915kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Política

Marcelo Rebelo de Sousa

PS usa mensagem de Marcelo para atacar Governo

Secretário-geral do PS destaca referência de Marcelo à universalidade dos portugueses para apontar o dedo aos que tentam responsabilizar emigrantes pelos problemas dos portugueses.
Presidência da República

Ano Novo. Marcelo exige "bom senso" a Montenegro

Na penúltima mensagem como Presidente, Marcelo enviou recados a Montenegro, mostrou-se apreensivo com a eleição de Trump e utilizou Camões, Tolentino e Adília Lopes para defender imigração.
Noticiário

18h. Nova Orleães: Suspeito era norte-americano

Testemunhas afirmam que caiu uma bandeira negra da carrinha, no momento do ataque. As autoridades estão a investigar se se terá tratado de uma bandeira do Estado Islâmico.
Noticiário

17h. Papa Francisco apela à rejeição do aborto 

Francisco pede aos fiéis para rejeitarem o aborto e manterem um compromisso firme na proteção da vida: desde a conceção à morte natural.
Noticiário

16h. SNS24 vai ter triagem digital 

De acordo com os serviços partilhados do Ministério da Saúde, o objetivo é esta triagem digital melhorar a resposta do SNS em períodos de elevada procura e evitar deslocações inadequadas às urgências.
Noticiário

15h. Foram encontrados explosivos em Nova Orleães

O FBI diz que se terá tratado de um ato terrorista. E ainda, continuam os constrangimentos nas urgências, em vários pontos do país, em especial na zona da grande Lisboa.
Noticiário

14h. Ataque de Nova Orleães pode ser terrorista

O suspeito do ataque terá sido morto durante uma troca de tiros com a polícia. E ainda, linha de atendimento SNS24 vai ter triagem digital para utentes.
Noticiário

12h. Atropelamento em Nova Orleães faz mortos

O ataque aconteceu na rua Borbon Street, uma das mais procuradas para os festejos de fim de ano. E ainda, 2025 começa com constrangimentos nas urgências em vários pontos do país.
Noticiário

11h. Força Aérea Port. aumentou número de resgates

O balanço foi feito hoje com 881 pessoas a serem apoiadas diretamente no ano passado. É um crescimento de 10% face a 2023. E ainda, foram abolidas as portagens nas antigas SCUT.
Noticiário

10h. Diretor do SNS assume responsabilidades

António Gandra D`Almeida reconhece que o plano de emergência para a saúde é "muito ambicioso". E ainda, custo de vida vai continuar a aumentar em Portugal.
Primeiro-Ministro

Montenegro avisa: "Não existem oásis"

O primeiro-ministro mantém confiança, mas adverte que não existem oásis no atual contexto mundial. A lançar 2025, pede país mais "tolerante" e mais rico e reitera posições sobre imigração e segurança.
Noticiário

8h. Nasce hoje a Agência para o Clima

Nova agência vai começar com entre 120 a 130 funcionários, com a maior parte a transitar da Agência Portuguesa do Ambiente e também da Secretaria Geral do Ministério do Ambiente.
Noticiário

3h. PM aponta importância de investir em 2025

Num artigo publicado no Jornal de Notícias, Luís Montenegro passa uma mensagem de renovação e esperança. Ainda neste jornal, custo de vida em Portugal vai voltar a aumentar em 2025.
Governo

Ainda bem que o PS saiu do poder

Os comentadores passaram olimpicamente ao lado da violação claríssima dos mais básicos princípios da ética republicana com leis feitas à medida, portas giratórias e ausência de concursos públicos.
Política

O interesse geral. Que interesse geral?

O governo português odeia a sociedade civil. Aceita as regras democráticas, mas quer ser o único detentor da legitimidade delas decorrente e seu intérprete exclusivo.
Governo

Reflexões sobre Leis à Medida

Alterar um diploma com o objetivo de beneficiar um nomeado específico é, na prática, desvirtuar os princípios de igualdade e imparcialidade que devem orientar a administração pública.
Noticiário

23h.Moçambique. Mondlane garante que vai regressar

Um regresso que acontecerá mesmo que isso coloque a sua vida em risco. Ainda neste jornal, o deputado Pedro Neves de Sousa (PSD) culpa o PS pela falta de investimento nos serviços prisionais do país.
Noticiário

21h. PAN quer ouvir Governo sobre Hélder Rosalino

À Rádio Observador, Inês Sousa Real diz concordar com o pedido de PS e Chega para que seja objecto de apreciação do parlamento o polémico decreto-lei. Ainda, os feriados que vão marcar 2025.
Sob Escuta

Venâncio Mondlane: "Certamente que eu vou governar

Até parava já as manifestações, mas o povo não quer. Sabe que pode morrer mas a 15 de janeiro, o candidato que contesta as eleições, estará em Moçambique. E diz que vai governar.
Noticiário

20h. Prisões. PS acusado de falta de investimento

A acusação é a dobrar: primeiro pelo deputado social-democrata Pedro Neves de Sousa e depois por Hermínio Barradas. Ainda, olhamos para a iminente chegada de 2025 a Lisboa.
Justiça Cega

Vamos ter um problema de segurança em 2025?

Valentina Marcelino (DN), Henrique Machado (CNN Portugal) e Luís Rosa fazem a antevisão do novo ano judicial e respondem a uma pergunta que vai marcar 2025: temos um problema com a segurança?  
Estados Unidos da América

Marcelo nas cerimónias fúnebres de Carter

O funeral realiza-se em Washington D.C. no dia 9 de janeiro, data que foi também declarada pelo ainda presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como dia de luto nacional. Carter morreu aos 100 anos.
Governo

Secretaria-geral entra em funções sem Rosalino

Uma nota do Governo indica que dois dos seis secretários-gerais adjuntos "serão nomeados mais adiante". Fica por escolher alternativa a Hélder Rosalino, que abdicou do cargo depois de toda a polémica.
Noticiário

18h. Venâncio Mondlane denuncia atitude policial

O candidato independente nas últimas eleições gerais explica que os jovens estão a ser sequestrados sob o pretexto de alegadamente estarem associados à Renamo. Ainda, a política e a economia.
Noticiário

16h. Auditoria/prisões: PSD alinha com sindicatos

Reação do deputado do PSD Pedro Neves de Sousa à auditoria a 49 prisões que revela uma séria de falhas nas cadeias portuguesas. E ainda Artur Jorge, que recebeu um prémio.
Resposta Pronta

PAN acusa Governo de lógica "jobs for the boys"

 Porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, fala em decreto-lei à medida de Hélder Rosalino que entretanto desistiu de ser o novo secretário-geral do Governo. E defende pedido de apreciação de PS e Chega.
Noticiário

14h. Caso Rosalino. PAN defende PS e Chega

Apreciação parlamentar do decreto-lei que permitiu nomear Helder Rosalino como secretário-geral do Governo é importante, defende Inês Sousa Real. Gestor, entretanto, desistiu. r
Noticiário

13h. Auditoria às prisões revela "deficiências"

Diagnóstico pedido pela ministra da Justiça depois da fuga de Vale de Judeus revela vários problemas. E ainda a FNAM a falar em "traição" no acordo com médicos.
Partido Chega

Ventura: "Sinto que 2025 é o nosso ano"

Na mensagem de Ano Novo, o presidente do Chega diz esperar que este novo ano seja o de "afirmação definitiva" do Chega como um "partido de alternativa".
Comissão de Inquérito

"Martim Moniz? Precisamos de procurar as causas"

A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares recusa causas políticas mas defende condições de trabalho para imigrantes. Sobre dependência de pessoas à instituição: "Têm que sobreviver".
Noticiário

10h. Caso Rosalino mostra "arrogância" do Governo

Ex-ministro da Administração Interna do PS diz que Mário Centeno se limitou a cumprir o seu papel. Admite debate sobre salário dos políticos, mas não a partir de casos individuais.
E o vencedor é...

Hélder Rosalino desiste. Vitória de Mário Centeno?

No labirinto jurídico português, que atrapalha até quem faz as próprias leis, Hélder Rosalino volta atrás. Mário Centeno é a única pessoa que sai bem e ganha votos à direita. Ainda o acordo na Saúde.
Explicador

Cabrita: "Centeno limitou-se a cumprir a lei"

Eduardo Cabrita considera que o caso não fica resolvido com a indisponibilidade de Hélder Rosalino. Acredita que é "absurdo" ter posição totalmente administrativa na dependência direta do Governo.
Noticiário

9h. Hélder Rosalino. Oposição fala "em trapalhada"

Da esquerda à direita, todos os partidos criticam o elevado salário do secretário-geral do Governo e pedem explicações a Montenegro. Ainda o aumento do custo de vida em Portugal no próximo ano.
Conferência de Imprensa

Notícias que nos deixam feliz na despedida de 2024

Na despedida de 2024 conhecemos 24 notícias que nos deixaram felizes. Companhia streaming para a noite de passagem de ano e “fogo-de-artifício silencioso” pelo bem-estar dos animais em Quarteira.
Noticiário

7h. Hélder Rosalino. Governo ignorou lei de 1988

Antigo administrador do Banco de Portugal recuou, e já não vai assumir funções. Limites estabelecidos por lei de 1988 eram ignorados pelo polémico decreto-lei do Governo.
A História do Dia

O caso do ordenado de Hélder Rosalino

Os quase 16 mil euros de vencimento originaram a polémica, que foi depois alimentada por leis, aparentemente, feitas à medida do novo cargo. Beatriz Ferreira, jornalista, é a convidada.
Noticiário

4h. Governo alterou regras de remuneração na SG

Uma alteração através de decreto-lei que abriu as portas para que Hélder Rosalino viesse a ganhar mais de 15 mil euros brutos por mês. Ainda, ministra da Saúde elogia acordo alcançado com SIM.
Noticiário

3h. Coreia. Tribunal emite mandado contra Yoon

É a primeira vez na história da Coreia do Sul que um Presidente em exercício é alvo desta ação judicial. Ainda neste jornal, acordo alcançado entre Governo e SIM para subida salarial dos médicos.
Noticiário

1h. Saúde. SIM diz que acordo valoriza o SNS

Médicos e Governo chegaram a um acordo que vai permitir um aumento salarial de 10% nos próximos dois anos. O SIM mostra-se satisfeito. Ainda, morreu aos 64 anos a poetisa Adília Lopes.
Governo

O caso do secretário-geral do Governo

O caso da contratação do secretário-geral do Governo é uma lição sobre a dificuldade de atrair talento, a distorção dos salários na administração pública e a falta de coragem de quem nos governa.
Imigração

Montenegro não é Ventura

As posições do primeiro-ministro, mesmo sobre Segurança e Imigração, estão muito longe das do líder do Chega. Se não acredita, como o PS, descubra as diferenças nas linhas abaixo.
Política

A política do coitadinho

Não é possível viver num tipo de Estado – e não se trata apenas do nosso – que investe no financiamento do coitadinho esperando algum tipo de retorno social.
Noticiário

00h. Médicos: SIM e Governo chegam a acordo 

Apesar de inicialmente exigir um aumento de 15%, o SIM mostrou-se satisfeito com entendimento alcançado. Já a ministra da saúde diz que olhou para os aspetos essenciais para sustentabilidade do SNS.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.