PALOP

PALOP

PALOP. UE quer fomentar acesso online de artistas

O diretor-geral para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia disse que quer fomentar o acesso dos artistas ao mercado através da Internet.
União Europeia

UE dá 26 milhões a PALOP e Timor

Os 26 milhões de euros dados pela União Europeia vão servir para promover dois programas no domínio do emprego no setor cultural e da reforma da gestão das finanças públicas.
António Costa

Costa quer participação militar conjunta com PALOP

O primeiro-ministro português, António Costa, definiu em Maputo como um objetivo fundamental de cooperação técnico-militar a cooperação com os PALOP em missões nos vários pontos do mundo.
PALOP

APCA lidera projeto internacional de cirurgia

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória está a liderar um projeto internacional para implementar a cirurgia de ambulatório em países lusófonos e vai começar por Cabo Verde.
PALOP

Remessas dos emigrantes nos PALOP sobem quase 10%

Segundo o Banco de Portugal, as remessas dos emigrantes nacionais nos PALOP subiram de 21,43 milhões de euros para 23,55 milhões, o que representa uma subida de 9,89%
Diplomacia

Portugal constrói projetos para países lusófonos

110
Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros afirma que o objetivo de Portugal é ajudar na construção de projetos que o Banco de Desenvolvimento vai financiar nos países lusófonos.
Adalberto Campos Fernandes

Saúde. Portugal vai cooperar mais com PALOP

Ministro da Saúde disse que, "dentro da capacidade que o país tem", vai tentar colaborar mais com os PALOP na área da saúde e considera que "experiência desses países é muito enriquecedora.
Maputo

Centro Cultural Português lança livros premiados

Prémio Literário Eugénio Lisboa em Moçambique tem o objetivo de incentivar a criação literária no país. "Mundo Grave" e "Bebi do Zambeze" vão ser os dois livros publicados.
PALOP

Remessas dos PALOP caíram 5,6%

As remessas dos emigrantes portugueses a trabalhar nos PALOP caíram para 15,7 milhões de euros, referem dados do Banco de Portugal divulgados esta terça-feira.
Literatura

Mia Couto critica divulgação cultural em África

246
O escritor moçambicano, de visita a Cabo Verde, criticou a divulgação cultural entre países africanos de língua portuguesa, considerando que continua a "existir um triângulo tipicamente colonial".
Língua Portuguesa

"Incêndios" é a Palavra do Ano de 2017

203
Na hora de escolher a palavra que melhor define 2017, os portugueses não conseguirem esquecer a tragédia deste verão. A iniciativa "Palavra do Ano", da Porto Editora, celebra a 10ª edição em 2018.
Timor-Leste

Timor. Primeiro-ministro não entende críticas

Mari Alkatiri disse não perceber as críticas do maior partido da oposição, o CNRT, ao programa do Governo, que visam políticas que continuam as do anterior Governo.
Música

Novo álbum de Sara Tavares, “Fitxadu”, sai dia 27

O novo álbum da cantora e compositora Sara Tavares, “Fitxadu”, que significa "fechado" em crioulo cabo-verdiano, é constituído por 11 canções e editado no próximo dia 27, anunciou a promotora.
Moçambique

Escolas abrem inscrições para novo ano letivo

O processo de matrículas para a primeira classe do ensino básico, referente ao ano letivo de 2018, arranca esta terça-feira em todo o território moçambicano.
Crime

Cabo Verde. Crimes sexuais contra crianças sobem

O abuso contra crianças foi o crime sexual que mais aumentou durante o ano judicial de 2016/17 em Cabo Verde, representando mais de um terço dos 523 processos por crimes sexuais no Ministério Público.
Eleições em Angola

Angola. Ex-chefe da Casa Civil nomeado ministro

O antigo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência de José Eduardo dos Santos, Edeltrudes Costa, é o primeiro ministro a ser nomeado pelo novo chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Moçambique

Maputo. Empresa municipal recupera autocarros

A Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo vai recuperar 23 autocarros para fazer face à crise de transportes na capital moçambicana, informou hoje fonte da instituição.
PALOP

Comércio entre China e PALOP subiu 43,4% em março

As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa subiram 43,3% até março, em termos anuais homólogos, atingindo 23,9 mil milhões de dólares (21,5 mil milhões de euros).
PALOP

Remessas dos emigrantes nos PALOP caíram 3,4%

As remessas dos emigrantes que estiveram no ano passado a trabalhar nos PALOP caíram 3,43%, para 216,4 milhões de euros, enquanto os imigrantes lusófonos enviaram 45,4 menos 10,9% em 2015.
Emigrantes

