235kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Mutilação Genital Feminina

Serviço Nacional de Saúde

A culpa é do Passos

911
Se o PSD ganha, o País piora. É tão cristalino que nem merece discussão. Pelo menos nos meios da esquerda. Não há pira de Pedrogão nem SNS entupido que os faça mudar de opinião.
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital em alguns currículos

O Governo quer introduzir a temática da excisão de raparigas na formação dos trabalhadores e no ensino superior. Estima-se que em Portugal vivam 6.500 mulheres excisadas, na maioria da Guiné-Bissau.
Mutilação Genital Feminina

UE: há mais meninas em risco de mutilação genital 

As estimativas revelam um aumento na União Europeia do número de meninas oriundas de países com mutilação genital feminina em risco de serem sujeitas à prática.
Mutilação Genital Feminina

Apoio contra a mutilação genital de 50 mil euros 

429
O Governo lançou uma linha financeira de 50 mil euros para apoiar o combate à mutilação genital feminina. Estima-se que em Portugal vivam 6.500 mulheres excisadas.
Mutilação Genital Feminina

Erradicar mutilação genital. AR aprova projeto

A Assembleia da República aprovou um projeto de resolução do PAN que recomenda ao governo um conjunto de medidas que visam erradicar a mutilação genital feminina no país.
Mutilação Genital Feminina

101 casos de mutilação genital feminina em 2020

138
Foram detetados 101 casos de mutilação genital feminina em 2020, crime que obteve recentemente e pela primeira vez sentença condenatória em Portugal.
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital. A história da 1.ª condenação /premium

278
Mulher foi condenada a 3 anos de prisão por ter sujeitado a filha bebé à mutilação genital, que é crime em Portugal desde 2015. Caso foi descoberto no centro de saúde e há outros dois em investigação.
Comentário

Primeira condenação por mutilação genital feminina

275
Tribunal de Sintra condena mulher a três anos de prisão pela mutilação genital da filha. Criança será indemnizada em 10 mil euros. Ouça aqui a jornalista Carolina Branco, que acompanhou o julgamento.
Mutilação Genital Feminina

Prisão para mãe que autorizou mutilação genital

2320
É inédito em Portugal. Pela primeira vez, uma pessoa foi condenada por mutilação genital feminina desde que a prática se tornou crime em Portugal, em 2015. Vítima deste caso foi bebé de um ano e meio.
Mutilação Genital Feminina

Primeiro julgamento de mutilação genital feminina

Uma cidadã guineense residente em Portugal é acusada de ter submetido a filha (agora com 3 anos), durante uma estadia de três meses na Guiné-Bissau, em 2019, à prática de mutilação genital feminina.
Mutilação Genital Feminina

Mãe que mutilou genitais da filha enfrenta prisão

180
A arguida de 20 anos não tem antecedentes criminais. O MP justificou o pedido de prisão com a "gravidade extrema" do crime, "violação de direitos humanos" para a qual se impõe "tolerância zero".
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital chega a tribunal pela 1ª vez

1965
Em 2015, foi autonomizado o crime de mutilação genital feminina. Cinco anos depois, em Sintra, o primeiro caso chega a tribunal. A acusada é uma jovem mãe que terá permitido a mutilação da filha.
Mutilação Genital Feminina

Mulher acusada de mutilação feminina na Amadora

1722
Mulher é acusada de mutilação feminina da filha, uma criança que nasceu em 2017. Crime aconteceu entre 4 de janeiro e 15 de março de 2019. A arguida encontra-se a aguardar o julgamento em liberdade.
Mutilação Genital Feminina

ONU: erradicação de mutilação genital em 10 anos

Um relatório da ONU estima que dentro de dez anos será possível eliminar o casamento infantil e a mutilação genital feminina, uma luta que está a ser atrasada pela pandemia de Covid-19.
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital. Lisboa regista mais casos

856
Foram registados 129 casos de mutilação genital feminina em 2019, um aumento para o dobro em relação a 2018. Aumento reflete o sucesso do projeto que visa capacitar profissionais para diagnósticos.
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital. 4 milhões de raparigas em risco

Cerca de 200 milhões de raparigas e mulheres vivas foram submetidas a mutilação genital e continuam em risco mais de quatro milhões de raparigas. Número pode ultrapassar os 60 milhões até 2030.
Mutilação Genital Feminina

OMS explica custos da Mutilação Genital Feminina

Para além de prejudicar "significativamente a saúde física e mental de milhões de meninas e mulheres", a OMS afirma que a mutilação genital feminina "é também um esgotamento dos recursos económicos".
Mutilação Genital Feminina

"Fui submetida a mutilação genital com uma semana" /premium

582
Jaha descobriu aos 15 anos que tinha sido "cortada" — e da pior forma. O nascimento da filha tornou-a ativista: "Se não fizesse nada, ela ia viver o mesmo que eu". Agora ganhou o Prémio Norte-Sul.
Mutilação Genital Feminina

Aumentam casos de mutilação genital feminina 

785
Foram detetados 54 casos de mutilação genital feminina em Portugal, quase tantos como em 2018, na sequência do projeto Práticas Saudáveis, de prevenção e combate ao fenómeno.
Mutilação Genital Feminina

Condenada por mutilação genital da filha de 3 anos

1420
Foi a primeira vez que uma pessoa foi condenada no Reino Unido por esta prática. A motivação parece ter sido "feitiçaria". A juíza lembrou: "É um fardo para a vida" que a criança terá de carregar.
Mutilação Genital Feminina

