894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Conflitos

Gabinete de Guerra

"Netanyahu não vai assinar qualquer acordo"

José Filipe Pinto diz que diplomacia americana promove negociações no Médio Oriente, mas que nada resulta destas conversações. Sobre a Ucrânia, afirma que Zelensky terá de aceitar perdas territoriais.
Ucrânia

Guerra na Ucrânia - 1002 dias de idiotas

Passados estes quase três anos de guerra, um milhão de mortos e incontáveis prejuízos, o impacto de que mais nos podemos queixar, nesta longínqua ponta da Europa, é mesmo o da proliferação do idiota.
Noticiário

17h. Portugal encerra embaixada em Kiev

Paulo Rangel confirma que a embaixada vai ficar fechada alguns dias. Ainda, o Parlamento vai analisar a conduta dos deputados do Chega.
Gabinete de Guerra

“Rússia pode bombardear Kiev a qualquer momento”

Major-General Isidro Morais Pereira considera que um ataque nuclear está fora de questão, mas é provável que a Rússia aposte no uso massivo de mísseis. Ainda, o investimento de Portugal na segurança.
Noticiário

16h. PR avisa EUA para não esquecerem UE

Presidente da República avisa que cada vez que os Estados Unidos sacrificam relação com a União Europeia saem prejudicados. Ainda, embaixada de Portugal em Kiev pode ser encerrada.
Noticiário

14h. Ucrânia acusa Rússia de desinformação

A Ucrânia fala num ataque psicológico de informação massivo. Ainda neste jornal, a embaixada de Portugal em Kiev pode encerrar "a qualquer momento".
Noticiário

12h. IGAS. Min. Saúde retira tutela à Sec. Estado

Ministra da Saúde retira tutela da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde à secretária de estado da saúde. Ainda, embaixada de Portugal em Kiev mantém-se em funcionamento
Gabinete de Guerra

Ucrânia. "Conflito mais longo" desde II Guerra

Bruno Cardoso Reis diz que há provavelmente mais de um milhão de baixas dos dois lados do conflito. Não se surpreende com a duração da guerra e diz que voltou a haver crise de refugiados na Europa.
Noticiário

22h. Suécia vence Azerbaijão na Liga das Nações

O Azerbaijão é treinado atualmente por Fernando Santos, antigo selecionador de Portugal. Os nórdicos golearam os azeris por 6 a 0. Viktor Gyökeres marcou 4 golos.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel oferece 5 mihões por cada refém libertado

Netanyahu prometeu uma saída segura da Faixa de Gaza a qualquer pessoa que entregue um refém a Israel. Há 97 israelitas ainda em cativeiro desde o 7 de outubro, 34 dos quais mortos.
Noticiário

20h. Armas nucleares têm servido como dissuasão

O antigo líder do CDS refere que Putin só responde perante a força. Ainda, o PR diz que a autorização americana concedida à Ucrânia, referente aos mísseis, é uma medida com limitações.
Direto ao Assunto

"Armas nucleares têm servido como dissuasão"

Paulo Portas considera que Vladimir Putin só responde perante a força, mas lembra que, nas últimas décadas, as armas nucleares têm servido como forma de dissuasão.
Gabinete de Guerra

"Ucrânia mantém a soberania e isso já é vitória"

Aos 1000 dias de guerra na Ucrânia, não há paz, mas não restam dúvidas: Putin não conseguiu tomar Kiev em 48h. Vítor Gabriel Oliveira sublinha: afinal, Vlodimir Zelensky venceu até agora.
A Guerra Traduzida

1000 dias depois, Putin quer usar armas nucleares

No dia em que a Ucrânia ataca a Rússia, pela primeira vez, com mísseis norte-americanos, Putin alarga critérios para destruição nuclear. Dmitry Medvedev ameaça: "É a terceira guerra mundial".
A Guerra Traduzida

Com ou sem Trump, Europa vai pagar a guerra

Promessa deixada pelo Reino Unido no dia em que faz 1000 dias desde o início do conflito. David Lammy garante que Europa vai investir na Ucrânia. Hoje, Rússia foi atacada com mísseis norte-americanos.
Noticiário

15h. Governo preocupado com decisão do Kremlin

Álvaro Castelo Branco reconhece que as atitudes de Putin mostram que não tem interesse em alcançar a paz. Ainda, EUA consideram não haver razões para alterar a sua própria doutrina nuclear.
Noticiário

