771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Plano Nacional de Reformas

Noticiário

8h. Saúde. Santa Casa negoceia com Governo

A provedora da Santa Casa, Ana Jorge, explica que utentes vão escolher ter médico de família na instituição e libertar centros de saúde. Ainda, Autoridade Tributária perde 2 mil funcionários.
E o vencedor é...

Portugueses trabalham muito. É motivo de orgulho?

Em Portugal trabalha-se muito mas produz-se pouco. Carris tem falta de planeamento no que toca a elétricos. Reformas são "milagre da multiplicação"? José Sócrates é um livro aberto?
Conselho Económico E Social

CES recomenda maior ambição nas reformas

O organismo considera que o Estado precisa de "uma maior ambição na implementação de reformas", identificando limitações de natureza estratégica no Programa Nacional de Reformas.
Emissão Especial

IL. "Governo sem energia, está à espera do quê?"

João Cotrim Figueiredo critica falta de "energia reformista" da maioria absoluta socialista. Presidente da Iniciativa Liberal acusa Costa de não aplicar as reformas "que preocupam os portugueses".
Assembleia Da República

Assembleia chumba redução de idade de reforma

Os projetos dos partidos de esquerda para reduzir a idade de reforma para pessoas com deficiência foram chumbados na Assembleia da República, com votos contra do PSD e CDS-PP.
Política

O PRR: as responsabilidades do PSD e de Rui Rio

Este plano consistirá, no essencial, num gigantesco esquema de emissão de cheques e de pagamento de salários da função pública e seus avençados. Em dinheiro atirado em cima de dificuldades e prejuízos
Crescimento Económico

Nunca deixar de estragar a última oportunidade

Tem sido com tristeza que, semana após semana, vejo desmantelar qualquer hipótese deste plano, e dos fundos que aí vêm, serem aquilo que muitos esperavam que pudessem ser: a nossa “última oportunidade”
Plano Nacional de Reformas

A economia e o Plano de Reformas para 2030

Se as datas ainda se revestem de algum simbolismo, temos pela frente uma legislatura para recuperar o tempo perdido e comemorar condignamente o renascimento do país meio século depois do 25 de Abril.
Plano Nacional de Reformas

Idade da reforma aumenta para 66 anos e 6 meses

A idade legal de acesso à reforma sobe um mês, para os 66 anos e seis meses, a partir de 2021. A "sustentabilidade aplicável às pensões de velhice iniciadas em 2020 é de 0,8480".
Sustentabilidade

O Manifesto da 2ª Ruralidade

Como venho a defender, sem uma boa “curadoria territorial” as medidas do programa de valorização do interior revelarão, muito provavelmente, a breve trecho, o seu lado inorgânico e difuso.
Plano Nacional de Reformas

Ser realista e coerente nas opções de futuro

No mínimo, o Governo deveria ter simulado o impacto de uma atualização salarial da função pública. Ou será que considera que na próxima legislatura é admissível que não haja atualização remuneratória?
Parlamento

Parlamento chumba resoluções de PSD, CDS-PP e PCP

Os partidos propunham a rejeição do Programa de Estabilidade. PSD e CDS-PP também propuseram medidas para o Plano Nacional de Reformas, com o parlamento a chumbar as resoluções.
CDS-PP

Governo. CDS ataca plano nacional de reformas 

Para Pedro Mota Soares, o Plano Nacional de Reformas está "disfarço de verniz orçamental". O deputado do CDS criticou ainda o Governo devido às cativações e subida da carga fiscal.
Reforma do Estado

As reformas que continuarão a não ser feitas

Ligados como estão o envelhecimento e a saúde, o gasto é 25% do PIB (equivalente a 50% dos impostos) e só pode aumentar se nada for feito e se mantiver a iniquidade das pensões!
Política

Três desafios políticos de 2019

Devemos deixar de falar em “A reforma do Estado”, uma expressão gasta, ambígua, imodesta, mas concentrarmo-nos em pequenas reformas em regras e instituições que farão toda a diferença em eficiência.
Orçamento do Estado

Reformas. Ministro admite "período de transição"

Ministro do Trabalho admite "período de transição" no regime de reformas antecipadas. E diz que não foram dadas garantias sobre este assunto aos parceiros da esquerda, Bloco de Esquerda e PCP.
Economia

Já não estamos no trilho, Sr. Presidente

Esta maioria formou-se precisamente para mudar de trilho, não em relação à “austeridade”, mas em relação às “reformas” que a governação de Passos Coelho ameaçava fazer. Era aí é que estava o problema.
Plano Nacional de Reformas

Carreiras longas sem penalizações nas reformas

Os trabalhadores com muito longas carreiras contributivas vão poder reformar-se, sem penalizações informou o ministro do Trabalho, Vieira da Silva.
Conselho Económico E Social

CES. Plano de Reformas peca por "falta de rigor"

Documento de trabalho do Conselho Económico e Social assume uma posição crítica sobre o Plano Nacional de Reformas. Há "falta de rigor" e o documento exigia outro cuidado na elaboração.
Plano Nacional de Reformas

CES. Planode Reformas tem "falta de rigor"

O Conselho Económico e Social considera que o Plano Nacional de Reformas 2017 tem "falta de rigor" e preocupa-se em demonstrar que o país está "a atingir a normalidade".
Concertação Social

