Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Armamento

Armamento

Armas. EUA lamentam saída da China das negociações

China culpabiliza Washington pela suspensão das negociações sobre controlo de armas ao vender armas ao Taiwan. Estados Unidos consideram que decisão "mina a estabilidade".
Guerra na Ucrânia

4 países europeus juntam-se para produzir mísseis

A união da Alemanha, França, Itália e Polónia quer reforçar a base industrial e a defesa da Europa face à agressão militar russa contra a Ucrânia. O Reino Unido já foi convidado para a iniciativa
Guerra na Ucrânia

Austrália anuncia pacote militar à Ucrânia 

O governo australiano anunciou um pacote de ajuda militar para a Ucrânia de cerca de 155 milhões de euros, esta ajuda representa a maior desde que a guerra começou em fevereiro de 2022.
Noticiário

22h. EUA. Novo pacote de ajuda à Ucrânia 

O pacote de ajuda dos EUA inclui ainda um sistema de mísseis Patriot para reforçar a defesa contra possíveis ataques aéreos russos. Ainda, Jan-Niklas Beste é o novo lateral esquerdo do Benfica.
Segurança

PSP: 303 mil armas destruídas em dez anos

Autoridades destruíram um total de 303.208 armas ao longo de dez anos no âmbito de programas de controlo de tráfico ilegal e da violência,. Mais de 42 mil quilos de munições também foram eliminados.
Forças Armadas

O futuro do Exército é um mundo de oportunidades

Portugal possui condições ideais para se tornar um centro tecnológico europeu de indústria de defesa. É imperativo que o governo português considere seriamente grandes reformas e investimentos.
Gabinete de Guerra

Eleição de Trump? "Ucrânia vai sofrer"

Numa altura em que a Rússia "goza" de superioridade, Daniela Nunes explica que a Ucrânia trava outra "batalha": as eleições nos EUA. Ainda, nada mais resta ao executivo israelita que não promessas.
Guerra na Ucrânia

Putin sugere nova produção de mísseis 

"Temos de começar a produzir estes sistemas de ataque e depois, com base na situação real, decidir onde os implantar, se isso for necessário para garantir a nossa segurança", disse o líder do Kremlin.
Guerra na Ucrânia

Líder da NATO confiante no apoio à Ucrânia  

"Mais apoio à Ucrânia estará no topo da nossa agenda e estamos no caminho certo para uma cimeira bem-sucedida", declarou o político norueguês na rede social X após a reunião na sede da NATO.
Exército

Exército Português e Empresas Tecnológicas em ação

Com a crescente complexidade das ameaças modernas e a necessidade de soluções tecnológicas avançadas, a colaboração entre entidades públicas e privadas torna-se cada vez mais vital.
Gabinete de Guerra

"Hezbollah está mais institucional, mas não muda"

O que pode acontecer no Médio Oriente face à declaração do Hezbollah de "guerra ilegal"? Ainda, qual é a utilidade de Putin para o Vietname? Análise do historiador Bruno Cardoso Reis.
Conflito Israelo-palestiniano

Armas: Israel garante que EUA vão levantar embargo

No início de maio, Washington suspendeu a entrega de cerca de 3.500 bombas por recear que fossem utilizadas numa ofensiva em grande escala em Rafah. Netanyahu diz que EUA prometeram levantar embargo.
Guerra

"New Model Army": A Guerra do Futuro

A guerra na Ucrânia, com o uso massivo de drones, e o conflito entre Azerbaijão e Arménia em 2022, demonstram que a guerra do futuro será travada de forma remota.
Guerra na Ucrânia

Alemanha quer comprar 20 novos aviões Eurofighter

Olaf Scholz afirmou querer garantir a segurança para "a fábrica, mas também para toda a cadeia de subcontratação" como reforçar a defesa nacional. Os 20 aviões somam-se a outros 38 já adquiridos.
Estados Unidos da América

EUA testam míssil balístico intercontinental

Os EUA lançaram um míssil balístico intercontinental para mostrar que "a dissuasão nuclear é segura, fiável e eficaz". Este é um teste recorrente que "já ocorreu mais de 300 vezes, no passado".
Guerra na Ucrânia

NATO dividida no uso de armas por Kiev na Rússia

O secretário-geral da NATO diz ser "altura de reconsiderar algumas das restrições" impostas pelos países à Ucrânia, nomeadamente no que toca à impossibilidade de o país usar armamento em solo russo.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Finlândia autoriza uso das suas armas

"A Finlândia não impôs quaisquer restrições concretas à sua ajuda material à Ucrânia", declarou a MNE finlandesa. Suomi admite uso de armas finlandesas por Kiev para atacar alvos em território russo.
Noticiário

15h. PR apela ao diálogo entre Governo e oposição

Marcelo Rebelo de Sousa alerta para a importância do equilíbrio das contas públicas. Ainda, o ministro da Defesa concorda que a Ucrânia utilize armas ocidentais contra alvos militares em solo russo.
Japão

Japão em alerta após Coreia do Norte lançar míssil

Atualizado
Informação surgiu através do sistema de radiodifusão japonês. Coreia do Norte notificou o Japão de um plano de lançamento de um satélite militar até 4 de junho.
Coreia do Norte

Coreia do Norte dispara míssil balístico

Coreia do Sul terá disparado um míssil balístico, esta sexta-feira, ao largo da costa oriental do país, segundo as forças armadas da Coreia do Sul. Será também o último teste de armamento.
Conflito Israelo-palestiniano