Remessas de emigrantes nos PALOP sobem 18%

As remessas dos portugueses que também nos países lusófonos africanos subiram 18%, para 24,61 milhões de euros. No entanto, ocorreu uma descida a nível global de 15,1%.
PALOP

PALOP aceleram projetos para Fundo Europeu

Representantes do programa de cooperação dos PALOP e Timor-Leste com a União Europeia acordaram acelerar a apresentação de projetos ao Fundo Europeu de Desenvolvimento.
Cabo Verde

Cooperação europeia reúne-se com PALOP e Timor

O responsável pela cooperação europeia, Stefano Manservisi, visita Cabo Verde para contactos com as autoridades e para participar na reunião de ministros dos PALOP-TL com a União Europeia.
Economia

China emprestou 240 milhões a PALOP e Timor-Leste

Os países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste receberam da China empréstimos com condições vantajosas de cerca de 240 milhões de euros nos últimos três anos.
PALOP

Moçambique tem dívida maior do que a oficial

A dívida de 2014 que o Governo de Moçambique divulgou em março aos investidores dos títulos de dívida da Empresa Moçambicana de Atum é superior em 1,6 mil milhões de dólares aos números oficiais.
PALOP

Brasil, Angola, Moçambique. Isto não está fácil

Haverá uma boa saída para o Brasil pós-Dilma? Pode Angola superar a crise económica e Portugal manter canais abertos com Luanda? E que esperança pode ter Moçambique, onde o Estado parece dissolver-se?
Presidenciais 2016

Com quem o novo Presidente se irá sentar

Quem são os presidentes eleitos com os quais o novo Presidente da República se vai relacionar mais frequentemente? Da França ao Brasil, passando por Angola, espreite as caras homólogas ao próximo PR.
Guiné-Bissau

Ação judicial pode destituir Presidente da Guiné

Os promotores desta hipotética ação judicial estão agrupados na Aliança Nacional pela Democracia e dizem que o Presidente José Mário Vaz “está a mais” na sociedade guineense.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Baciro Djá é primeiro-ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau nomeou hoje Baciro Djá como novo primeiro-ministro do país, disse fonte da presidência à agência Lusa.
Mundo

Moçambique e Portugal: a visita de Filipe Nyusi

Um dia surgirá um primeiro presidente moçambicano, talvez o atual, que reconhecerá a importância duma aproximação mais convincente de Moçambique a Portugal, até para a sua afirmação política e pessoal
Ciência

Gulbenkian junta esforços contra malária

A Fundação Gulbenkian vai promover a união de esforços de investigadores portugueses e dos PALOP para conseguir financiamento comunitário para procurar soluções para doenças como SIDA ou a malária.
Catástrofes

Cabo Verde: Vulcão da Ilha do Fogo em erupção

231
O vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo entrou hoje de madrugada em erupção e obrigou a um plano de evacuação em vários pontos da ilha, não havendo para já notícias de vítimas.
Comércio Externo

AICEP quer fazer ligação entre China e CPLP

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal defendeu hoje, à chegada a Macau, que Portugal se quer afirmar como parceiro da China na relação com os países de língua portuguesa.
Angola

Luanda vai ter museu para celebrar africanidade

112
O colecionador de arte congolês Sindika Dokolo reafirmou hoje em Londres a intenção de abrir em Luanda um museu de "celebração da africanidade", mas disse querer encontrar uma forma original de expor as obras.
Moçambique

Dhlakama pretende ficar em Maputo

Afonso Dhlakama, assegurou a um conjunto de diplomatas acreditados em Maputo que não recorrerá à violência e tenciona permanecer na capital moçambicana para dialogar com o Governo cenários pós-eleitorais.
Sustentabilidade

Bissau aposta na biodiversidade

O governo da Guiné-Bissau vai colocar a biodiversidade no centro da estratégia de desenvolvimentom anunciou o primeiro-ministro.
Ébola

Portugal vai para a frente de combate ao Ébola

Portugal deverá montar uma base de retaguarda para prevenção e combate ao vírus Ébola no Hospital Militar de Bissau, anunciou hoje a ministra da Saúde da Guiné-Bissau, Valentina Mendes.
Legislativas 2015

Incidentes graves em Tete

Os incidentes na província de Tete, nas eleições gerais de Moçambique, na quarta-feira, envolvendo destruição de postos de votação e material eleitoral, ocorreram em mais cinco regiões, além do distrito de Tsangano, informou a Comissão Provincial de Eleições.
Legislativas 2015

Eleições podem abrir conversas em Moçambique 

O porta-voz da Frelimo garantiu que "não houve nenhum contacto" entre o partido no poder em Moçambique e a Renamo sobre cenários pós-eleitorais, mas prometeu responder ao pedido de negociações do líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)