894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Política

Noticiário

2h. Melo defende investimento nas Forças Armadas

"Cada cêntimo na Proteção Civil e Forças Armadas não é despesa, mas sim investimento", diz o Ministro da Defesa. Nuno Melo destaca a importância de investimentos neste setor.
Ministério da Defesa

Melo: Forças Armadas são o "melhor investimento"

Segundo o governante, "por aquilo que fazem, pelas vidas que salvam, pela diferença que significam" a Proteção Civil e as Forças Armadas, esse "é seguramente o melhor dos investimentos".
Transportes

Passe Ferroviário Verde: 30.000 títulos vendidos

Ministério salienta "sucesso" da medida. Passe, que entrou em vigor em outubro, custa 20 euros. Ministro Pinto Luz promete continuar o investimento na ferrovia.
Brasil

Montenegro promete valorizar língua portuguesa

"A língua é o elemento mais relevante, forte da nossa identidade enquanto país", afirmou o primeiro-ministro. Montenegro esteve de visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
País

Rato contra Leão

Ricardo Leão tem razão. Os dirigentes nacionais do PS concentraram-se nos bandidos, não quiseram saber das outras pessoas que vivem nos bairros pobres e são as primeiras vítimas destes comportamentos.
Democracia

A estupidez da política

Que duas pessoas estejam sempre de acordo em todos os temas é em todas as circunstâncias uma anormalidade e acreditar que isso deve ser a nossa realidade é apenas estupidez.
Madeira

É tempo de normalizar a vida política na Madeira

Em tempos de incerteza, é urgente que os partidos deixem de lado os interesses imediatos e pensem no futuro. A Madeira precisa de um novo modelo de governação.
Noticiário

00h. Álvaro Sobrinho nega acusação do IRN

Ex-banqueiro diz que fez pedido de renúncia de nacionalidade para poder estudar em Portugal como estrangeiro residente. Achava ainda ter nacionalidade porque requerimento não foi aprovado nos anos 80.
INEM

Formação, dinheiro e pessoal: o que precisa o INEM

Peritos ouvidos pelo Observador defendem que os holofotes colocados no INEM devem servir para implementar mudanças que permitam melhorar o socorro à população. Governo promete plano de ação em breve.
União Europeia

"UE não pode existir liderada de cima para baixo"

"A União Europeia não pode existir se for liderada de cima para baixo a partir de Bruxelas e se esquecer que é feita pelas muitas partes distintas", defendeu o presidente do Comité das Regiões.
Noticiário

23h. MNE admite que situação na Ucrânia se agravou

Paulo Rangel diz que mudança da doutrina nuclear russa é preocupante. Sobre o encerramento da embaixada em Kiev, o MNE reafirma que este encerramento é temporário e admite que pode reabrir em breve.
Relações Internacionais

Governo quer aprofundar relações com Brasil

"Nós estaremos talvez no momento mais alto que há memória da interação entre Portugal e o Brasil", disse o primeiro-ministro, Luís Montenegro, num encontro com a comunidade portuguesa em São Paulo.
Noticiário

22h. Odair Moniz: Fim da investigação em breve

As autoridades consideram ser necessário tempo para fechar a investigação, sendo que audição de algumas testemunhas foi mais demorada e foram pedidos exames complementares, além da autópsia.
Câmara Municipal Lisboa

CML vai criar solução sustentada para sem-abrigo

Beatriz Gomes Dias quer uma "solução sustentada" para sem-abrigos que foram realojados em hostels. A vereadora do BE quer que a retirada de pessoas da rua ocorra sempre com equipas técnicas.
Iniciativa Liberal

Quintas disponível para candidatura à IL

Miguel Quintas, que chegou a ser candidato pela IL a Lisboa durante três dias, venceu no tribunal e prometeu regresso à vida política. Oposição interna divide-se entre entusiasmo e receio.
Noticiário

21h. Madeira: JPP a favor de eleições antecipadas 

O líder do JPP afirma que Miguel Albuquerque não tem condições para continuar. Élvio Sousa lembra todas as suspeitas de corrupção em volta do governo regional da Madeira.
Empresas

Patrões querem rever legislação laboral  

Diversos líderes de confederações empresariais defenderam, esta quarta-feira, alterações à legislação laboral em sede de concertação social, no próximo ano. As centrais sindicais, UGT e CGTP, recusam.
25 de Novembro