Pentágono confirma pausa no envio de bombas

Na origem da decisão, esteve a eventual utilização destes poderosos explosivos e seu emprego numa zona densamente povoada, onde se encontram refugiados mais de um milhão de civis.
Guerra na Ucrânia

Espanha vai enviar mísseis Patriot para Kiev 

Espanha é um dos poucos países da União Europeia com mísseis Patriot. Zelensky participou na reunião onde foi anunciada a medida avisando que a Ucrânia precisa de mais armamento.
Guerra na Ucrânia

Mísseis ATACMS não vão alterar nada, diz Rússia

Dmitri Peskov minimizou a ajuda norte-america a Kiev, que "não vai alterar o resultado da operação militar especial" e acusou os Estados Unidos de se estarem a envolver no conflito.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia receberá mísseis de longo alcance

Além dos mísseis, o pacote de ajudas britânico também prevê o envio de munições e veículos de combate: "Tudo o que a Ucrânia realmente precisa no campo de batalha".
Guerra na Ucrânia

Zelensky evoca Israel para pedir Patriot

Presidente ucraniano disse que "mais sete MIM-104 Patriot ou semelhantes é o número mínimo" necessário e que "podem salvar muitas vidas e alterar realmente a situação" da guerra.
Reino Unido

Portugal entre os clientes de armamento britânico 

O grupo britânico BAE Systems é uma das principais empresas europeias de armamento. Portugal foi um dos países que apareceu na lista do relatório que pretende romper o secretismo do negócio das armas.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia denuncia componentes ocidentais em mísseis

A Ucrânia queixa-se de que os russos continuam a contornar as sanções internacionais que proíbem o fornecimento, à Rússia, destes componentes de fabrico ocidental e apela a medidas mais duras.
Guerra na Ucrânia

Tratado CFE: Bielorrússia suspende participação

O Presidente apresentou ao parlamento, que permanece sob o seu estrito controlo, uma proposta para a suspensão. Ao colocar-se fora do tratado, a Bielorrússia poderá reforçar a sua capacidade militar.
NATO

Portugal "comprometido" nos 75 anos da NATO

A contribuição para a NATO continua abaixo dos 2% e Luís Montenegro já avisou que é uma meta difícil para a próxima legislatura. Portugal é o 5º país em 32 onde a população mais apoia a Aliança.
Noticiário

9h. Míssil russo violou o espaço aéreo polaco

A passagem do míssil durou quase 40 segundos. Durante esse tempo, foi observado de perto pelos sistemas de radar militares de Varsóvia. A Polónia ativou também a força aérea durante a madrugada.
Guerra na Ucrânia

EUA garantem que "não vão deixar cair a Ucrânia"

"Tropas ucranianas enfrentam condições difíceis e combates duros. E os civis uma barragem constante de mísseis russos e drones iranianos", disse Austin. Mas nem Ucrânia nem EUA vão recuar.
Guerra na Ucrânia

EUA e G7 ameaçam Irão por envio de armas à Rússia

O Governo dos EUA tem vindo a denunciar que a Rússia tem pedido ao Irão mísseis balísticos para travar a guerra com a Ucrãnia. G7 pondera proibir Iran Air de voar para a Europa.
Guerra na Ucrânia

Alemanha rejeita troca de misseís com Reino Unido

Em causa, está uma troca de mísseis alemães Taurus pelos britânicos Storm Shadow. Algo que ajudaria a dissipar a preocupação de Scholz, que não quer que mísseis alemães ataquem o território russo.
Comentário

"Teremos de ser menos generosos no Estado Social"

O equilíbrio entre investir em defesa e cortar noutros lados deve ser explicada com clareza pelos políticos já na campanha eleitoral, defende Helena Garrido. No fundo, "será pior se não o fizerem".
Guerra na Ucrânia

Irão nega fornecimento de mísseis à Rússia

Missão permanente do Irão junto da ONU disse que o país está "moralmente obrigado a abster-se" de fornecer armamento para o conflito, apesar de não haver restrições à venda de mísseis balísticos.
A História do Dia

A Rússia quer ter armas nucleares no espaço?

Moscovo terá uma nova arma, que quer pôr em órbita. Os EUA estão muito preocupados e a tentar apurar os pormenores. Devemos estar preocupados? José Carlos Duarte, jornalista, é o nosso convidado.
Guerra na Ucrânia

Possível arma nuclear russa no espaço preocupa EUA

Moscovo estará a desenvolver capacidades para colocar no espaço ogiva nuclear, possivelmente para usar contra satélites inimigos. Congresso pediu a Biden que divulge toda a informação confidencial.
Coreia do Norte

Coreia do Norte volta a lançar mísseis de cruzeiro

As autoridades sul-coreanas dizem desconhecer o número exato de mísseis disparados e a trajetória de voo, frisando que estão "a cooperar com os EUA", ao mesmo tempo que fortalecem a vigilância.
Coreia do Norte

Coreia do Norte volta a lançar mísseis de cruzeiro

O líder da Coreia do Norte diz que o fortalecimento da força naval "representa a questão mais importante na defesa segura da soberania marítima do país e na intensificação dos preparativos de guerra".
Coreia do Norte

Pyongyang volta a disparar mísseis de cruzeiro

Kim Jong-un disse recentemente que a península coreana está "cada vez mais perto de um conflito armado". E Seul voltou a detetar mais um lançamento de mísseis de cruzeiro num curto espaço de tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada