438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Panteão Nacional

Panteão Nacional

Panteão Nacional: Santos Silva pede "prudência"

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, pediu ponderação no que toca à concessão de honras de Panteão Nacional, alertando que "a banalização do que é solene é um risco".
Rádio Observador

Panteão. Quem deve receber honras? Ligue 910024185

Com a morte de Eunice Muñoz volta a surgir a discussão sobre quem deve ou não receber honras de Panteão Nacional. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10.
História

França homenageia Aristides de Sousa Mendes

Milhares de pessoas salvas pelo Aristides de Sousa Mendes tinham nacionalidade francesa. "As autoridades francesas sempre homenagearam o diplomata", disse Dias. Ministra Darrieussecq marca presença.
História

Aristides de Sousa Mendes entra no Panteão

Cerimónia decorreu esta terça-feira em Lisboa, com políticos e familiares do diplomata. "Portugal, eternamente grato, o recorda e homenageia", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
História

"O Panteão tem de ser o princípio" para Aristides

A jornalista e investigadora Miriam Assor defende que "Aristides de Sousa Mendes merece todas as homenagens", mas é preciso tratar "da sua casa" e levá-lo "às escolas". O cônsul chega hoje ao Panteão.
Panteão Nacional

Aristides de Sousa Mendes recebe honras de Panteão

Esta homenagem acontece 67 anos após a morte do antigo cônsul de Portugal em Bordéus, França, que salvou milhares de judeus e outros refugiados do regime nazi.
Panteão Nacional

Novo diretor do Panteão quer atrair mais jovens 

Santiago Macias traz consigo uma visão "conservadora" e um plano: dar a conhecer aos jovens a "importância da nossa História". O novo diretor rejeita eventos no espaço e revela que quer trasladar Eça.
Eça de Queirós

Parlamento aprova concessão de honras a Eça

A Assembleia aprovou uma resolução do PS para conceder honras de Panteão Nacional a Eça de Queiroz. José Luís Carneiro lembra Eça como "um dos maiores vultos da literatura e cultura".
Panteão Nacional

PS propõe honras no Panteão a Egas Moniz

O Grupo Parlamentar no PS apresentou uma resolução para conceder honras no Panteão Nacional ao único Prémio Nobel português na área da ciência, Egas Moniz.
Panteão Nacional

Grupo de honras a Aristides de Sousa Mendes criado

O grupo de trabalho para conceder honras de Panteão ao antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes foi constituído. À exceção do Chega, todos os partidos estão envolvidos.
Panteão Nacional

Parlamento aprova homenagem a Sousa Mendes

A recomendação pretende homenagear o antigo cônsul português na forma de um túmulo sem corpo, não implicando assim a habitual trasladação para o Panteão Nacional.
Panteão Nacional

Panteão expõe peças raramente vistas 

A exposição dá conta dos "importantes edifícios e instituições" que se instalaram na zona oriental de Lisboa, traçando as evoluções urbanísticas com fotografias e peças raramente expostas.
Panteão Nacional

Sidónio Pais recordado no centenário da sua morte

O Panteão Nacional, em Lisboa, inaugura uma exposição, que inclui objetos apresentados pela primeira vez ao grande público, evocativa do Presidente da República Sidónio Pais, assassinado há cem anos.
Carpool

Cosgrave num tuk-tuk: Le Pen e outros solavancos

A escolha de Lisboa, o arrependimento do convite a Le Pen e do jantar no Panteão, o "vício dos telemóveis" e o efeito nas crianças. Levámos Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, numa viagem de tuk-tuk.
Música

Marcelo entende reação da família de José Afonso

O Presidente da República afirmou que reconhece "a categoria moral" da resposta dada pela família de José Afonso ao rejeitar a proposta de trasladação para o Panteão Nacional.
Panteão Nacional

O Panteão não é para todos?

Não, o Panteão não pode ser para todos. Primeiro porque não caberíamos lá (mas isso resolve-se). E porque se todos fossemos para o Panteão é como se ninguém fosse para o Panteão.
Panteão Nacional

SPA mantém proposta de Zeca Afonso no Panteão

Em comunicado, a SPA considera que a posição da família "é absolutamente respeitável e digna, mas não impeditiva da proposta" de uma entidade que "representa mais de 26 mil autores".
Panteão Nacional

Família rejeita ida de Zeca Afonso para o Panteão

Família de Zeca Afonso rejeita ida do músico para o Panteão Nacional. A viúva Zélia Afonso já tinha confessado que desejava que fosse mantida a vontade de Zeca: estar enterrado em campa rasa.
Música

José Afonso. Proposta de Panteão surpreende viúva

A viúva de José Afonso mostrou-se surpresa com a proposta de trasladação dos restos mortais do músico para o Panteão Nacional, tornada pública na terça-feira pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Panteão Nacional

SPA desafia Costa a apoiar Zeca Afonso no Panteão

O presidente da Sociedade Portuguesa de Autores revelou ao Observador que será feito um desafio de "envolvimento pessoal e político" ao primeiro-ministro: "É um homem com sensibilidade cultural".
Panteão Nacional

SPA quer Zeca Afonso no Panteão Nacional

"É esta homenagem que Portugal deve a quem como mais ninguém o soube cantar em nome dos valores da liberdade, da democracia, da cultura e da cidadania", defende a Sociedade Portuguesa de Autores.
Panteão Nacional

Negrão: Sá Carneiro "merece todas as honras"

Fernando Negrão defendeu que Sá Carneiro "merece todas as honras que o país tenha para dar", quando questionado sobre a proposta do PSD/Lisboa para que o fundador do partido receba honras de Panteão.
Panteão Nacional

Marcelo defende Panteão para Sá Carneiro e Soares

O Presidente da República considerou que tanto Francisco Sá Carneiro como Mário Soares merecem honras de Panteão Nacional, como "pais da democracia portuguesa".
PSD

PSD Lisboa quer Sá Carneiro no Panteão

Concelhia de Lisboa do PSD, liderada por Paulo Ribeiro, propõe que restos de Sá Carneiro sejam trasladados para o Panteão Nacional. "Para que a memória não se apague", justifica
Panteão Nacional

O papelão nacional

Pensando melhor, é absurdo reservar o Panteão aos mortos. Se eu mandasse, bênção de que a nação não usufrui, o Panteão seria o destino imediato dos vivos que revelassem indícios de dimensão épica.
Panteão Nacional

Panteão apenas para "eventos culturais"

As novas regras para o uso de monumentos nacionais ditam que o Panteão Nacional só está disponível para "eventos culturais". Regulamento renovado abrange mosteiros dos Jerónimos e da Batalha.
Ministério da Cultura

Cultura aumenta o preço de eventos em monumentos

O ministro da Cultura considera que três mil euros cobrados para um jantar no Panteão são "um absurdo", disse ao Expresso. Jerónimos e Mosteiro da Batalha ficarão inacessíveis.
Panteão Nacional

O sacrossanto panteão de Santa Engrácia

Se a república é laica, porque se apropriou de uma antiga igreja católica para seu panteão nacional? O laicismo não é capaz de arranjar um espaço próprio, onde sepultar os seus próceres?
Web Summit

Ministro a quem Paddy se referiu será Vasconcelos

Paddy Cosgrave disse que tinha falado com o "ministro" sobre o Panteão, mas estaria a referir-se a João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria a quem Paddy chama "minister for startups".
Património Cultural

Saiba que monumentos pode alugar (e quanto custa)

Jantar na Sala do Baluarte da Torre de Belém? 7.500 euros. Há dezenas de monumentos disponíveis. Mas o Governo vai restringir "fortemente" o aluguer após o polémico jantar no Panteão.
Panteão Nacional

Utilização do Panteão Nacional vai ser restringida

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, disse que a utilização do Panteão Nacional, à semelhança de outros monumentos que "honrem a memória da nação", será "fortemente restringida".
Panteão Nacional

PSD faz 8 perguntas a Costa sobre jantar polémico

O primeiro-ministro terá de responder às questões enviadas pelos sociais-democratas que querem saber se teve conhecimento do jantar, a que ministro se referia Paddy e como foi tomada a decisão.
Web Summit

Medina não sabia (e discorda) do jantar no Panteão

"A senhora sabia?", perguntou o presidente da Câmara de Lisboa -- que discorda da realização do jantar. A jornalista respondeu: "Mas eu não giro a capital". E Medina: "Eu não giro o Panteão".
B.I.C.A.

BICA: os jantares no Panteão são um escândalo?

Os monumentos devem acolher eventos? O jantar da Web Summit no Panteão foi de mau gosto? E os políticos vivem na bolha das redes sociais? José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Rita Ferreira debatem
Web Summit

Memes. Passagem de ano no Panteão Nacional?

O jantar da Web Summit ainda ia a meio e já começavam a surgir na internet reações a ele: memes, piadas e, até, possíveis futuros eventos. O NOS Alive 2018 no Mosteiro dos Jerónimos é um deles.
Comentário

Caso Panteão: a falta de vergonha de António Costa

"Sacudir a água do capote e apontar a culpa a quem não é culpado é próprio de meninos mimados ou de adultos sem carácter. Foi exactamente o que António Costa fez", critica José Manuel Fernandes
Panteão Nacional

Turismo de Lisboa no Panteão com Costa presidente

Presidente da Turismo de Lisboa em 2013 confirma jantar no Panteão quando António Costa era presidente da câmara. Mas iliba responsabilidades ao PM. Gabinete de Costa diz que "desconhecia" jantar.
PSD

Rui Rio. Jantar no Panteão é "falta de respeito"

Rio fala em "falta de respeito pelas instituições" e em "mau senso terrível" do Governo por não ter dito que não. Santana diz que jantar no Panteão foi "indigno" e que Costa deve tirar consequências.
Web Summit

BE quer travar mercantilização de monumentos

BE quer apuramento de todas as responsabilidades sobre uso do Panteão Nacional para jantares como o da Web Summit. É essencial mudar de filosofia orçamental para travar mercantilização destes espaços
Panteão Nacional

Honras de Panteão só 20 anos depois da morte

A transladação dos restos mortais dos cidadãos distinguidos passa a só poder ocorrer 20 anos após a sua morte. A afixação de lápide alusiva à sua vida e à sua obra pode realizar-se cinco anos depois.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.