14h. Ucrânia. Zelensky lança plano de resiliência

Zelensky reiterou que não vai abrir mão dos direitos dos ucranianos e mostrou-se focado na unidade e segurança do país. Ainda, Portugal vai continuar a apoiar a Ucrânia.
Gabinete de Guerra

Guerra na Ucrânia. "Não existe união na Europa"

Francisco Pereira Coutinho acredita que 2025 vai ser um ano decisivo para a Europa e a Ucrânia em relação à continuidade da guerra. Ainda, o que esperar da proposta dos EUA de cessar-fogo em Israel.
Noticiário

3h. Hezbollah e Líbano aceitam termos dos EUA

Um acordo de cessar-fogo proposto pelos EUA recebeu parecer positivo tanto do Líbano, como do Hezbollah, com o objetivo de colocar em vigor a resolução1071 do Conselho de Segurança da ONU.
Ucrânia

Ucrânia: 1000 dias de Resistência

Mil dias de guerra são mil dias de sofrimento. Mas também são quase onze anos de resistência contínua. Cabe-nos a nós garantir que esta resistência não será em vão.
Noticiário

00h. Hezbollah e Líbano aceitam termos para a paz

O acordo tem como objetivo colocar em vigor a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU. Uma delegação dos EUA vai viajar até Beirute para apresentar o documento aos dois lados.
Conflito Israelo-palestiniano

UNRWA pede à ONU que impeça o seu desmantelamento

Parlamento israelita aprovou legislação para banir atividades da agência das Nações Unidas, que acusa de compactuar com o Hamas. Diretor da UNRWA diz que "não há plano B".
Noticiário

17h. Países nórdicos preparam Guerra Mundial

Foram hoje distribuídos milhões de panfletos aos habitantes que procuram preparar a população para um cenário de guerra. Ainda, o presidente turco quer congelar a guerra na Ucrânia.
Gabinete de Guerra

"Se o Hamas já era bloqueio, agora é pior"

Major-General João Vieira Borges não tem dúvidas de que será cada vez mais difícil derrotar o Hamas. Ainda, o cenário de "paz injusta" na Ucrânia não reflete também uma "guerra injusta"?
A Guerra Traduzida

Ucrânia. Presidente turco tem plano de cessar-fogo

Recep Erdogan vai apresentar proposta que contém três princípios: adiamento de entrada de Kiev na NATO, desmilitarização do Donbass e compensar Ucrânia pela espera. Mais detalhes neste episódio.
A Guerra Traduzida

Norte da Europa prepara-se para 3ª Guerra Mundial

Suécia, Noruega e Finlândia começaram hoje a distribuir panfletos a milhões de pessoas. Autoridades aconselham a comprar enlatados, água, medicamentos e comprimidos de iodo em caso de ataque nuclear.
A Guerra Traduzida

Dois anos depois, Chanceler alemão falou com P...

Olaf Scholz quer que Presidente russo e homólogo ucraniano se sentem à mesa, mas quer também organização de evento onde participem Rússia e Ucrânia.
Noticiário

12h. UE. Falta de 1,2 milhões de médicos em 2022

O alerta é feito pela OCDE e pela Comissão Europeia, através do relatório divulgado hoje. Ainda, Iniciativa Liberal pede demissão do presidente do INEM e da secretária de Estado da Gestão da Saúde.
Resposta Pronta

"É tarde, mas ainda bem que a decisão foi tomada"

A opinião é de Pavlo Sadokha, presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, que enaltece a decisão de Joe Biden. No entanto, diz que é algo que deveria ter acontecido já no início do conflito.
Gabinete de Guerra

Ucrânia. Medida de armamento vem tarde demais?

Bruno Cardoso Reis acredita que é uma mudança importante nas administrações de Biden mas, não mudará as condições no terreno. O historiador defende que a 3ª Guerra Mundial seria o fim da humanidade. 
Noticiário

7h. Ucrânia recebe apoio dos EUA. Rússia avança

Especialistas ouvidos pelo Observador reconhecem "ganhos lentos" do Kremlin e consideram que a guerra está num "impasse". Em Portugal, ministra da Saúde recebe autarcas de Setúbal.
Noticiário

1h. Zelensky não confirma luz verde de Biden

Volodymyr Zelensky não confirma luz verde de Joe Biden para utilizar armas de longo alcance norte-americanas mas levanta o pano para dizer que "os mísseis vão falar por si".
Coreia do Norte

