A polícia alemã, segundo foi noticiado pelo jornal Süddeutsche Zeitung, prendeu para interrogatório o engenheiro Wolfgang Hatz, que entre 2001 e 2015 dirigiu o Departamento de Desenvolvimento de Motores da Volkswagen e que, a partir de 2011, passou a ser igualmente o responsável pela Investigação e Desenvolvimento de motorizações da Porsche, onde integrava a administração.
O inquérito, que tudo indica se centrará no Dieselgate e na tentativa de identificar os responsáveis pela manipulação das emissões poluentes, está a provocar grande agitação junto da indústria automóvel alemã, especialmente em Martin Winterkorn, o CEO do Grupo Volkswagen até ser afastado em 2015, devido ao escândalo, de quem Hatz era muito próximo, sendo definido como um dos seus mais importantes conselheiros.
Quando Winterkorn foi afastado, afirmou que o Dieselgate “se deveu a um terrível erro cometido por um grupo de pessoas”. São essas pessoas que a justiça alemã pretende identificar, tudo sugerindo que será pouco provável que o próprio Winterkorn não esteja envolvido, ele que saiu da Volkswagen com uma compensação de 16,6 milhões de euros.
Além da prisão de Wolfgang Hatz, a polícia germânica procedeu a uma série de buscas relacionadas com o homem responsável pelas unidades motrizes do grupo alemão e que, também ele, rescindiu com a empresa em 2015, levando consigo 15,3 milhões de euros e um Porsche 911.