896kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vladimir Putin

Angela Merkel

Putin soltou cadela em reunião para "enviar sinal"

A ex-chanceler alemã recordou nas suas memórias a ocasião em que, durante uma reunião, o Presidente russo soltou a sua cadela labrador sabendo que temia estes animais, para "enviar sinais" ao mundo.
5 Continentes

“Putin não respeita a Ucrânia, só a força”

Ao fim de três anos, a Ucrânia tem razões para se queixar do apoio tardio do Ocidente que agora corre atrás do prejuízo. Os EUA continuam polarizados, ainda que Trump queira pintar outro cenário.
Gabinete de Guerra

Ucrânia. "Rússia está vulnerável"

Bruno Cardoso Reis sublinha que a vida da Rússia não se avizinha fácil e Putin parece estar com dificuldades. Afinal, até quando o conflito na Ucrânia se manterá "limitado"?
Guerra na Ucrânia

Putin admite atacar aliados de Kiev

Líder do Kremlin afirmou que o seu país está preparado para "qualquer cenário" e defende que conflito na Ucrânia, "anteriormente provocado pelo Ocidente, adquiriu elementos de caráter global".
Gabinete de Guerra

Netanyahu é "o grande sobrevivente da política"

TPI emite mandado de detenção. Bruno Cardoso Reis lembra que regime de Netanyahu é "pouco condicionado por justiça interna ou externa". Rússia usar mísseis intercontinentais é "escalada simbólica".
Guerra na Ucrânia

Coreia do Norte e Rússia expandem cooperação

Ministro russo visitou Pyongyang esta semana para negociações com a Coreia do Norte e os dois países aumentaram a cooperação económica, com especial destaque para a área do turismo.
Gabinete de Guerra

"Netanyahu não vai assinar qualquer acordo"

José Filipe Pinto diz que diplomacia americana promove negociações no Médio Oriente, mas que nada resulta destas conversações. Sobre a Ucrânia, afirma que Zelensky terá de aceitar perdas territoriais.
Noticiário

23h. MNE admite que situação na Ucrânia se agravou

Paulo Rangel diz que mudança da doutrina nuclear russa é preocupante. Sobre o encerramento da embaixada em Kiev, o MNE reafirma que este encerramento é temporário e admite que pode reabrir em breve.
Guerra na Ucrânia

Putin tem plano para desmembrar Ucrânia em três

Kiev diz que Putin tem plano para dividir Ucrânia em partes e prevê apresentá-lo aos EUA. Inclui estado pró-russo que não podia aderir à UE e uma parcela entregue a Hungria, Roménia e Polónia.
Gabinete de Guerra

“Rússia pode bombardear Kiev a qualquer momento”

Major-General Isidro Morais Pereira considera que um ataque nuclear está fora de questão, mas é provável que a Rússia aposte no uso massivo de mísseis. Ainda, o investimento de Portugal na segurança.
Guerra na Ucrânia

Putin reforça proteção de infraestruturas críticas

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que, por ordem de Vladimir Putin, as forças armadas estão a tomar medidas necessárias para salvaguardar a segurança de todas as infraestruturas críticas.
Gabinete de Guerra

Ucrânia. "Conflito mais longo" desde II Guerra

Bruno Cardoso Reis diz que há provavelmente mais de um milhão de baixas dos dois lados do conflito. Não se surpreende com a duração da guerra e diz que voltou a haver crise de refugiados na Europa.
Noticiário

6h. Putin já ameaçou doze vezes com nuclear

Putin assinou decreto que revê a doutrina nuclear no dia em que o exército ucraniano utilizou pela primeira vez mísseis de longo alcance norte-americanos. É a 12º ameaça nuclear do líder russo.
Noticiário

23h. MP abre inquérito sobre Mayan Gonçalves

Tiago Mayan Gonçalves assumiu recentemente ter falsificado assinaturas. A PGR confirma que o Ministério Público decidiu instaurar um inquérito para investigar os factos.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: vencedor da guerra conhecido em 2025

Zelensky equacionou esperar pela saída de Putin do poder para que o território ucraniano seja recuperado. Presidente ucraniano não quer que o país seja utilizado em batalhas eleitorais europeias.
Noticiário

20h. Armas nucleares têm servido como dissuasão

O antigo líder do CDS refere que Putin só responde perante a força. Ainda, o PR diz que a autorização americana concedida à Ucrânia, referente aos mísseis, é uma medida com limitações.
Direto ao Assunto

"Armas nucleares têm servido como dissuasão"

Paulo Portas considera que Vladimir Putin só responde perante a força, mas lembra que, nas últimas décadas, as armas nucleares têm servido como forma de dissuasão.
Semáforo Político

Caso Sócrates já não é urgente? "Teme-se o pior"

Um caso determinante para a credibilidade da Justiça, em que os poderosos conseguem escapar impunes aos crimes. Vai acabar em nada? Ainda os 1000 dias de guerra na Ucrânia sem solução militar à vista.
Gabinete de Guerra

"Ucrânia mantém a soberania e isso já é vitória"

Aos 1000 dias de guerra na Ucrânia, não há paz, mas não restam dúvidas: Putin não conseguiu tomar Kiev em 48h. Vítor Gabriel Oliveira sublinha: afinal, Vlodimir Zelensky venceu até agora.
Noticiário

10h. Função Pública. PS avisa contra "retrocessos"

Ana Mendes Godinho na Comissão de Inquérito da Rádio Observador. Putin alarga uso de armas nucleares, depois de mil dias de guerra. O que têm em comum o ChatGPT e Amália?
Noticiário

9h. Putin autoriza uso alargado de armas nucleares

Decisão surge depois de os Estados Unidos terem permitido à Ucrânia o uso de mísseis de longo alcance em território russo. Ainda, Josep Borrell pede mais investimento europeu em Defesa.
Gabinete de Guerra