Kim pede a militares que se prepararem para guerra

Líder norte-coreano culpa Ocidente por ter colocado a península da Coreia "na pior fase da História". Quer tropas prontas para a guerra e que se desenvolva poderio nuclear de Pyongyang "sem limites".
Noticiário

22h. Guterres espera que o conflito não escale

Em conferência de imprensa, no Brasil a proposito da reunião do G20, António Guterres foi confrontado com a decisão de Joe Biden. Ainda neste jornal, Portugal joga amanhã frente à Croácia.
Noticiário

20h. PCP acusa Governo de criar negócios na saúde

O secretário-geral do PCP diz que o Governo só é eficaz a seguir essa lógica. Ainda neste jornal, uma análise de Major General Isidro Morais Pereira.
Noticiário

19h. Ucrânia vai poder atacar a longa distância

Joe Biden deu luz verde ao pedido de Volodymir Zelensky. Ainda neste jornal, a embaixadora da Ucrânia em Portugal apela ao Ocidente que se una numa frente diplomática para acabar com a guerra.
Noticiário

12h. Mau tempo. CM Albufeira sem pedidos de ajuda

O Algarve está a ser a região mais afetada pela chuva mas a autarquia não recebeu até agora pedidos de ajuda da população afetada. Ainda o preço da água no interior e os alertas do Papa sobre Gaza.
Noticiário

11h. IPMA prevê melhoria do estado do tempo

Depois de uma semana de chuvas e ocorrências, o IPMA diz que o pior já passou. Ainda a avaria de um comboio na Linha do Norte e os dados que apontam para o aumento do número de acidentes nas estradas.
Noticiário

10h. Municípios. ERSAR decide preço da água

Os autarcas do interior têm medo que os preços aumentem. Ainda o aumento do número de acidentes nas estradas portuguesas e a reportagem sobre a iniciativa que levou jazz à prisão.
Noticiário

9h. Incêndios de setembro. 13 suspeitos detidos 

Os dados são divulgados pela Polícia Judiciária. Também neste jornal, destaque para o aumento do número de acidentes nas estradas portuguesas e para os ataques da Rússia à Ucrânia desta madrugada.
Noticiário

8h. Portugal com tendência de aumento de acidentes

Nos últimos dez anos, o número de acidentes aumentou 22%. Só nos primeiros seis meses do ano, houve 214 mortos. Ainda as críticas do PS sobre o INEM e a escolha de Trump para a Energia.
Noticiário

7h “Portugal está bem, num mundo que não está bem"

Neste jornal, as declarações do Presidente da República no Equador. Ainda a troca de acusações entre Pedro Nuno Santos e Hugo Soares sobre o INEM e o ataque à casa de Benjamin Netanyahu, em Israel.
Noticiário

6h. Acidentes aumentaram 22% em 10 anos

Nos últimos seis meses do ano, foram registados mais de 17 mil acidentes, que provocaram mais de 200 vítimas mortais. Hoje, domingo, assinala-se o dia mundial em memória das vítimas da estrada.
Noticiário

5h. Libertados presos políticos na Venezuela 

O ministério público venezuelano anunciar que iria rever o caso de 225 detidos, na sequências dos protestos contra os resultados das eleições presidenciais. Ao todo foram detidas 2.400 pessoas.
Noticiário

4h. Coreia do Norte intensifica apoio à Rússia

A informação está a ser avançada pelo jornal norte-americano, Financial Times. Segundo a mesma fonte, alguma desta artilharia já foi enviada para a cidade russa de Kursk, sob domínio ucraniano.
Noticiário

3h. Trump nomeia magnata para pasta da energia

Chris Wright é conhecido por ter um discurso cético em relação às alterações climáticas. Durante a campanha Trump manifestou a intenção de promover mais investimento no setor do petróleo.
Noticiário

2h. Netanyahu alvo de mais um ataque 

O primeiro-ministro e a família não se encontravam na residência no momento do ataque. Não há registo de danos. O ministro da defesa acusa o Irão e os seus aliados de tentarem assassinar Netanyahu.
Guerra

A Segunda Guerra Fria

Se o século XX foi definido pela luta entre o capitalismo e o comunismo, o século XXI parece estar a ser moldado por um confronto mais amplo entre democracias e autocracias. É a Segunda Guerra Fria.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.