894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Novo Governo

E o vencedor é...

Sócrates metido num pântano?

Caso Sócrates está instável mas ainda há muita lenha para meter na fogueira. Deputados vão começar a ter regras de indumentária. E a liberdade? Fica à porta junto com as camisolas de protesto?
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Novela do IRC chega ao último episódio?

Demorou mas parece que o PS e o Governo chegaram finalmente a um acordo sobre o IRC. As estradas continuam a ser o cenário onde há mais mortes. Segurança Rodoviária não está a cumprir o seu papel?
E o vencedor é...

Distúrbios são balão de oxigénio para o Chega?

A manifestação convocada pelo Chega teve pouca adesão, mas são muitas as pessoas a dar razão a Ventura. Graças aos distúrbios na grande Lisboa, o partido consegue estar de novo no centro das atenções.
Explicador

Do fim da "geringonça" ao OE imprevisível da AD 

João Leão, ex-ministro das Finanças, recorda reuniões finais para salvar Orçamento que ditou o fim do acordo com PCP e BE e a postura exigente do PAN. E acredita, agora, na viabilização do OE da AD. 
Explicador

O Orçamento do Estado vai ser viabilizado?

Hugo Carneiro, defende que o Orçamento do Estado não deve ser descaracterizado porque é um OE da Aliança Democrática. António Mendonça Mendes pede tempo para o partido refletir sobre que voto a dar.
Tira-Teimas

PSD, PS, IL, PCP discutem proposta do OE 2025

À exceção de Alberto Fonseca, a proposta é criticada por Carlos Pereira, Bernardo Blanco e Bernardino Soares. O documento "tira com uma mão e dá com outra" e "mais socialista do que os anteriores".
Explicador

"Este é o Orçamento do Estado possível"

O ex-ministro das finanças Eduardo Catroga classifica as linhas vermelhas do PS como "estratégia de quem não quer chegar a acordo". Sublinha que "não se trata do PS aprovar o OE, mas sim abster-se".
Noticiário

14h. Marques Mendes apontado a Belém

Luís Montenegro já deixou claro que o antigo líder do PSD se encaixa no perfil que o partido quer apoiar. Ainda, Ministra da Justiça diz que novo Procurador-Geral "é a pessoa indicada".
Noticiário

18h. Estado vai ter de pagar falhas nas prestações

Os bancos que derem crédito à habitação com garantia pública vão poder, de imediato, servir-se dessa garantia para restituir as prestações caso exista incumprimento.
Noticiário

14h. Autarca de Arouca queixa-se de falta de apoio

Margarida Belém, autarca de Arouca, acusa a ministra da Administração Interna de ter o telemóvel desligado. Ainda neste jornal, PJ deteve um homem suspeito de atear incêndios em Albergaria a Velha.
Noticiário

18h.OE25. AD promete "lealdade" nas negociações

O Ministro da Presidência acrescenta que o Governo está disponível para prestar esclarecimentos aos outros partidos. Ainda, Chega, reforça que se vai afastar de qualquer negociação do orçamento.
Comentário

"O discurso foi uma resposta ao PS e ao CHEGA"

André Azevedo Alves, colunista do Observador e professor de ciência política, defende que o discurso de Luís Montenegro serviu como um aviso para o deixarem governar.
Ministério da Saúde

Duche frio

Chegados onde estamos, com dificuldades que, naturalmente não se poderiam mitigar em três meses, muito menos eliminar, andam todos com os nervos em franja e os dislates sucedem-se.
Noticiário

21h. PM discursa na rentrée do PSD 

Luís Montenegro discursa na rentrée do PSD. Ainda, OMS alerta para a propagação de Monkey Pox.
Resposta Pronta

"Caminhamos para uma situação dramática no SNS"

O coordenador da Comissão de Saúde do PS, João Paulo Correia, diz que "o plano de emergência do Governo está a falhar" e afirma que "Luís Montenegro não pode continuar escondido no silêncio". 
Semáforo Político

Um Centeno vale um Orçamento?

Vem aí um verão quente de negociação parlamentar. Partidos disponíveis para aprovar um OE que satisfaça ambições próprias. Cenário em que o OE é aprovado e alterado na especialidade é o mais provável.
Resposta Pronta

Bombarral? Governo "não tem que estar manietado"

AR recomenda novo hospital no Bombarral. Autarca de Rio Maior convida a ministra da Saúde para reunir. Espera um passo atrás do Governo que "não tem que estar manietado" pela decisão do antecessor.
Explicador

A estabilidade dos professores está garantida?