60 milhões de raparigas em risco de mutilação

2570
Esta prática vitimou até hoje mais de 200 milhões de meninas e mulheres. O Governo português lança nova campanha para erradicar a mutilação genital feminina e alertar jovens.
Guiné-Bissau

Mutilação genital feminina: ativista pede apoio

Fatumata Djau Baldé afirmou que existe um grande trabalho de mudança de mentalidade e a consciencialização sobre as consequências nefastas da prática da mutilação genital feminina.
Angola

Mutilação genital pode surgir com fluxo migratório

127
Apesar da "inexistência" de dados oficiais sobre casos de mutilação genital feminina no país, Angola vai passar a criminalizar a prática com pena de até dez anos de prisão.
Mutilação Genital Feminina

Projeto sobre excisão feminina arranca em Lisboa

Cinco agrupamentos de centros de saúde em Lisboa vão coordenar ações na área da mutilação genital feminina, nomeadamente formação, para prevenir, detetar casos e conhecer melhor o fenómeno.
África

Mutilações sexuais estão a diminuir em África

As excisões e mutilações genitais, ainda largamente praticadas em África, reduziram-se "significativamente" entre as raparigas até aos 14 anos graças às campanhas de sensibilização, segundo estudo.
Mutilação Genital Feminina

80 casos de mutilação genital feminina em Portugal

1819
No espaço de um ano, 80 mulheres foram vítimas de mutilação genital em Portugal. A mutilação genital feminina é um ato violento que causa infeções, doenças, complicações no parto e até mesmo a morte.
Mutilação Genital Feminina

80 casos em Portugal no último ano

O número de casos demonstra que o trabalho realizado para combater esta prática está a resultar, disse à Lusa a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.
Mutilação Genital Feminina

Três associações premiadas por defesa das mulheres

152
Filhos e Amigos de Farim, Mulheres sem Fronteiras e Movimento Musqueba - Associação de Promoção e Valorização da Mulher Guineense são as vencedoras da terceira edição do prémio.
Quénia

Para evitar excisão meninas passam Natal na escola

258
Centenas de raparigas quenianas preparam-se para passar o Natal nas escolas, e não com as famílias, para evitar que os pais as sujeitem à mutilação genital feminina durante as férias.
Mutilação Genital Feminina

Guiné-Bissau abandona Mutilação Genital Feminina

1741
A população de 40 aldeias do sul da Guiné-Bissau decidiu publicamente abandonar a prática de Mutilação Genital Feminina, anunciou esta quarta-feira Fatumata Djau Baldé.
África

Guiné-Bissau lança campanha de prevenção da MGF

Governo da Guiné-Bissau que luta contra a Mutilação Genital Feminina (MFG) lançou, esta quarta-feira, uma campanha de prevenção na localidade de Djegue, na fronteira com o Senegal.
ADN

'Não' a ter filhos e 'não' à mutilação

O mundo anda a três velocidades: as mulheres são criticadas por não quererem ter filhos, a Gâmbia festeja por acabar com a mutilação genital e a Moschino lança uma Barbie com a ajuda de um rapaz.
Mundo

Santuário "feminista": Sem homens há 25 anos

240
Apenas mulheres são autorizadas a viver em Umoja. O "santuário feminista", no Norte do Quénia, é o refúgio de vítimas de crimes sexuais há 25 anos: "As mulheres em Umoja têm liberdade".
ADN

Um corte com uma navalha. Marcas para a vida

210
140 milhões de mulheres já foram submetidas a mutilação genital em todo o mundo. São 20 minutos de corte a sangue frio com uma faca ou navalha que deixam marcas para toda a vida.
Mutilação Genital Feminina

Guiné-Bissau: Debate sobre fim da excisão feminina

136
Uma organização não-governamental da Alemanha, Target, está a levar a cabo várias ações de sensibilização junto de líderes muçulmanos da Guiné-Bissau sobre os malefícios da Mutilação Genital Feminina (MGF).
Mutilação Genital Feminina

Mil meninas em risco de serem sujeitas a mutilação

Mais de 1.000 meninas residentes em Portugal podem estar em risco de serem sujeitas à prática de mutilação genital feminina, de acordo com um estudo europeu.
Dia da Mulher

O que é ser mulher

9978
O Dia Internacional da Mulher não é para as mulheres que nasceram no Ocidente no século XX, mas para as mulheres do mundo que não podem levantar-se e protestar em público, como nós podemos.
Igualdade

Mutilação genital? Também há casos em Portugal

Nos casos conhecidos e registados, 43, a mutilação ocorreu quando as mulheres eram crianças e fora de Portugal. Esta sexta-feira assinala-se o Dia da Tolerânca Zero para a Mutilação Genital Feminina.
Direitos Humanos

A Mutilação Genital Feminina é um crime

283
A MGF é uma grosseira violação dos direitos humanos dos cerca de 140 milhões de meninas, raparigas e mulheres que já foram afetadas, e dos 3 milhões todos os anos em risco, 6000 por dia.
Assembleia Da República

AR adia penas agravadas para corrupção

Agravamento das penas de prisão na corrupção, as barrigas de aluguer, a autonomização do crime de mutilação genital feminina e as prescrições dos processos ficam para setembro.
A página está a demorar muito tempo.