infância."
Porque Sim Não é Resposta

Relação mãe e filho pode deixar o resto de fora?

O psicólogo Eduardo Sá explica que relações intensas entre mãe e filho "podem criar condições para uma separação". Acrescenta ainda que situações assim comprometem a autonomia dos adolescentes.
Porque Sim Não é Resposta

Crianças passam muito tempo no jardim de infância?

O psicólogo Eduardo Sá acredita que tempo longe do núcleo familiar é "magnifico para desenvolvimento subsequente", mas "demasiado tempo afastada da família faz com que a criança fique mais inibida".
Porque Sim Não é Resposta

Quando a sogra ocupa muito espaço na vida do casal

O psicólogo Eduardo Sá acredita que as sogras "podem ser uma mais valia" mas reconhece que, por vezes, "podem estragar uma relação". Nesta situação, é preciso "equilíbrio e bom senso".
Porque Sim Não é Resposta

Ela quer ter filhos, ele não sabe. Como resolver?

Dizer que não sabe é "forma de não criar expectativas". O psicólogo Eduardo Sá alerta que "pode ser forma de dizer que não, mas devagarinho" e sublinha "chutar a decisão para longe não é razoável".
Porque Sim Não é Resposta

O mais importante para alunos são os professores

Um estudo sobre bem-estar e felicidade nas escolas revela que alunos são mais felizes que  professores. O psicólogo Eduardo Sá revela que boa relação dos alunos com os docentes é o principal motivo.
Porque Sim Não é Resposta

A lei protege filhos com pais negligentes?

O psicólogo Eduardo Sá acredita que negligência paternal é "uma nódoa difícil" e não há "lixívia para a dor". Critica ainda o meio judicial: "Parece negligente na proteção dos direitos das crianças".
Porque Sim Não é Resposta

"Se fosse fácil não tinha tanta graça"

O psicólogo Eduardo Sá revela que é comum complicar o que é fácil "só para dar mais graça", mesmo nas relações amorosas. A tendência é fugir do garantido e as dificuldades "ajudam-nos a fazer melhor".
Porque Sim Não é Resposta

Há instinto maternal como “equipamento de base”?

O psicólogo Eduardo Sá esclarece que o "equipamento de base" são respostas instintivas transversais ao homem e à mulher. Ainda assim, é colocada "muita pressão" nas mães para se mostrarem mais capazes
Porque Sim Não é Resposta

Pais usam tribunal para decidir vida dos filhos

O psicólogo Eduardo Sá considera que judicializar a parentalidade é assumir que "não são pais como deve ser". Alerta que tribunais muitas vezes assumem-se como tutores de pais e "não pode acontecer".
Porque Sim Não é Resposta

Perturbações de memória pós-parto? "Mamnésia"

O psicólogo Eduardo Sá explica que as mães tendem a ficar "na lua" com as alterações que se dão no cérebro durante a gravidez. Tornam-se mais capazes de se focar no bebé e o resto passa para 2.º plano
Porque Sim Não é Resposta

O tempo cura tudo?

Mais do que a passagem do tempo, é preciso que as pessoas tenham a humildade de pedir ajuda
Porque Sim Não é Resposta

O meu filho está dependente da namorada

Não se relaciona com a família, não convive com os amigos, vive apenas para estar com a namorada. A mãe pergunta ao psicólogo Eduardo Sá o que pode fazer
Porque Sim Não é Resposta

O meu filho não quer saber da escola. E agora?

Mãe sente que a relação com o filho adolescente é prejudicada pela insistência no estudo. O psicólogo Eduardo Sá aponta um caminho.
Porque Sim Não é Resposta

Crise política afasta ainda mais os jovens

São todos vilões? Não, mas os mais novos não se sentem representados, nem os seus receios e preocupações. Enquanto isso, o descrédito da política só leva ao desencanto.
Porque Sim Não é Resposta

Com ou sem filhos: quem é mais feliz?

O psicólogo Eduardo Sá fala de casais sem filhos, das opções das mulheres e da forma como os filhos tanto podem ajudar como prejudicar um casamento.
Porque Sim Não é Resposta

Meter cunha pelos filhos? "É compreensível"

Análise ao caso das gémeas que vieram do Brasil para receber um tratamento que custou quatro milhões de euros ao Estado, em que a mãe terá "metido uma cunha" para ter acesso ao medicamento milionário.
Porque Sim Não é Resposta

Romper com a rotina a ir jantar com estranhos

"Venha jantar com um estranho e cinco pessoas", é o convite do site Time Left. Experiência pode ser "constrangedora" ao inicio, mas às vezes é preciso "romper com o dia a dia", explica Eduardo Sá.
Porque Sim Não é Resposta

Filha ostracizada por colegas. Quem deve intervir?

A exclusão social pode dar-se apenas pelo jovem "existir". O psicólogo Eduardo Sá esclarece que a escola deve intervir para evitar um "ambiente irrespirável" que leve o estudante a "baixar os braços"
Porque Sim Não é Resposta

Halloween ajuda a vencer os medos

Nada melhor do que nos fantasiarmos com os nossos piores receios: é uma forma de os exorcizar. Por isso, diz o psicólogo Eduardo Sá, as celebrações de Halloween são boas para as crianças
Porque Sim Não é Resposta

Pais processam Instagram por "danos causados"

A empresa que detém o Facebook e o Instagram, está a ser processada em 41 estados norte-americanos. As redes sociais são consideradas viciantes para as crianças. Análise com o psicólogo Eduardo Sá.
Porque Sim Não é Resposta

Taxa em restaurantes para crianças mal comportadas

O psicólogo Eduardo Sá revela preocupação com o facto de ser preciso uma medida para os pais "acordarem". Lamenta ainda que os pais reprimam e queiram ter "crianças certinhas, que não se expressem".
Porque Sim Não é Resposta

O meu filho pode brincar com brinquedos de menina?

O psicólogo Eduardo Sá explica que pais devem evitar alarmismos "antes de estar na cabeça do filho, seja o que for". O importante é não precipitar ideias de que "a criança vai querer mudar de sexo".
Porque Sim Não é Resposta

Recreio ou apoio ao estudo?

O psicólogo Eduardo Sá explica que "apoio ao estudo é continuação" da vida académica. Pais devem estar sensibilizados para a necessidade de recreio. "O recreio é uma escola absolutamente fantástica".
Porque Sim Não é Resposta

Novo Observatório estuda "masculinidade saudável"

O Observatório das Masculinidades. O psicólogo Eduardo Sá conhece projetos semelhantes e o resultado "não é bonito". Teme que se formatem "um conjunto de categorias que podem tornar-se escorregadias".
Amesterdão

Milhares de prostitutas contra o fim do Red Light 

As ruas da capital dos Países Baixos encheram-se de milhares de profissionais do sexo, que estão contra a criação de um "centro erótico" noutro local, proposto pela presidente da câmara.
Porque Sim Não é Resposta

Divórcios: em cada 100 casamentos só resistem 4

Dados demonstram quem em 2022, a percentagem de divórcios em Portugal disparou para 96%. Estamos em primeiro lugar entre os países da OCDE. Há razões para estes números? Há, sim.
Porque Sim Não é Resposta

O lado feminino dos homens

O psicólogo Eduardo Sá diz que os homens têm este lado de maior sensibilidade, mas pode estar "atrofiado" por crescerem a "ter de ser fortes". E atira: "as mulheres adoram o lado feminino dos homens".
Porque Sim Não é Resposta

Jovens viciados na internet. Há consequências?

O psicólogo Eduardo Sá reconhece que a internet é um instrumento "muito precioso" mas os jovens que não se desligam perdem um conjunto de oportunidades que "condiciona a forma de falar e pensar".
Porque Sim Não é Resposta

Estaremos a pensar demasiado?

Eduardo Sá considera que "a nossa cabeça só quer despachar assuntos", e afirma que esta é uma realidade que afeta tanto homens como mulheres. Pensar demais pode impedir-nos de concretizar planos?
Porque Sim Não é Resposta

Porque é que não somos tão bondosos como podemos?

Nesta edição, Eduardo Sá aborda a temática da "maldade urbana". O psicólogo considera que "somos muito distraídos em relação às pessoas e às causas, somos pouco solidários".
Porque Sim Não é Resposta

"Quando fores mãe, vais ver"

O psicólogo Eduardo Sá fala sobre a relação entre mães e filhas e sobre como as filhas tendem a repetir alguns dos erros e atitudes das mães.
Porque Sim Não é Resposta

Como é que pessoas boas se tornam más?

De acordo com o psicólogo Eduardo Sá, tornamo-nos "pessoas feias" quando vivemos uma vida que "não tem nada a ver connosco e vamos andando". Este cansaço pode implicar mudanças na forma de estar.
Porque Sim Não é Resposta

O pai que descobriu que um dos filhos não era seu

Nesta edição, "uma história de filme": um pai desconfiado que decidiu fazer um teste de paternidade e só revelou 4 anos mais tarde. Uma verdade  "que entra em territórios éticos e escorregadios".
Porque Sim Não é Resposta

Como promover a saúde mental?

O psicólogo Eduardo Sá acredita que ainda se lida com a saúde mental com "muitos embrulhos". Considera, ainda, que o ambiente laboral pode ser um "atentado" e culpa "medidas de fundo não tomadas".
Porque Sim Não é Resposta

O que é a parentalidade consciente ou positiva?

O psicólogo Eduardo Sá explica que o conceito é usado "quase como um slogan". Surgem "pântanos de conceitos e palpites" do que é saudável, sendo que "os bons pais precisam de tempo e de erros".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.