Pedro Alves, PSD, fala numa melhor motivação para que a escola pública aumente a qualidade. Isabel Ferreira, PS, quer conhecer o diploma em profundidade para garantir que permite uma progressão justa.
Noticiário

14h.Forças segurança. Governo não aumenta proposta

Luís Montenegro diz que Governo já fez esforço medonho nos aumentos salariais das forças de segurança. Ainda neste jornal, PCP afasta possibilidade de coligações com o PS nas próximas autárquicas.
IRS

IRS. Governo espera por Marcelo para rever tabelas

Miranda Sarmento acha que redução do IRS aprovada no Parlamento, à revelia do Governo, pode contrariar norma travão. Mas vai esperar por avaliação do Presidente antes de decidir se baixa já tabelas.
Empresas Públicas

O que distingue Alexandra Reis e Cristina Dias

Secretária de Estado da Mobilidade invocou o nome da ex-gestora da TAP para defender que o seu caso é diferente. Mas há pontos comuns, a começar pela indemnização ser tema quando vão para o Governo.
Partido Chega

Ventura e o paradoxo Ney Matogrosso

Quanto mais tempo Ventura esperar por legislativas, mais diminuída pode ficar a base de um milhão de votos. Mas se se precipitar e forçar eleições, pode perder apoio popular. Não há saídas fáceis.
Novo Governo

Cultura e Educação – o agora

Agora, temos um novo Governo. Espera-se que Cultura e Educação possam ter, finalmente, um encontro feliz, de que Portugal precisa, para o seu caminho face a um futuro melhor.
Noticiário

00h. SNS corrige governo sobre casos oncológicos

Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revê em baixa números do governo sobre cirurgias oncológicas. Ainda, Luís Filipe Vieira vai a julgamento no "Saco Azul".
Novo Governo

Exonerados e empurrados. Porque saem os gestores

Foram afastados ou saíram mais de 20 dirigentes nomeados pelo anterior Executivo. Uns exonerados com "justa causa", outros substituídos antes de terem direito a indemnização. Alguns demitiram-se.
Semáforo Político

Isto é tudo muito bonito. De onde vem o dinheiro?

Governo tem posto o pé no acelerador e Mário Centeno alertou para o risco de novo défice. Promessas foram feitas, mas atenção à almofada de Medina - é bom que as contas certas tenham vindo para ficar.
IEFP

Vice do IEFP sai do cargo para Garantia Jovem 

Bernardo Santos e Sousa foi nomeado diretor do plano de Garantia Jovem. Governo não confirma que afastou o vice-presidente do IEFP, mas indica que com a nomeação cessa o cargo de direção no instituto.
Governo

Linhas vermelhas, o novo caminho para o socialismo

Este é um governo do PSD que, por causa das linhas vermelhas, está destinado a ter mais a ver com António Costa e José Sócrates, do que com Cavaco Silva ou Pedro Passos Coelho.
Educação

Uma agenda para o MECI

Os desafios enfrentados na educação que se pretende universal até aos 18 anos são muito pesados para um governo sem maioria, e sendo os resultados das decisões visíveis apenas a longo prazo.
Professores

Quem não berra não mama

Os professores conseguiram justiça. Outros vêm no mesmo caminho: forças de segurança, oficiais de justiça, enfermeiros, médicos, forças armadas...
Semáforo Político

IRS. PS perigoso e Chega muleta-birrenta

Padrão de justiça social do Chega alinhado mais com PS, BE e CDU? E como é que o Governo vê a proposta socialista do IRS? "Quando o teu inimigo estiver a cometer um erro não atrapalhes".
Noticiário

7h. Funcionários judiciais e Governo com acordo

Sindicato dos Funcionários Judiciais revela que vai dar luz verde a acordo com Governo. Em sentido contrário, PSP e GNR saem sem acordo. Décimo dia de campanha, troca de acusações entre PS e AD.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde - uma nova oportunidade?

A situação de disfunção no sector público da Saúde coincidiu com o preconceito anti-privados, a corrida aos seguros de saúde, e as carências nos Cuidados Continuados.
AICEP

Administração da Aicep demitida por conveniência 

Resolução que dissolve administração da Aicep remete para o estatuto do gestor público que permite demissões e dissoluções "por mera conveniência". Nova gestão aguarda parecer da Cresap.
Novo Governo

Marcelo e Montenegro: quem os viu e quem os vê

Se há um ano alguém antevisse Marcelo com tão pouca popularidade e Montenegro como o político com melhor avaliação dos portugueses, seria apelidado de alucinado. Mas a política surpreende.
CP

CP dispensou mais cedo gestora que foi para a AMT

A saída de Cristina Pinto Dias da CP para o regulador exigiu segunda decisão da administração para a dispensar de cumprir o prazo legal de 30 dias. Os dois cargos eram incompatíveis.
CP

CP não podia recusar saída da ex-gestora 

Ex-presidente, Manuel Queiró, diz que Cristina Pinto Dias não comunicou à CP que ia para o regulador. E defende que a empresa não podia recusar rescisão com direito ao pagamento de uma compensação.
Novo Governo

O silêncio na era do ruído

Neste último mês, sentiu-se um mal-estar. De repente, alguém decidiu remeter-se ao silêncio e fazer política, em vez de governar para a espuma dos dias.
Noticiário

18h. Antigo logótipo do Governo vence prémio

Ganhou um prémio do Clube de Criativos de Portugal e está apurado para um concurso europeu. Símbolo pedido pelo anterior Executivo ao designer Eduardo Aires foi retirado pelo atual Governo.
Eletricidade

Baixar IVA da luz. PS atacado por avançar agora 

Proposta socialista para aplicar taxa reduzida do IVA a maior consumo de eletricidade é para 2025. Partidos questionam a pressa em avançar já. Mas o projeto foi, como se previa, aprovado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.