909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Colonialismo

História

Reparações nunca! Seriam um nó cego

Ajudar os nossos concidadãos afrodescendentes que disso necessitam, e lutar para que existam condições de igualdade e de justiça na sociedade? Claro que sim. Reparações pelo passado remoto? Nunca!
Austrália

Berlim devolve restos mortais de aborígenes

Os museus de Berlim e as suas reservas estão repletos de milhões de objetos trazidos pelas expedições científicas que percorreram o mundo a partir de meados do século XIX.
Exposições

Uma exposição para "Desconstruir o Colonialismo"

"O que se pretende nesta exposição é desmontar, desconstruir um conjunto de conceitos, de marcadores, de mitos que se criaram sobre os negros, os africanos e África", disse a coordenadora da mostra.
Cultura

Catedrático defende diálogo e devolução de bens

Não havendo, no entender do jurista, "um princípio geral de direito de restituição", o que existe "é um diálogo intercultural entre nações, entre povos que se conhecem".
Explicador

Olivença. Como olhar para as declarações?

Duarte Pacheco considera as declarações de Nuno Melo como um "dia infeliz". Vitalino Canas critica o ministro por ter confundido a sua opinião pessoal com o cargo que ocupa.
E o Resto é História

A revolta dos colonos brancos em Moçambique

A 7 de Setembro de 1974, a assinatura dos acordos de Lusaka, com a entrega da soberania de Moçambique à Frelimo, conduziu à Revolta do Rádio Clube e à reivindicação de “um governo de todas as raças”.
Noticiário

4h. Ministra da Cultura é ouvida sobre colónias

A audição no Parlamento resulta de dois requerimentos do PS e Chega. A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, diz que se existir "algum bem cultural apropriado indevidamente tem de ser devolvido".
Noticiário

14h. BE condena passado colonial português

A bloquista sublinha que o tráfico de escravos é um marco importante na história do país que não pode ser esquecido. Ainda, PCP desconfia do acordo entre o Governo e o Sindicato dos Maquinistas.
Guiné-Bissau

Sana Na N'hada pede reparação através do ensino

Realizador guineense defende que Portugal deve enviar professores de português para a Guiné-Bissau para reparar consequências do colonialismo. E alerta: "O português está a desaparecer na Guiné."
Direto ao Assunto

Traição à pátria? "Rir para não chorar"

Teresa Patrício Gouveia considera ridícula a maneira como foi recebida a reparação histórica. A antiga MNE aponta que devolução de objetos se justifica quando foram trazidos de forma indevida.
Colonialismo

Marcelo empregou mal o termo "reparações"

A antiga primeira-dama de Angola e presidente da Fundação Dr. António Agostinho Neto disse concordar com Marcelo Rebelo de Sousa, mas entende que a expressão não foi a mais correta.
Colonialismo

Historiador defende reparações às ex-colónias

Um processo de reparações não implica indemnizações diretas, mas "envolve imensas coisas" que mostrem um verdadeiro reconhecimento do passado, afirma o historiador Luís Trindade.
Colonialismo

Fritz, o Invasor

Uma invasão e colonização não são mais do que a soma de muitas invasões individuais: se um Fritz incomoda muita gente, muitos Fritzs incomodam muito mais!
Colonialismo

Reparações? Não, (nem) obrigado.

Enquanto homem negro e africano cujos antepassados sofreram com a escravidão, colonialismo e comunismo, renuncio a qualquer reivindicação de compensação dada a mim com base em reparações/retribuições.
Guiné-Bissau

Colonialismo deixou Guiné "no obscurantismo"

Carlos Pinto Pereira lembrou que, em 1974, não havia mais que "meia dúzia de quadros" formados na Guiné-Bissau, situação essa que "foi provocada intencionalmente pelo colonialismo".
PALOP

Governo prepara cursos sobre tétum e crioulo

Paulo Rangel afirma que as "línguas são um tesouro cultural da nossa história comum" e "têm uma enorme influência da língua portuguesa que está por investigar, por estudar e por divulgar".
Noticiário

13h. Governo não vai reparar ex-colónias

A garantia foi deixada por Paulo Rangel no debate de urgência pedido pelo Chega, a propósito das declarações do PR. Ainda neste jornal, Bruxelas apresenta quadro orçamental positivo para Portugal.
Colonialismo

Chega acusa Marcelo de três crimes

Ventura reconheceu que PS e PSD "provavelmente não" vão acompanhar a queixa e defende que a apresentação da mesma pretende dar voz "aos milhares" que se "sentem profundamente injustiçados".
Colonialismo

País "deve reconhecer" força intelectual africana

Mónica de Miranda afirma que em "Portugal há uma ferida colonial que não quer cicatrizar: o passado colonial continua a ser glorificado nas artes, no ensino e na política".
Noticiário

8h. Chega entrega hoje queixa-crime contra Marcelo

O Chega defende que Marcelo Rebelo de Sousa não serviu os interesses de Portugal quando lançou o tema da reparação às ex-colónias. André Ventura apresenta as linhas gerais da queixa-crime esta tarde.
Racismo

O problema das reparações

Discutir reparações significa discutir muito mais do que ideias históricas ou cálculos financeiros. É algo mais existencial: é a forma como vemos o mundo e os pressupostos filosóficos que lhe subjazem
Cultura

Arte e ex-colónias: "A restituição é irreversível"

Sobre o tema (re)colocado na agenda pelo Presidente, o investigador e programador cultural António Pinto Ribeiro diz que é preciso descolonizar mentes e currículos, dos museus às universidades.
Brasil

Brasil. Ministra defende reparações por Portugal

Margareth Menezes disse ainda ter ficado feliz quando ouviu as "declarações corajosas" de Marcelo: "Essa reparação é importante porque engrandece um povo, principalmente diante das suas gerações".
Descobrimentos

O Elogio das Conquistas

Estamos em pleno período de Comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões, que de forma ímpar e excelsa, cantou  a epopeia dos barões assinalados que somos nós. Tempo propício à memória, portanto.
Direto ao Assunto

Traição à pátria? "Chega faz chicana política"

Mário Amorim Lopes, da Iniciativa Liberal, diz que o partido não vai apoiar processo contra o Presidente da República. Acusa o Chega de estar a "judicializar declarações políticas". 
Resposta Pronta

Ação criminal do Chega? "Condenada ao insucesso"

O jurista Paulo Saragoça da Matta aponta a ação criminal do Chega como "inviável e pouco democrática". Considera que ao ser apresentada ao Ministério Público "seria imperativamente arquivada".  
Noticiário

15h. Marcelo desvaloriza ação criminal do Chega

Sobre uma eventual ação criminal do Chega sobre as reparações às antigas colónias, o PR afirma que "faz parte da democracia". Ainda, PSV sagrou-se campeão nacional de futebol da Holanda.
Noticiário

7h. PS e PSD travam ida de Marcelo à justiça

Chega mantém em aberto um procedimento criminal a Marcelo Rebelo de Sousa. Não passa sem PS e PSD. Medina não foi convidado para eurodeputado. E Sporting agarra-se à calculadora.
Noticiário

23h. PS e PSD travam processo a Marcelo

Chega mantém em aberto a possibilidade de promover a abertura de um procedimento criminal a Marcelo sobre as declarações sobre as ex-colónias. PS e PSD confirmam ao Observador que são contra.
Assembleia Da República

Debate sobre indemnizações decorre a 15 de maio

O debate de urgência pedido pelo Chega após falas do Presidente da República sobre indemnizações às ex-colónias, foi marcado para o dia 15 de maio pelo presidente da Assembleia da República.
Colonialismo

Carpideiras do antigamente: reparações

Falar em reparações históricas é semelhante a propor homenagens póstumas. Todos sabemos que têm a sua graça, mas não mudam realmente nada.
Colonialismo

Indemnizações às ex-colónias. Chega quer debate

O líder parlamentar do Chega acusa os restantes partidos de arranjarem "mil e uma desculpas", afirmando "não terem interesse em realizar este debate."
Colonialismo

Trovoada diz que reparações não estão na agenda

O primeiro-ministro são-tomense corrigiu a sua ministra da Educação, que afirmou aos jornalistas que o Governo são-tomense iria pedir a Portugal a reparação dos danos morais da colonização.
Colonialismo

Cooperação deve evoluir "sem travões", diz Marcelo

Questionado sobre ações concretas como a restituição de património cultural às ex-colónias, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa disse que a cooperação entre governos deve evoluir "sem travões".
Governo

Chega quer audição sobre obras das ex-colónias

O Chega quer que Dalila Rodrigues "explique a sua posição sobre a devolução de obras de arte". Falou sobre o primeiro mês do Governo e que exoneração da Santa Casa já "era devida há muito tempo".
História

A história não é um tribunal

Não sou especialista em história colonial mas estudei história o suficiente para saber duas coisas: os conflitos sobre a história obedecem a motivações políticas do presente e normalmente acabam mal.
Noticiário

15h.PR condena passado de Portugal nas ex-colónias

Numa visita de Estado em Cabo Verde, Marcelo Rebelo de Sousa faz uma espécie de mea culpa e garante que o passado não é para voltar a repetir.
Colonialismo

Cooperação é reparação "que já está a ser feita"

"O apoio que nós damos, a cooperação que temos, as parcerias" são uma reparação "que já está a ser feita" e "vai continuar a ser feita", afirmou Marcelo sobre reparações de crimes da era colonial.
Colonialismo

Reparações: Neves pede serenidade no debate

José Maria Neves disse que não comenta em si as declarações do Presidente português, mas insistiu na necessidade de um debate para o "entendimento e consensos sobre essas matérias" das reparações.
Noticiário

16h. Cabo Verde pede serenidade sobre reparações

José Maria Neves insiste na necessidade de um debate sobre o tema. Ainda neste jornal, as reações à declaração do Ministro da Defesa sobre o serviço militar para jovens que cometam pequenos delitos.
Noticiário

12h.Chega quer debate na AR sobre antigas colónias

O pedido foi feito no seguimento das palavras do Presidente da República, que sugeriu uma reparação às antigas colónias. E ainda, o Produto Interno Bruto cresceu 1,4% no primeiro trimestre do ano.
História

Dos heróis do mar às reparações históricas

Longo o quanto baste mas jamais o suficiente para desatar o nó górdio da memória portuguesa, esta é uma reflexão que visa contribuir para um debate que deveria ser ameno mas que carrega elevada paixão

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.