Pós-troika
Financial Times

Como ler o editorial do FT (guia para socialistas) /premium

326
Ignore, por favor, a referência a “ainda haver muito por fazer”. António Costa não tem de fazer nada. As coisas, como estes quatro anos provaram, acontecem sozinhas.
Trabalho

Sócrates? "Foi um momento de dificuldade. E dor"

A reversão das medidas impostas pela troika. Ainda o escândalo Sócrates. E a resposta à pergunta sobre o pedronunismo: ""Não me revejo em nenhum ismo". Best of do Carpool com Vieira da Silva.
Rui Rio

O regime da irresponsabilidade

333
Tal como o PS apagou as suas responsabilidades na bancarrota de 2011, o PSD pretende apagar as suas responsabilidades na saída limpa de 2014. Daí os "acordos" desta semana.
Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
Crescimento Económico

Queremos voltar à pré-troika?

381
Com níveis de poupança tão baixos, a única forma razoável de aumentar o investimento será atrair investimento estrangeiro. Criar as condições para essa atracção deve ser uma prioridade política.
Mercados Financeiros

Risco da dívida sobe para máximos do pós-troika

1385
Desde o verão de 2014, final do programa de ajustamento, que o risco da dívida portuguesa não era tão elevado. Impasse com Bruxelas e receio de corte do "rating" está a pesar no risco português.
Pós-troika

Os 18 "recados" que a troika vai trazer a Portugal

312
Impostos, salários e concorrência. Diário de Notícias cita documento da Comissão Europeia com 18 problemas que estrangulam o investimento empresarial no país e que devem ser resolvidos urgentemente.
Governo

10 notas para memória futura

1701
Prometi não escrever nada enquanto não visse o quadro todo. Passado mais de um mês, aqui estão 10 notas simples sobre o que acho disto tudo. Prometo ser breve (na próxima vez)
Governo

Governos peculiares

883
Se sequer imaginássemos que o PCP ou o BE pretendessem que Portugal saísse do Euro, teríamos dificuldades em delinear uma estratégia mais eficaz.
Governo

PS aceita estudar "sustentabilidade da dívida"

384
Acordo com o Bloco prevê grupo de trabalho para estudar "sustentabilidade da dívida externa" portuguesa. Ministro das Finanças estará nas reuniões, com primeiro relatório ao fim de 6 meses.
Governo

Passos desafia Costa. Medidas extra a votos na AR

578
Governo pode aprovar amanhã o prolongamento das medidas extra em vigor: corte de salários e sobretaxa. Ministro marcou votação para antes de Costa entrar em funções. Dúvida: como votarão PCP e Bloco?
Governo

Programa. Direita vinca défice abaixo de 3%

237
A direita já espera que o PS queira chegar ao Governo e "antecipar" despesa, culpando-a pelo falhanço das metas. Programa vai vincar as vantagens de cumprir para o Governo que entra.
Legislativas 2015

Tem a certeza? A pergunta dos gestores a Costa

269
Empresários e gestores tremem de pensar num Governo de esquerda. Os banqueiros, só falam sob reserva. A maioria insiste no bloco central, mas há quem veja um lado bom em pôr o BE e PCP à experiência.
Legislativas 2015

7 dados que faltam para saber que Governo teremos

285
Até onde cedem PCP e BE? Como fica o programa de Centeno? Que hipóteses tem ainda Passos? E que papel terá o Presidente - este e o próximo? Sete dados em aberto que vão determinar que Governo teremos.
15 questões eleitorais

Precisamos mesmo de uma maioria?

Haver uma maioria nas eleições em Portugal é importante para os investidores estrangeiros, mas não é essencial. As preocupações? A continuidade das reformas e manter PCP e Bloco fora de jogo.
Legislativas 2015

Como eles, na Europa, veem as nossas eleições

Como está, afinal, Portugal? Melhor ou pior? De que é que o país precisa e o que está em cima da mesa nas eleições? O Observador ouviu 7 eurodeputados de várias alas e países. E não faltam adjetivos.
Coligação

Como deveria ter sido

Isto é diferente do que deveria ter sido. Bem diferente do movimento de Mudança de que Portugal precisa para vencer duradouramente os seus problemas.
Pós-troika

