Um rapaz taiwanês de 12 anos visitava um museu em Taipei, enquanto segurava uma bebida na mão. Foi aí que tropecou e foi contra um quadro do século XVII do pintor Barroco italiano Paolo Porpora. O resultado foi um buraco na obra avaliada em 1,5 milhões de dólares, relata o Guardian. A exposição filmou o momento e o quadro, esse, já foi reparado.

As imagens mostram o rapaz de calções escuros e uma t-shirt azul clara a deambular pela exposição “Face of Leonardo: Images of a Genius” com uma bebida na mão, quando de repente se desequilibra e se apoia no quadro de Paolo Porpora, fazendo um buraco no quadro que retrata um grande jarro de flores. O jovem fica a olhar perplexo para a tela, durante alguns momentos, até que outras pessoas se começam a aperceber do sucedido.

https://www.youtube.com/watch?v=9ZjiykFNfZw

Eis o quadro do pintor do final da época barroca, antes de ter sido danificado:

E por fim, o resultado do acidente: um buraco de grandes dimensões que entretanto já foi reparado, divulga a organização da exposição na sua página de Facebook esta terça-feira. “Quero publicamente agradecer ao Sr. Leo Tsai pelo seu trabalho e ajuda na exposição. A reparação do quadro foi apenas possível devido à elevada técnica e talento do Sr. Leo Tsai. Foi uma óptima experiência ter a possibilidade de trabalhar com ele e partilhar conhecimentos”, escreveu Andrea Rossi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2

1

A organização não irá pedir à família do jovem para que pague os custos de reparação da pintura. O organizador da exposição, Sun Chi-hsuan, disse que o rapaz estava muito nervoso mas que não deveria ser culpabilizado. A pintura, que faz parte de uma coleção privada, estava coberta por um seguro.