Discutido novo regime de reformas antecipadas

Os parceiros sociais reúnem-se esta quinta-feira com o Governo para discutirem as novas regras de cálculo e de atribuição das reformas antecipadas.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa. PS "mais papista que o papa"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou o PS de ter sido "mais papista que o papa" em relação aos conteúdos do Programa de Estabilidade e do Plano Nacional de Reformas.
Finanças Públicas

O regresso da austeridade quase sem disfarces

“Logo se vê e acredita no que digo, não olhes para as estatísticas nem ligues às previsões”: estas as regras dos tempos que correram. O Governo agora começa a assumir a austeridade que sempre aplicou.
Plano Nacional de Reformas

Sem reformas, teremos sempre crescimento reduzido

O Plano Nacional de Reformas não apresenta propostas importantes, mas só através de reformas que, embora enfrentem direitos excessivos de certos grupos, se pode beneficiar o conjunto dos portugueses.
Programa de Estabilidade

Ensaio para OE, ou quando a esquerda foi oposição

Centeno e Pedro Marques, sem Costa, defenderam programas e reformas do Governo, mas BE e PCP apalparam terreno para o OE 2018 e foram munidos de exigências. CDS queria votação, mas não vai haver.
PSD

PSD não leva Programa de Estabilidade a votos

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou esta segunda-feira que o partido não vai requerer a votação no parlamento nem do Programa de Estabilidade, nem do Programa Nacional de Reformas.
Plano Nacional de Reformas

Marcelo ouve partidos sobre PEC, Plano de Reformas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começa hoje a receber os partidos com representação parlamentar para discutir o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas.
Vistos Gold

Governo quer detentores de vistos gold a investir

O Governo está a desenvolver ações para estimular os atuais beneficiários dos vistos 'gold' a "reforçar o seu investimento", segundo o Programa Nacional de Reformas.
Plano Nacional de Reformas

Em 2018, só poderá reformar-se aos 66,4 anos

A idade normal de acesso à reforma vai aumentar um mês em 2018, para os 66 anos e 4 meses, fruto da evolução da esperança média de vida.
Plano Nacional de Reformas

10 mil milhões para plano de reformas

O ministro do Planeamento, Pedro Marques, admitiu que o Programa Nacional de Reformas poderá contar com mais de 10 mil milhões de euros em fundos comunitários no horizonte de uma década.
Plano Nacional de Reformas

Reformas? Pergunte, nós respondemos

Tem dúvidas sobre questões relacionadas com as reformas? Quer saber que regras entram em vigor a partir de 2017? O "Contas ao Vivo", em parceria com o Observador, esclarece todas as questões.
Plano Nacional de Reformas

Costa: "3 boas notícias em 3 dias" e a má de noite

O primeiro-ministro faz balanço positivo de seis meses do seu Plano de reformas e sublinha "três boas notícias em três dias", mais uma que chegou durante a noite.
PSD

Passos acusa Governo de destruir 60 mil empregos

Passos acusa o Governo de já ter destruído 60 mil empregos em seis meses e pede à "geringonça" para se sentar à mesa para repensar estratégia. "A três, e não a dois, que é mais prático".
Plano Nacional de Reformas

Plano de reformas assume recomendações de Bruxelas

Projeto de parecer do Conselho Económico e Social sobre Plano Nacional de Reformas diz que plano do governo se limita a remeter para documentos da Comissão Europeia e lamenta falta de análise própria.
Maioria de Esquerda

A grande farsa. E a catástrofe anunciada

Temos um Governo que diz uma coisa em Bruxelas e outra aos portugueses, que promete à DBRS o que ilude aos parceiros da geringonça. Mas que já tem "narrativa" para tudo: a culpa é sempre dos outros.
Plano Nacional de Reformas

Plano de reformas. PS aprova 142 medidas do PSD

Partido Socialista deixa passar 142 medidas apresentadas pelos sociais-democratas no âmbito da discussão do Plano Nacional do Reformas. Saúde, economia e qualificação foram as áreas de maior consenso.
Mário Centeno

PEC. Centeno ouvido no Parlamento

O ministro das Finanças será ouvido esta terça-feira no Parlamento, assim como o Conselho de Finanças Públicas. Outros cinco ministros vão à Assembleia responder perante os deputados.
Plano Nacional de Reformas

PCP não dá para "peditório" da "chicana"

Jerónimo de Sousa afirmou que não vai dar para o "peditório" da "chicana política" do CDS-PP e seu projeto de resolução para votação do Programa de Estabilidade e do Plano Nacional de Reformas
Plano Nacional de Reformas

O homem da vermelhinha

Portugal, em Abril de 2016, é um jogo da vermelhinha. Todos sabemos que estamos a assistir a um logro. Um logro que vai terminar quando o dono do jogo ou um dos seus cúmplices lançar um falso alarme.
PS

PS vota contra resolução do CDS

O porta-voz do PS, João Galamba, afirmou que a bancada socialista votará contra o projeto de resolução do CDS que recomenda ao Governo que sujeite a votação os programas de Estabilidade e Nacional de Reformas.
Plano Nacional de Reformas

Previsões são "conservadoras e prudentes"

António Costa desvaloriza as críticas do Conselho de Finanças Públicas e garante que o Programa de Estabilidade parte de pressupostos económicos cautelosos.
Plano Nacional de Reformas

Dar corda a António Costa

Ninguém exige a demissão de António Costa, ninguém pede novas eleições: é talvez o mais claro sinal de que ninguém acredita que a sua governação acabará bem.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos