Pacto de Estabilidade E Crescimento
Plano Nacional de Reformas

Marcelo ouve partidos sobre PEC, Plano de Reformas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começa hoje a receber os partidos com representação parlamentar para discutir o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas.
PS

Costa diz que Pacto limita crescimento europeu

Num colóquio do PS em Setúbal, o líder do partido e primeiro-ministro criticou a "excessiva lentidão" da Europa em responder aos problemas e também do descontentamento que existe na UE.
Pacto de Estabilidade E Crescimento

Vital: Europa não deve ser "forte com os fracos"

Vital Moreira, ex-eurodeputado do PS, dá dois argumentos para a Europa não sancionar Portugal pelo falhanço no défice em 2015. Mesmo que este ano a meta também já se tenha tornado "uma miragem".
Pacto de Estabilidade E Crescimento

PPE quer Bruxelas a aplicar PEC sem permissividade

O presidente do Partido Popular Europeu escreveu uma carta a Juncker a pedir uma "força máxima" das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Incluindo a vertente das sanções.
Pacto de Estabilidade E Crescimento

A farsa da "ditadura europeia"

708
O PEC é uma opção deste governo e desta maioria para manterem o financiamento internacional e a protecção do BCE. Mas uma opção que não lhes dá jeito assumir, e que por isso tratam como "ingerência".
Crise dos Refugiados

Custo dos refugiados pode não entrar no défice

Presidente da Comissão Europeia foi a Estrasburgo dizer que os países que tiverem custos com as políticas de apoio aos refugiados podem ter benesses no défice, mas análise será feita país a país.
Tratado Orçamental

BCE critica Bruxelas por não fazer aplicar PEC

Não cumprir as novas regras não permite gerar a confiança que a criação destas devia alcançar, diz o BCE. França devia ter sido alvo de sanções e Portugal e Espanha deviam ser avisados. Não o foram.
Défice

Tratado Orçamental. Já nasceu torto?

No primeiro grande teste às novas regras orçamentais, a Europa não puniu a França e há quem ache que isso coloca em causa a credibilidade das novas regras. Outra vez.
Pós-troika

Eurogrupo: Portugal pode precisar de mais medidas

154
Eurogrupo diz que Portugal pode precisar de mais medidas para reduzir défice abaixo de 3% este ano. Governo reiterou que a estratégia orçamental é adequada, mas está pronto para adaptar se necessário.
Pacto de Estabilidade E Crescimento

Quão flexíveis são as novas regras orçamentais?

Bruxelas clarificou o que é a "flexibilidade" incluída nas regras orçamentais. Mais beneficiados podem ser França e Itália, que podem ver exigências minoradas devido a reformas que ainda nem fizeram.
União Europeia

Bruxelas admite mais flexibilidade nas metas

Comissão frisou que a flexibilidade será concedida sob condições estritas, designadamente em função dos esforços dos países em matéria de reformas e a sua participação no plano de investimentos.
Finanças Públicas

Os 21 avisos de Bruxelas a Portugal

Primeira análise ao Orçamento português não é animadora: Portugal tem de fazer mais, para reduzir o défice e para reformar a economia.
Tratado Orçamental

Flexibilidade orçamental não é para Portugal

Ministra das Finanças diz que discurso de Mario Draghi pode ter várias interpretações, mas que a flexibilidade na aplicação das regras orçamentais depende do país. E Portugal não entra nessas contas.
A página está a demorar muito tempo.