FMI sai de Portugal a dias das legislativas

A delegação permanente do Fundo Monetário Internacional vai fechar no final de setembro e, ao fim de quatro anos, o representante do Fundo em Lisboa, Albert Jaeger, vai voltar a Washington.
Fundo Monetário Internacional

Um aviso para quem fica, um alerta para quem vem

O FMI deixou claro o que vai dizer ao próximo inquilino de São Bento: não mudar de políticas e acelerar as reformas. Para o atual Governo há também uns recados. Análise Observador/ TVI24.
Pós-troika

PS diz que relatório do FMI é "um aviso à maioria"

O PS considerou que o relatório do FMI é "um aviso à maioria", uma vez que a instituição questiona a capacidade do Governo português em atingir as metas do défice com que se comprometeu.
Pós-troika

FMI: Maior risco para Portugal? A Grécia

O Fundo diz que o impacto tem sido residual mas a situação na Grécia pode continuar a provocar turbulência nos mercados e Portugal está exposto, devido à sua elevada dívida pública.
Pós-troika

Governo tem de dizer quem perde com o Novo Banco

Já passou um ano desde a resolução e do empréstimo do Fundo de Resolução para criar o Novo Banco, mas o Governo ainda não esclareceu como serão alocadas as eventuais perdas aos bancos. FMI quer saber.
Pós-troika

FMI: Eliminação da sobretaxa em risco

343
FMI duvida das contas: receitas abaixo do esperado ou cortes pouco expressivos na despesa podem levar ao adiamento, ou mesmo cancelamento parcial, dos planos para eliminar a sobretaxa de IRS.
Pós-troika

Novo Governo deve manter políticas, diz FMI

137
FMI volta a avisar: não é possível mudar a política económica e os próximos anos têm de ser aproveitados para aprovar novas reformas. Eis o trabalho para casa do FMI ao próximo Governo.
Reforma do Estado

O partido-estado e a reforma do Estado

224
O partido-estado é uma espécie de guardião do regime e de todos os direitos adquiridos, sempre ausente mas sempre omnipresente. É o “partido do povo”, dos interesses permanentes, inorgânico e pastoso.
Pós-troika

Subir Lall: Manter pensões? Só se subirem impostos

Em entrevista ao Observador, o chefe da missão do FMI diz que só é possível manter as pensões se os portugueses estiverem dispostos a contribuir mais. E avisa: vão ser precisos consensos políticos.
Pós-troika

Subir Lall: Manter pensões? Só se subirem impostos

265
Em entrevista ao Observador, o chefe da missão do FMI diz que só é possível manter as pensões se os portugueses estiverem dispostos a contribuir mais. E avisa: vão ser precisos consensos políticos.
Pós-troika

FMI já não manda aqui? Nunca mandou,diz Subir Lall

123
Subir Lall admite que a relação com o Governo mudou com o fim do memorando, mas os objetivos são comuns. A ideia de que o FMI podia chegar e impor o que queria é um mito, diz o chefe de missão do FMI.
Pós-troika

Governo garante défice sem mais medidas

Passos Coelho e Portas insurgem-se contra avaliação do FMI. Défice será inferior a 3% e sem medidas adicionais.
Pós-troika

Banco de Portugal pede mais reformas estruturais

Banco central mantém previsões da economia, mesmo com reversão de parte das medidas que está prevista pelo Governo no Programa de Estabilidade apresentado em abril.
Pós-troika

Troika regressa hoje a Lisboa

A 'troika' regressa hoje a Portugal para a segunda monitorização pós-programa, no âmbito das visitas semestrais que vão continuar até o país reembolsar a maioria dos empréstimos contraídos.
Pós-troika

Troika regressa a Portugal em junho

295
Segunda avaliação pós-programa a Portugal começa a 4 de junho. Relatório vai sair ainda antes das legislativas, que preocupam os credores.
Legislativas 2015

"Custos de uma rutura com a UE são inaceitáveis"

Rendeu-se à baixa da TSU, quer travar os recibos verdes, admite que as importações vão subir no plano do PS. Mas diz que só estimulando o consumo se evitará outra crise. Vieira da Silva em entrevista.
PS