Guerra na Ucrânia. "Não existe união na Europa"

Francisco Pereira Coutinho acredita que 2025 vai ser um ano decisivo para a Europa e a Ucrânia em relação à continuidade da guerra. Ainda, o que esperar da proposta dos EUA de cessar-fogo em Israel.
Noticiário

00h. Hezbollah e Líbano aceitam termos para a paz

O acordo tem como objetivo colocar em vigor a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU. Uma delegação dos EUA vai viajar até Beirute para apresentar o documento aos dois lados.
Direto ao Assunto

Gomes Cravinho: "Estamos todos ameaçados"

João Gomes Cravinho avisa que Putin coloca todos em perigo. Sobre a concessão de Biden à Ucrânia, considera que a utilização de armas de longo alcance pelos ucranianos abre um novo capítulo na guerra.
Guerra na Ucrânia

Olaf Scholz recusa aceitar paz ditada pela Rússia

Em entrevista ao jornal brasileiro Folha de São Paulo, o chanceler alemão diz que ue só é possível "alcançar a paz na Ucrânia com base no direito internacional, e isso exigirá enormes esforços".
Gabinete de Guerra

"Se o Hamas já era bloqueio, agora é pior"

Major-General João Vieira Borges não tem dúvidas de que será cada vez mais difícil derrotar o Hamas. Ainda, o cenário de "paz injusta" na Ucrânia não reflete também uma "guerra injusta"?
Gabinete de Guerra

Ucrânia. Medida de armamento vem tarde demais?

Bruno Cardoso Reis acredita que é uma mudança importante nas administrações de Biden mas, não mudará as condições no terreno. O historiador defende que a 3ª Guerra Mundial seria o fim da humanidade. 
Noticiário

1h. Zelensky não confirma luz verde de Biden

Volodymyr Zelensky não confirma luz verde de Joe Biden para utilizar armas de longo alcance norte-americanas mas levanta o pano para dizer que "os mísseis vão falar por si".
Guerra na Ucrânia

Ataques à Rússia. Biden acede ao pedido da Ucrânia

Biden permite que Kiev ataque alvos a 300 quilómetros dentro da Rússia. Zelensky não confirma oficialmente. Políticos russos deixam ameaças a falam em "participação direta norte-americana" na guerra.
Noticiário

20h. PCP acusa Governo de criar negócios na saúde

O secretário-geral do PCP diz que o Governo só é eficaz a seguir essa lógica. Ainda neste jornal, uma análise de Major General Isidro Morais Pereira.
Noticiário

19h. PM insiste ser impossível um acordo com Chega

Montenegro mantém o compromisso de manter uma barreira com o Chega, e acusa mesmo o partido de ser imaturo e radical. Ainda neste jornal, balanço das consequências da violência nas ruas de Moçambique.
Noticiário

17h. PNS acusa governo de inventar problemas

Para Pedro Nuno Santos, o executivo fez política de baixo nível quando ameaçou voltar à redução do IRC em 2 pontos percentuais. Ainda neste jornal, os protestos de Moçambique chegaram a Portugal.
Guerra na Ucrânia

Gás. Von der Leyen rejeita "chantagem" de Putin

Presidente da Comissão Europeia garante que Estados-membros estão "prontos para o inverno", uma vez que "os depósitos de gás em toda a UE estão cheios".
Guerra na Ucrânia

Zelensky: Ucrânia não vai aceitar "capitulação"

Presidente da Ucrânia acusa Putin de não querer a "paz", mas antes de desejar "fim do isolamento político". Zelensky diz que se deve "fazer tudo para guerra terminar" em 2025 por "meios diplomáticos".
Causa Própria

A Ucrânia deve ceder territórios à Rússia?

Ana Miguel dos Santos diz que “sentimento" em Bruxelas é o de fim da guerra, mesmo que implique ceder territórios. Helena Ferro de Gouveia alerta que essa não é solução: "Nunca apaziguou ditadores".
Noticiário

6h. Incêndios: 920 agricultores pedem apoios

Apesar dos prejuízos na ordem dos 3,6 milhões de euros, o limite dos apoios é de seis mil euros. Isto significa que a comissão de coordenação só vai comparticipar cerca de 70% das perdas.
Noticiário

4h. Biden e Xi estão no Peru

É o terceiro encontro entre o presidente norte-americano e o presidente chinês. Xi Jinping classificou como um "retrocesso histórico" a ameaça de Donald Trump importar taifas às importações chinesas.
Guerra na Ucrânia

Putin: só há acordo se Kiev ceder territórios

Putin e Scholz falaram pela primeira vez em 2 anos. Segundo o Kremlin, o Presidente russo culpou a "política agressiva" da NATO pela situação atual na Ucrânia e fincou o pé quando às condições de paz.
Noticiário

17h. OE. AD desce IRC se proposta for chumbada 

Hugo Soares, líder parlamentar, anuncia que a AD vai propor uma descida de 2 pontos percentuais do IRC caso seja chumbada a proposta inicial de descida de 1 ponto deste imposto aplicado às empresas.
Gabinete de Guerra

A nova estratégia de Zelensky será bem sucedida?

O conflito na Ucrânia vai acabar com administração de Trump? Bruno Cardoso Reis sublinha: há que "massajar o ego" do Presidente. Afinal, sublinha o historiador, é o único jogo que Zelensky pode jogar.
Gabinete de Guerra

“Rússia só quer ganhar na mesa de negociações”

Jorge Rodrigues garante que a Rússia quer continuar a ganhar terreno para ter favorecimento na mesa de negociações. O oficial das Forças Armadas acredita que a China precisa da Rússia. 

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.