Direita é "principal derrotada" do 25 de Novembro

Coronel acusa forças de direita de ter tentar forçar atos de bombardeamento, já após o 25 de novembro. A atribuir prémios da prestação na data, Vasco Lourenço daria uma medalha de prata a si próprio.
Noticiário

20h. Está extinto o incêndio no Porto

A informação foi avançada pelo comandante dos Sapadores do Porto. Ainda, o ministro da Agricultura admite que a carne possa ficar mais cara em Portugal devido ao surto da doença da língua azul.
PS

As memórias do ministro de Guterres e Sócrates

No segundo volume das suas memórias, Correia de Campos fala do fim de ciclo de Guterres, das controvérsias que somou como ministro da Saúde de José Sócrates e de como trabalhou de perto com Temido.
Direto ao Assunto

"JPP não tem medo de eleições"

Élvio Sousa, do JPP, defende que eleições antecipadas é o único cenário possível caso moção de censura ao governo regional seja aprovada na Madeira. Assegura ainda que não vai "carregar PS às costas".
Noticiário

19h. Núncio diz que o OE não pode ser desvirtuado

O líder parlamentar do CDS diz que não é tempo de tirar conclusões precipitadas sobre o OE. Ainda, um incêndio está a consumir um armazém em Campolide.
Agricultura

Língua azul. "É natural que o preço da carne suba"

O ministro da Agricultura disse que "é natural que o preço da carne suba, mas, se acontecer, também é uma forma do produtor ser compensado". Segundo o governante, a língua azul matou 66 mil animais.
25 de Abril

PCP quer nome de Celeste atribuída a uma rua

Proposta foi apresentada pelos vereadores do PCP na reunião privada do executivo municipal e aguarda agendamento para discussão e votação.
Ambiente

Ambiente. Governo espera redução de emissões

O Ministério do Ambiente confia numa redução das emissões de gases com efeito estufa, baseando-se na tendência de 2023. Portugal desceu dois lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas.
Noticiário

18h. Chega viabiliza aumento de pensões do PS

O anúncio foi feito por André Ventura na Assembleia da República. Ainda, o Tribunal da Relação de Lisboa quer forçar o início do Julgamento de José Sócrates na Operação Marquês.
Sociedade

UMAR: "Estado falha às vitimas de violência"

A UMAR defende que o Estado tem ter a proteção das vitimas de violência de género como "prioridade absoluta". A organização feminista já contabilizou vinte feminicídios em 2024.
Agricultura

Governo promete apoios para jovens agricultores

Segundo o ministro da Agricultura, as verbas de auxílio vão duplicar, estando também a ser negociadas linhas de financiamento com taxas de juros reduzidas para os projetos de jovens agricultores.
Semáforo Político

SNS. Anemia não, mas amnésia... talvez

Falhas e mais falhas escondem uma projeção negativa do SNS para 2025. Afinal, os números têm de ser falados, mas... bem falados. Ainda, a ausência do PCP na sessão evocativa do 25 de Novembro.
Orçamento do Estado

Chega viabiliza proposta do PS para pensões

Líder do Chega revelou que irá viabilizar a proposta do PS para aumentar pensões através da abstenção e sublinhou que tanto esta como a do Chega estão "dentro da margem orçamental".
Estados Unidos da América

Marcelo: "O eixo transatlântico é essencial"

Presidente da República defendeu que a Federação Rússia e à China ganharão com tudo o que enfraqueça o eixo transatlântico e perderão com tudo o que o reforce.
Nuno Melo

Nuno Melo: encontro com Gouveia num bar é normal

Ministro da Defesa foi fotografado a encontrar-se com almirante num bar em Lisboa, após o Conselho Nacional do CDS. Diz que têm "assuntos a tratar" e que local do encontro não é de estranhar.
Noticiário

17h. Portugal encerra embaixada em Kiev

Paulo Rangel confirma que a embaixada vai ficar fechada alguns dias. Ainda, o Parlamento vai analisar a conduta dos deputados do Chega.
Guerra na Ucrânia

"É óbvia a necessidade de acordar da Europa"

Presidente da República defendeu que "é óbvia a necessidade de acordar na Europa" na matéria da Defesa e deixou elogios a Nuno Melo: "Encontrei um sinal que não encontrei em Governos anteriores".
Guerra na Ucrânia

Melo: reforçar NATO "por causa de Putin"

Nuno Melo notou que investimento russo para Defesa em 2025 "deverá ultrapassar a globalidade do investimento dos 27 países-membros da UE", recordando que Moscovo vive ecónomia de guerra.
Segurança

Governo "está bem ciente" das necessidades da PSP

Margarida Blasco quer reforçar o treino jurídico e operacional dos policias e requalificar as instalações policiais. Está também em cima da mesa mais formação em matéria de direitos humanos.
Assembleia Da República

AR vai analisar conduta de deputados do Chega

Aguiar Branco pediu aos partidos que detalhem casos de má conduta dos deputados para que possam ser analisados pela Comissão de Transparência. Debate surgiu depois de declarações de Pedro Pinto.
Noticiário

16h. PR avisa EUA para não esquecerem UE

Presidente da República avisa que cada vez que os Estados Unidos sacrificam relação com a União Europeia saem prejudicados. Ainda, embaixada de Portugal em Kiev pode ser encerrada.
Noticiário

15h. Min. Saúde respondeu a dados errados, diz PS

PS acusa ministra da Saúde de ter estado no Parlamento a responder a dados errados. Ainda, Bloco de Esquerda só vai estar representado na sessão solene do 25 de novembro com um deputado.
Moção de Censura

Madeira. Voto de maiores partidos é "inegociável"

PS, JPP e Chega garantem que vão votar favoravelmente moção de censura ao executivo de Albuquerque. O líder do Chega/Madeira diz que só é possível retirar a moção caso Albuquerque se demita.
Assembleia Da República

AR evoca 100 anos de Soares com sessão solene

A Assembleia da República vai promover no dia 6 de dezembro, um dia antes do centenário de Mário Soares, uma sessão solene evocativa do nascimento do antigo Presidente da República.
Assembleia Da República

25 Novembro. BE só participa com uma deputada

O Bloco de Esquerda vai fazer-se representar na sessão solene do 25 de Novembro mas apenas com uma deputada e promete reverter esta sessão assim que existir uma maioria de esquerda no Parlamento.
Noticiário

14h. Ucrânia acusa Rússia de desinformação

A Ucrânia fala num ataque psicológico de informação massivo. Ainda neste jornal, a embaixada de Portugal em Kiev pode encerrar "a qualquer momento".
Resposta Pronta

IGAS. "Transferência de pasta faz sentido"

O Presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar, Rui Lázaro, defende que a IGAS deve estar no responsável máximo da Saúde. Fala numa boa decisão de Ana Paula Martins.
Política

PAN quer que "stealthing" seja crime sexual

De acordo com o PAN, a criminalização do "stealthing" em Portugal "representaria um passo crucial para assegurar que o direito ao consentimento sexual seja sempre respeitado".
Orçamento do Estado

Mirandela. BE quer incluir reabertura da urgência

O BE apresentou uma proposta que visa que sejam "criados todos os mecanismos orçamentais para a reabertura" da urgência médico-cirúrgica do hospital de Mirandela, encerrada desde 8 de outubro de 2023.
25 de Novembro

Eanes: "Tivemos de fazer o 25 de Novembro"

O antigo Presidente da República considera que o 25 de Novembro de 1975 foi "indispensável, para que as promessas de honra dos militares à população" fossem cumpridas.
Clima

Parlamento Europeu quer penalizar poluidores

Lídia Pereira alertou que alcançar um acordo na COP29 "é do interesse de todos os países" e advertiu para as consequências cada vez mais visíveis das alterações climáticas.
Tribunal

Líder histórico ugandês levado a tribunal 

“Besigye opôs-se a um julgamento perante o Tribunal Marcial Geral e informou o juiz presidente que era um civil que não devia ser julgado por um tribunal militar”, afirmou um dos seus advogados.
Governo

Nova campanha nacional pelo acolhimento familiar

O Governo lançou uma campanha nacional para aumentar o número de famílias de acolhimento, destacando a necessidade de mais informação e apoio para reduzir as 6 mil crianças institucionalizadas.
Resposta Pronta

"Crise de confiança nas secretárias de estado"

O ex-Presidente da Associação para a Transparência e Integridade diz que a transferência de pastas no Ministério da Saúde é um "problema político". João Paulo Batalha fala mesmo numa "guerra civil".
Comboios

Ministro não relaciona alcoolemia com acidentes

O SMAQ convocou uma greve geral para 6 de dezembro, por considerar que o Governo não clarificou a relação entre sinistralidade ferroviária e taxa de álcool dos maquinistas.
Noticiário

13h. Embaixada portuguesa em Kiev mantém-se aberta

Esta quarta-feira as embaixadas de vários países em Kiev foram encerradas por razões de segurança, nomeadamente a dos EUA, a de Espanha e a da Grécia. A de Portugal mantém-se em funcionamento.
Madeira

PS criticado por adiamento de moção de censura

As críticas surgiram após uma intervenção do líder do PS da Madeira, Paulo Cafôfo, a defender que atual crise política é responsabilidade dos partidos que viabilizaram o Programa do Governo Regional.
Linha da Beira Alta

“CDS e PSD, em Viseu, são uma coligação ganhadora”

Hélder Amaral fala das linhas vermelhas em possíveis coligações para as autárquicas. O líder distrital do CDS-PP em Viseu garante que as coligações não fazem sentido se só forem úteis para o PSD.
PS

"É evidente a inaptidão de Blasco" 

Em entrevista ao Observador, António Mendonça Mendes, ex-secretário de Estado de Costa e deputado do PS, diz respeitar o percurso de Margarida Blasco, mas lamenta falta de capacidade como ministra.
Privatização da TAP

Pedro Nuno foi ouvido pelo DCIAP como denunciante

Processo nasceu de uma denúncia do próprio socialista, então ministro das Infraestruturas e em conjunto com o então responsável das Finanças, Fernando Medina, que ainda não foi ouvido.
Justiça

Líder do PS/Lisboa pode mesmo ir a julgamento

Tribunal da Relação reverteu decisão de primeira instância e decidiu levar a julgamento dirigente socialista Davide Amado e outros arguidos no caso que envolve Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Noticiário

12h. IGAS. Min. Saúde retira tutela à Sec. Estado

Ministra da Saúde retira tutela da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde à secretária de estado da saúde. Ainda, embaixada de Portugal em Kiev mantém-se em funcionamento
Política

Benesse ou justiça? O fim do corte para políticos

Vitalino Canas e Pedro Frazão debateram fim do corte de 5% nos salários dos políticos, do tempo da troika. Chega diz que é desconexão da realidade, ex-deputado do PS frisa importância das funções.
Escolas

Escolas de Mem Martins fechadas devido a greve

Trabalhadores não docentes, em Sintra, estão em greve até sexta, exigindo mais assistentes operacionais. Sindicato alerta para urgência de um maior acompanhamento a alunos com necessidades especiais.
Comissão de Inquérito

Francisco George: "É preciso reorganizar o INEM"

Francisco George considera inaceitável que um serviço público funcione mal. O médico e presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública diz que é preciso tirar ilações dos atrasos do INEM.
Noticiário

10h. INEM. Francisco George defende reorganização

Francisco George avisa que só é possível restaurar a confiança dos cidadãos no INEM através da eficácia. Ainda, Peskov afirma que "congelar" o conflito na Ucrânia está fora de questão para a Rússia.
Explicador

É oportuno repor a carreira dos políticos agora?

Vitaliano Canas, antigo porta-voz do PS, concorda com a medida por ser favorável à reposição dos salários dos políticos. Já o deputado do CHEGA Pedro Frazão fala numa desconexão da realidade.
E o vencedor é...

Falta fair play democrático ao PCP?

Os comunistas não estão cá para enganar ninguém, acham o 25 de novembro uma traição ao 25 de abril e não participam nestas comemorações. Em Lisboa, o metro é uma “ameaça à vida normal dos cidadãos”?
Noticiário

9h. 25 novembro. Ramalho Eanes nas celebrações

Ramalho Eanes foi o comandante operacional do 25 de Novembro. Ainda, a Associação Zero pede ao Governo que se deixe de contradições e aposte em políticas para combater as alterações climáticas.
Viseu

Deputado atropelou criança em passadeira 

Carlos Silva Santiago, deputado da AD, eleito por Viseu, seguiria alcoolizado quando atropelou uma criança de 9 anos numa passadeira em Vila Nova de Paiva no início do mês.
Conferência de Imprensa

É menino ou menina?

Nasceu menina, mas um erro levou a que fosse registada com o sexo masculino e agora o lapso é irreversível. E ainda a memória da obesidade, que fica inscrita nas células.
Luís Montenegro

Montenegro termina visita ao Brasil em São Paulo

O chefe do Governo visitará, durante a tarde, o Museu da Língua Portuguesa — o último ponto da sua agenda oficial no Brasil —, e depois regressará a Portugal ainda esta quarta-feira.
Noticiário

8h. Embaixada EUA em Kiev fechada devido a ameaça

A Embaixada fechou e recomenda aos cidadãos norte-americanos em Kiev que se abriguem em caso de ataque. Ainda, o PCP vai faltar à sessão solene do 25 de Novembro no Parlamento.
Resposta Pronta

Ambiente. Governo tem de "deixar as contradições"

Francisco Ferreira faz vários pedidos ao executivo: um deles que se penalize o uso do automóvel individual. Portugal desceu para o 15º lugar no desempenho climático, mas continua bem posicionado.
Venezuela

Venezuela critica EUA por reconhecerem opositor

Para Caracas, a decisão dos EUA de reconhecerem Edmundo González Urrutia como presidente eleito é "ridícula" e uma repetição do "erro" de 2019, quando Washington reconheceu Juan Guaidó.
Noticiário

7h. Salários. PSD admite viabilizar proposta do PS

PS e PSD defendem fim do corte imposto em 2010, mas com calendários diferentes. Ainda neste jornal, o aviso do CDS ao PSD, a queda de Portugal no índice sobre Ambiente e o alerta de ataque em Kiev.
Noticiário

3h. "Invasão Russa não pode terminar com sucesso"

O Presidente da Assembleia da República diz que a invasão russa não pode terminar bem sucedida. Discurso feito na exposição “Ucrânia — Os primeiros 75 dias de guerra" do jornalista João Porfírio.
Noticiário

2h. Melo. "CDS não é custo de oportunidade"

Nuno Melo deixou um aviso ao PSD sobre a coligação para as autárquicas em Lisboa. "O CDS não é custo de oportunidade e o peso do partido não é negociável".
Noticiário

1h. MP abriu inquérito sobre Mayan

Numa nota enviada ao Observador, a Procuradoria-geral da República confirma que o Ministério Público vai investigar a ação de Tiago Mayan que assumiu recentemente ter falsificado assinaturas.
Serviços públicos

O colapso dos serviços públicos

As mortes alegadamente provocadas por falhas no atendimento do INEM são um acontecimento particularmente grave mas não muito surpreendente dado o estado a que chegaram os serviços públicos em Portugal
Política

Lisboa. PS repudia congresso de grupo nacionalista

"A realização do II Congresso Reconquista, em 2 de novembro, nesta casa da cidadania, é um acontecimento muito grave que não pode deixar de merecer um claro repúdio", disse um deputado socialista.
Orçamento do Estado

OE. Marcelo não espera surpresas na especialidade

Presidente mantém confiança na aprovação do Orçamento de Estado na votação final. Até agora, foram apresentadas 2.161 propostas de alteração do documento pelos partidos da Assembleia.
Administração Pública

O outro nome do excedente

Sejamos claros: muitas organizações importantes não têm recursos à altura das suas obrigações, provavelmente esses meios nem sequer existem. É por isso que o outro nome do excedente é suborçamentação.
Donald Trump

Trump nomeia nos EUA, furacão em Portugal

Os futuros ministros de Trump angustiam ex-ministros portugueses. Marques Mendes e Paulo Portas estão apopléticos com Robert Kennedy Jr. na Saúde. É ficarem isolados em casa nos próximos quatro anos.
Noticiário

00h. Nuno Melo deixa aviso ao PSD

Nuno Melo, líder do CDS, sublinha que o peso do partido não é negociável e não pode ser ignorado só porque liberais podem entrar na equação para uma coligação à Câmara Municipal de Lisboa.
G20

"Fim da era dos combustíveis fósseis é inevitável"

Num discurso na sessão sobre desenvolvimento sustentável e transição energética do G20, Guterres pediu que o fim da era dos combustíveis fósseis "não chegue tarde demais" nem de forma injusta.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.