Um crescimento urgente. Um crescimento diferente

318
Este não é um documento sagrado, com verdades incontestáveis. Apresenta escolhas e desenha uma alternativa. É hoje um documento aberto ao escrutínio e a discussão. É isso que aqui estamos a fazer.
Legislativas 2015

Costa diz que Passos se engana nas prioridades

145
O líder do PS criticou terça-feira o primeiro-ministro por querer reduzir custos do trabalho, em vez de olhar para os rendimentos de um país onde, segundo a OCDE, os salários mais baixaram.
Governo

Lembra-se de Baptista da Silva? Eis o que diz hoje

554
Ficou famoso por se apresentar como economista da ONU e criticar o Governo e a UE pela gestão da crise. Fomos ouvir o que tem a dizer hoje. Aqui está ele, igual a ele próprio: Artur Baptista da Silva.
Legislativas 2015

Costa leva programa do PS a exame orçamental

407
Economistas já terminaram "programa alternativo" para as legislativas - que obriga a negociar com a UE uma flexibilização das regras europeias. Programa só fecha depois de nova verificação de contas.
Pós-troika

"O “sol na eira e a chuva no nabal” é inaceitável"

Guilherme d'Oliveira Martins, Isabel Vaz, João Cardoso Rosas, Vasco Valente e Ferraz da Costa: que fatores são decisivos, para eles, nas eleições legislativas e presidenciais.
Pós-troika

Horta Osório: Não podemos ir num caminho sem saída

1362
"Imagine que íamos voltar a gastar para dinamizar a economia e que não resultava. O que é que fazíamos? Austeridade ao quadrado?". Em entrevista ao Observador, Horta Osório fala do país. Com otimismo.
Pós-troika

Eurogrupo: Portugal pode precisar de mais medidas

154
Eurogrupo diz que Portugal pode precisar de mais medidas para reduzir défice abaixo de 3% este ano. Governo reiterou que a estratégia orçamental é adequada, mas está pronto para adaptar se necessário.
Pós-troika

Maria Luís: país vai ter um novo momento decisivo

Ministra das Finanças diz que o país não pode voltar a cometer os mesmos erros, "como depois dos outros programas de assistência". A base é mais estável, defende.
Finanças Públicas

FMI está em Portugal para avaliar o país

Técnicos do FMI chegaram a Lisboa para retomar as avaliações, feitas a cada ano, sobre a situação do país. A troika voltará em breve também.
Legislativas 2015

Passos não fecha porta ao Bloco Central

143
Passos Coelho não exclui nenhum cenário pós-eleitoral, mas alinha em coligação com o CDS e aponta à maioria absoluta.
PS

Do Syriza ao "poucochinho" sobra o quê?

333
O que pensa realmente António Costa? Terá ele dito o que pensa sem pensar no que dizia? Ou, como reclama o próprio, ele diz uma coisa aos investidores chineses e outra aos investidores portugueses?
Pós-troika

Comissão aplaude reformas na saúde mas deixa aviso

A Comissão Europeia aplaude várias medidas levadas a cabo por este Governo no setor da saúde, mas alerta que é preciso redobrar esforços para manter os níveis de acesso dos portugueses à saúde.
País

Prevenção da corrupção ainda é "deficiente"

Relatório da Comissão Europeia diz que Portugal ainda não combate efetivamente o crime de corrupção, embora estatísticas nacionais apontem para uma redução do número de inquéritos.
Pós-troika

Bruxelas critica mudanças nos currículos escolares

1702
A Comissão Europeia diz que as mudanças nos currículos deixam de fora competências-chave e defende que a educação deve continuar no topo da agenda política em Portugal.
Pós-troika

Bruxelas critica estratégia orçamental de Portugal

249
Comissão diz que a estratégia do Governo está demasiado dependente de fatores cíclicos para reduzir défice e dívida.
Mercados Financeiros

Portugal volta a emitir dívida a 10 anos

Portugal volta hoje ao mercado para uma emissão de dívida a 10 anos, esperando captar até 1.250 milhões de euros, segundo o IGCP, que gere a dívida pública portuguesa.
PS

Costa quer cuidado nas promessas. E explica porquê

1495
O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que é um erro um Governo definir uma estratégia nacional que ignore as negociações a 28 na União Europeia, ficando bloqueado numa única solução.
Pós-troika

Presidente do Eurogrupo: Portugal continua a melhorar

O presidente do Eurogrupo considerou que Portugal está a prosseguir "o caminho das reformas" e de uma "política orçamental prudente", estando em marcha uma "retoma gradual da economia portuguesa".
Pós-troika

Maria Luís: custos do ajustamento não acabaram

A ministra das Finanças afirmou hoje que a conclusão do resgate "foi decisiva" para Portugal, mas alertou que não trava já os custos económicos e sociais do ajustamento. As reformas têm de prosseguir.
Pós-troika

Portas: Dívida vai começar a descer em 2015

Vice-primeiro-ministro garante que a dívida portuguesa vai iniciar em 2015 "uma trajetória descendente". E diz que os "anos de chumbo ficaram claramente lá para trás".
Fundo Monetário Internacional

Ecofin aprova reembolso antecipado de Portugal

Os ministros das Finanças da União Europeia deram hoje também o seu apoio político, em Bruxelas, ao plano de Portugal de pagar antecipadamente parte do empréstimo do FMI.
Pós-troika

Governo manda carta a Bruxelas contestando críticas

O Governo diz que Bruxelas rejeita que tenha havido "retrocessos" nas reformas, como foi dito pela Comissão no fim da primeira avaliação pós-programa. E diz que as medidas foram discutidas previamente
Pós-troika

Um povo que não se governa nem se deixa governar?

1041
Não foi Passos mas sim Eduardo Lourenço quem primeiro falou de um povo a viver teimosamente acima das suas posses. Teimosamente é mesmo o termo: foi-se a troika, regressam os velhos tempos. Sem emenda
Orçamento do Estado

Troika espera défice acima de 3% em 2015

Troika acredita que faltam medidas no Orçamento e que as receitas fiscais estão sobreorçamentadas. E acreditam num défice acima de 3% em 2015, violando as regras europeias.
Orçamento do Estado

Orçamento livre da troika. Será mesmo?

2015 é o primeiro ano após o programa de resgate. Mas a troika continua a "estar presente" na discussão do Orçamento, até porque volta a aterrar na Portela alguns dias após a entrega do documento.
Coligação

Portas dá 10 argumentos para reduzir o IRS em 2015

384
Líder do CDS fechou a rentrée com um desafio ao centro direita: deve ter a ambição de ganhar as legislativas. Mas também ao Governo, para que abra outra fase. Já o Novo Banco, é para vender rápido.
Pós-troika

Portas vs. Lagarde: "Só pode ter sido um lapso"

Portas diz que a diretora do FMI só pode ter cometido um "lapso", quando disse que só Espanha está no caminho certo. Ministra das Finanças alerta que economia vai crescer com sobressaltos.
Orçamento do Estado

Retificativo avança depois das decisões do TC

O Governo já tem em marcha o segundo Retificativo do ano. Mas só o aprova depois das decisões do TC da próxima semana. Juízes devem decidir na quarta e quinta-feira. Há um chumbo provável.
Pós-troika

Défice do Estado sobe com empréstimo ao Novo Banco

446
O empréstimo para financiar o Novo Banco terá impacto no défice. A ministra quer convencer o Eurostat a escaparem aos objectivos definidos na UE. E não aplicará mais medidas.
Salários

Cavaco ao TC: país tem "obrigações internacionais"

231
Ao contrário de pedidos de fiscalização anteriores, o texto do PR que justifica o pedido de fiscalização não se estende em argumentos contra as leis. E lembra as "obrigações" que o país tem com a UE.
Crise no GES

Dinheiro do Estado no BES já no domingo

2548
O Banco de Portugal e o Governo estão prontos a acionar a linha da troika para salvar o BES já no domingo, diz o Expresso. Modelo e a quantia estão a ser ultimados. Ativos 'tóxicos' vão ser separados.
Comissão Europeia

Passos negoceia com Juncker cargo para Maria Luís

158
Juncker e Passos falaram várias vezes nas últimas 24 horas, negociando uma pasta forte para Maria Luís Albuquerque. Primeiro-ministro anuncia hoje a decisão. Conselho de Ministros discutiu o tema.
Tribunal Constitucional

TC pronto a decidir CES esta semana

Tudo estará encaminhado no TC para decidir sobre a Contribuição de Solidariedade ainda esta semana. Juízes estão muito divididos, mas há indícios de que o diploma pode passar.
Pós-troika

O que fará Cavaco com estas leis?

O Presidente admite aceitar o pedido do Governo e enviar já para o TC os novos cortes nas pensões e salários. A questão central, porém, é saber como fundamenta o PR esse pedido.
Governo

Parlamento vai avaliar os anos da troika

Comissão parlamentar que acompanhou os trabalhos da troika vai ouvir Governo, partidos e parceiros sociais, para que façam a sua avaliação. Relatório final chegará em cima do Orçamento.
Pós-troika

Depois de acabar o dinheiro dos outros

713

Entrar em dívida é um tique português, o país é geneticamente devedor, basta ler os antepassados. Mas é desta dívida que me ocupo. Da qual não me excluo porque dela sou, somos, algozes e vítimas.
Tribunal Constitucional

Risco de chumbo também na CES

114
Memorando do presidente do TC aponta para chumbo da Contribuição Extraordinária de Solidariedade. Mas a decisão final pode atrasar-se. E deixar o Governo com menos tempo para responder.
Presidente da República

Não será demasiado tarde para compromissos?

O problema não está nem nos discursos nem nas reservas mentais. Está nos partidos e na sua natureza; na vontade de poder e na desconfiança mútua que se esconde sob os mantras ideológicos.
Pós-troika

A democracia portuguesa e o Maná da Europa

137
Independentemente das suas diferenças, todos os agentes políticos depositam as suas esperanças em bolachas de mel da “Europa”, ignorando os malefícios económicos e políticos de mais centralização
Pós-troika

Se eu fosse mesmo um neo-liberal.

170
Se o neo-liberalismo queria encerrar o Estado social, pôr o país a pão e água e impor a ditadura, então o ajustamento foi a frustação: manteve-nos na Europa e salvaguardou a estrutura do Estado social
Pós-troika

PM quer adiar subida do salário mínimo, diz CGTP

O salário mínimo não vai subir tão cedo, diz Arménio Carlos, depois de ter tido uma reunião com Passos Coelho.
Código do Trabalho

Portarias de extensão: regresso ao passado

A centralização não representativa da negociação colectiva, em vigor até 2011, promovia práticas anti-concorrenciais, indo ao encontro dos interesses de uma minoria de empresas e dos seus empregados
Conselho de Estado

Seguro leva renegociação da dívida a Belém

119
Líder do PS vai ao Conselho de Estado falar sobre a necessidade de chegar a um consenso sobre a forma de "renegociar a dívida" . E diz esperar que Passos "compreenda a urgência" de uma decisão.
Pós-troika

Justiça para Passos Coelho

557
O governo impediu que caíssemos, mas não nos afastou da beira do precipício. A coligação governamental ainda dura, mas não conhecemos o seu prazo de validade.
Tribunal Constitucional

Suplementos extintos e integrados por portaria

Princípios gerais avançam por decreto e a concretização avança em portaria. Diploma põe limite aos suplementos pagos e tira direito a extra a quem está na mobilidade. Novos suplementos só por lei.
Salários

Subsídios: comunicado do Governo deu mal-entendido

Reposição de subsídios baralhou até o Governo. O comunicado promete reposição do corte no subsídio de férias aos funcionários que recebem "em duodécimos". Hipótese só há para requisitados.
Pós-troika

Governo vai discutir com a troika novas medidas 

O Governo comprometeu-se a discutir com a troika as medidas que permitam cumprir as metas do défice, compensando o chumbo do TC, na carta em que comunicou a opção de dispensar a última 'tranche'.
Pós-troika

Função pública começa a receber salários sem corte

O Estado começa hoje a pagar salários sem cortes aos funcionários públicos, na sequência da decisão do Tribunal Constitucional, que inviabilizou a aplicação dos cortes aos vencimentos a partir dos 675 euros.
Tribunal Constitucional

Maria Luís quer decisão rápida do TC

A ministra das Finanças espera que as decisões do TC sobre o Retificativo sejam conhecidas o mais rapidamente possível, confessando que preferia ter terminado o memorando "como estava previsto".
Pós-troika

A estratégia do Governo tem um risco

Antes de decidir como fecha o buraco no Orçamento, Passos quis esperar pela decisão do TC sobre o Retificativo. E pediu ao Presidente que envie ao Palácio Ratton mais duas leis. Há um risco, porém.
Governo

PSD pede definição rápida sobre coligação em 2015

Marco António Costa reafirma que Governo se mantém até ao fim, mas pede rapidez na definição de uma coligação para o futuro. E diz que Portugal não recebeu última tranche porque foi impedido pelo TC.
Pós-troika

Maria Luís: há flexibilidade nesta Constituição

Para a ministra das Finanças a Constituição deve ser interpretada de acordo com a conjuntura. E flexibilizar metas orçamentais não ajuda - "quanto muito disfarça os problemas artificialmente", diz.
Tribunal Constitucional

Passos já pediu ao PR que mande leis para o TC

Primeiro-ministro já pediu ao Presidente a fiscalização preventiva das leis mais sensíveis, sobre pensões e salários. E diz que o Governo tem tido "extraordinária contenção" sobre decisões do TC.
Antónis Samarás

Fim da ajuda a Portugal dá otimismo à Grécia

Antonis Samaras afirmou que a conclusão do programa de ajustamento financeiro português "traz o otimismo necessário" para que a Grécia também termine o seu programa em breve.
Pós-troika

Pepe, o PS, o árbitro e a nossa responsabilidade

1480
Fernando Medina deu uma entrevista importante. Inteligente. Mas também reveladora: os caminhos de um futuro governo de Costa podem ser os da repetição de todos os erros. E da culpa sempre alheia.
Pós-troika

Schäuble "absolutamente confiante" em Portugal

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, mostrou-se hoje "absolutamente confiante" em Portugal e com a decisão do Governo de abdicar da última tranche do empréstimo da troika.
Pós-troika

Barroso prevê acordo pós-legislativas

Presidente da Comissão diz que prolongamento do programa podia trazer problema de credibilidade a Portugal. E afirma que um acordo político amplo vai "surgir naturalmente" após as legislativas.
Pós-troika

Uma bofetada de luva branca

366
A única mensagem política com alguma credibilidade na presente conjuntura é a do realismo temperado com alguma confiança na resiliência que a maioria das pessoas tem demonstrado
Pós-troika

"Não há dúvida, o programa fechou"

Paulo Portas diz que salários e pensões não podem ser repostos já, na totalidade. E diz ter "esperança" que o TC aceite os novos cortes propostos pelo Executivo.
Pós-troika

Fernando Medina: "Não podíamos evitar esta crise"

344
O provável sucessor de António Costa na Câmara de Lisboa defende que Portugal não podia ter evitado a crise. Mas acha que o PS já devia ter discutido o tema. Agora, teme as feridas que se abram.
Pós-troika

Europa preocupada com risco de Portugal relaxar

Após a dispensa do último cheque e a saída do programa, várias instituições europeias estão preocupadas com o empenhamento da coligação em prosseguir a consolidação e as reformas.
Irlanda

Irlanda, a história de um final feliz

172
Há seis meses a Irlanda deixava o programa de ajuda externa da troika. Meio ano depois, o que mudou no dia a dia dos irlandeses?
Pós-troika

Nós já só queremos voltar à boa vida

801
Há um ambiente de descompressão no ar que não é do Santo António e do regresso do calor e da sardinha: é dessa ideia bem portuguesa de que tudo se há-de compor sem esforço, sobretudo sem que nada mude
Pós-troika

Menos professores, menos disciplinas, mais exames

1277
O objetivo inicial da troika para a educação era cortar 195 milhões de euros, depois revistos para 380 milhões de euros. A redução da despesa foi bem maior, sobretudo por efeito dos cortes salariais.
Pós-troika

Um restaurante português

Enquanto isso, na capital da Bélgica, uns senhores - os amigos ricos do outro -, que, por um processo qualquer, estão ao corrente do que se passa por cá, olham-se entre si e dizem: "São malucos!"
Economia

Ecofin pede apoio para os esforços de Lisboa

Conselho que reúne os ministros das Finanças e da Economia da União Europeia mostra compreensão pela opção do Governo de dispensar o último cheque da troika.
Tribunal Constitucional

Plano B: aí estão os detalhes

1259
Governo repõe, por decreto, os cortes de Sócrates. E aprova nova tabela salarial, que só vai retirar totalmente em 2019. Para resolver o buraco aberto pelo TC, o IVA aumenta - talvez em outubro.
Tribunal Constitucional

Governo prepara pedido ao Presidente

Passos Coelho pondera mandar ao Presidente uma carta formal, explicando por que precisa que seja pedida a fiscalização preventiva dos novos cortes nas pensões e nos salários.
Tribunal Constitucional

Juízes em causa própria

706
Não esqueçamos que este tribunal pretensamente justiceiro é o mesmo que legitimou a trapaça dos deputados e permitiu que os dinossauros das autarquias se candidatassem na câmara ao lado...
Pós-troika

PSD diz que "mini-memorando não existe"

O porta-voz do PSD negou hoje a existência de qualquer negociação de um "mini-memorando" com o Fundo Monetário Internacional e acusou o PS de estar "a tentar criar ficção".
Pós-troika

A insustentável leveza do professor Marcelo

1723
Para Marcelo nunca há políticas, há factos políticos. Nunca há objectivos, há apenas fintas e volteios. Talvez seja por isso que nunca marcou um golo – ele nunca remata à baliza, só brinca na areia.
Pós-troika

Passos quer "segurança e estabilidade"

Pedro Passos Coelho quer contas "equilibradas" e uma "estratégia orçamental consistente e credível". Para isso, diz que o país precisa de "estabilidade".
Pós-troika

À boleia do BCE, Portugal volta a testar mercados 

A agência que gere a dívida pública portuguesa avança na próxima quarta-feira com leilão de dívida a 10 anos.
Tribunal Constitucional

Novos salários do Estado não passam pela AR

163
Para acelerar prazos, o Governo vai aprovar a tabela salarial do Estado por decreto, dispensando a discussão na AR. Objetivo: ter tudo no TC em agosto. Se resultar, os juízes decidem nas férias.
Economia

Acabaram os dias negros do investimento?

A crise financeira e a contração no consumo estiveram na base da queda do investimento em Portugal, mas o país parece estar mais atrativo para os investidores estrangeiros, dizem os especialistas.
Mário Soares

Como pensa Mário Soares

348
Mário Soares diz o que diz com intenções precisas. E a linguagem quase infantil que usa, acompanhada de doses maciças de pensamento a crédito, é tudo menos inocente: visa convencer e provocar acção.
Governo

Passos quer "clarificação" rápida do TC 

204
O Governo ficará até ao fim da legislatura? Passos respondeu hoje à questão: quer "criar situações de estabilidade, sem as quais não há condições" para governar. E espera rápida clarificação do TC.
Estado

PM diz que despesa social é hoje maior que em 2010

O primeiro-ministro disse hoje que o Estado gasta mais com despesa social do que em 2010, ao contrário do que "muitas vezes" se refere na "espuma do dia" sobre o papel do Estado social.
Pós-troika

Choque entre a maioria e o Tribunal Constitucional

A reacção da maioria e do Governo ao último acórdão do TC está a ser dura. A vinda da próxima tranche está adiada e não se conhecem as consequências de um pedido de aclaração da sentença.
Pós-troika

Entre a troika e o Tribunal Constitucional.

201
Troika e Tribunal Constitucional até podem ser, de vários pontos de vista, coisas muito diferentes. Mas o efeito para o contribuinte é o mesmo: mais impostos
Pós-troika

TC diz que impostos "oferecem melhores garantias"

283
No extenso acórdão que chumba três normas do Orçamento, os juízes são mais taxativos que nunca: "Medidas de caráter tributário oferecem melhores garantias de fugir a uma censura". Do TC, leia-se.
Tribunal Constitucional

TC: cortes são excessivos, troika está a acabar

O acórdão do TC é claro: para os juízes, os cortes são excessivos, até porque o memorando está a acabar. Há avisos contra medidas permanentes. E uma ligeira porta aberta à reposição do corte de 2011.
Pós-troika

Lagarde pediu encontro com Passos

188
Diretora do FMI quis falar com Passos Coelho. São Bento fala de "mera cortesia". Mas o Governo reza para que a decisão do TC não venha antes do Fundo fechar o programa português.
Pós-troika

Saída limpa não foi pacífica

Na reunião do Eurogrupo onde a ministra das Finanças anunciou a saída limpa, o diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade perguntou se não era mais seguro um programa cautelar.
Pós-troika

O que o governo nunca percebeu

Pode o país confiar nesta maioria para assegurar estabilidade política? As próximas eleições legislativas não vão ser decididas pelas taxas de juro ou pelo PIB, mas pela resposta a esta dúvida.
Pós-troika

O queixume e o negrume das nossas elites

1159
As nossas elites preferem disfarçar, fazer de conta, não destoar. Contemporizar. Queixar-se. Nunca ir contra a corrente nem comprometer-se. Nem Portugal nem os portugueses lhes devem nada.
Presidente da República

Cavaco esquece Conselho de Estado

A última reunião, que era para debater o pós-troika, tornou-se numa batalha entre o presidente do Constitucional e o primeiro-ministro. Foi há exactamente um ano.
Pós-troika

O que mudou no consumo em Portugal

468
Cortaram nos produtos culturais e substituíram as idas a restaurantes pelas refeições em casa. Conheça o caso de uma família que ilustra como os portugueses mudaram de hábitos de consumo.
Pós-troika

A troika nunca esteve em Portugal

330
A troika passou mesmo por aqui. Há mais desempregados, há mais exportações. Mas escutando os nossos líderes, foi como se ela não tivesse passado por cá.
País

Maria: a bebé que nasceu com a troika

650
Quando José Sócrates anunciou ao país o acordo para o resgate financeiro, Vera Agostinho e Guilherme Cruz já tinham chorado muito, mas de alegria. Maria nasceu a 3 de maio.
Pós-troika

Irlanda e Portugal querem crescer da mesma maneira

No dia em que Portugal disse adeus à troika, o Governo PSD/CDS apresentou ao país uma estratégia de crescimento. A Irlanda havia feito o mesmo. Unidos no resgate, querem crescer pelas exportações.
Pós-troika

Saiba as reformas que se seguem 

Tanto Portugal como a Irlanda saíram do programa de ajustamento da troika ainda com medidas a realizar para consolidar as contas públicas e apoiar o crescimento da economia.
Pós-troika

Portugal com défice zero em 2018 e Irlanda em 2020

A Irlanda foi a primeira a sair do resgate. Portugal seguiu-lhe os passos. Dublin e Lisboa não pediram programa cautelar e esperam controlar dívida e défice nos próximos quatro anos.
Explicador

Portugal vai continuar sob a vigilância da troika?

Com o fim do terceiro programa de ajustamento em trinta anos, Portugal recupera uma parcela da soberania que perdeu quando os técnicos da troika aterraram em Lisboa. Mas não tanta assim.
Pós-troika

Manifesto "Nunca Mais" não aceita erros do passado

Depois do Manifesto dos 70, o manifesto "Nunca Mais". Dezassete personalidades lançaram uma petição a exigir que os políticos aprendam com os erros do passado e não aceitem "voltar atrás".
Banco de Portugal

Banca deve reforçar capitais próprios

Banco de Portugal sublinha que os bancos nacionais estão mais sólidos, mas devem reduzir a dependência do Eurosistema e "regressar aos mercados obrigacionistas".
Comissão Europeia

Bruxelas faz alertas sobre Portugal

Comissão Europeia receia que o Governo tenha perdido o ímpeto reformador.
Pós-troika

Banco de Portugal pressiona Governo

As medidas do programa de ajustamento foram insuficientes para assegurar uma melhoria sustentada da economia, afirma o Banco de Portugal.
Pós-troika

Governo mostra saída limpa a estrangeiros

O ministro da Presidência disse hoje que o Conselho de Ministros de sábado pretende aproveitar "os holofotes" internacionais que estarão apontados para Portugal para mostrar a estratégia de médio prazo do país, que deixa de "estar ligado à máquina".
Pós-troika

Cavaco vê uma "nova esperança" em Portugal

O Presidente da República disse esta terça-feira em Xangai que os indicadores disponíveis "são de alguma forma promissores" e que permitem dizer que há uma "nova esperança a nascer em Portugal".
A página está a demorar muito tempo.