caderno de apontamentos

caderno de apontamentos

O erro a corrigir

109
É tempo de uma avaliação séria da introdução de provas de aferição, que em nada contribui para a melhoria do sistema educativo. Perante uma promessa de evolução, o que sucedeu foi uma regressão.
caderno de apontamentos

Professores, os maus da fita?

1.413
Apesar das frequentes notícias de insatisfação da classe docente, apenas 4% dos professores do primeiro ciclo se declararam pouco satisfeitos com a profissão, mas 51% declararam-se muito satisfeitos.
caderno de apontamentos

Uma gestão (in)eficaz de recursos humanos

437
Que gestão “eficaz” é esta que procura rentabilizar recursos em agosto, mas que os malbarata duas semanas mais tarde, lesando recursos financeiros do Ministério da Educação e criando injustiças?
caderno de apontamentos

Educação em Portugal: (ir)remediação ou utopia?

141
O silêncio continuado dos pedagogos na comunicação social tem levado o debate sobre os problemas da educação para níveis inimagináveis de falta de rigor, de inconsistência de conceitos e vocabulário.
caderno de apontamentos

Educação a três velocidades

283
O ensino particular viaja em comboios distintos. Num, anda para trás empurrado pela ideologia estatizante. Noutro, anda para frente empurrado por políticas para a autonomia. E noutro faz o seu caminho
caderno de apontamentos

Educação: financiar para uma melhor aprendizagem

240
Mais do que saber quanto investir no sistema de ensino, importa assegurar que os recursos educativos são direccionados para onde podem fazer maior diferença em termos da aprendizagem dos alunos.
caderno de apontamentos

Que é feito do “perfil do aluno”?

776
Não existe ainda o “Perfil” revisto de acordo com os pareceres recebidos. O ministério queria alterar a educação a seu bel-prazer, mas parece que o princípio da realidade se impôs ao do prazer.
caderno de apontamentos

Como em tudo na vida, o difícil é o equilíbrio

993
Se toda a informação está à distância de um clique, não faz sentido ensinar conteúdos aos alunos? É uma discussão que se assiste no mundo da educação. A minha opinião é que sim, que faz todo o sentido
caderno de apontamentos

Mais boas notícias dos nossos sucessos em educação

163
Não é num vazio de finalidades educativas ou com o facilitismo e a complacência perante as dificuldades que conseguiremos o desejado progresso educativo dos jovens e a igualdade de oportunidades.
caderno de apontamentos

Educação e autarquias

268
Com a descentralização, não poderão as autarquias tornar-se mais competitivas entre si, e oferecer meios de ensino de melhor qualidade, com soluções adaptadas às circunstâncias do concelho e região?
caderno de apontamentos

Reutilizar manuais é de rico?

349
Reutilizar manuais não é só aliviar as famílias de um fardo anual. É também educar para a sustentabilidade e responsabilidade financeira. Mas, para que seja possível, é necessário decidir como fazê-lo
caderno de apontamentos

Ensino profissional: bem-vindos à escola 4.0

270
Um novo Ensino Profissional que, enraizado na sua essência, responda aos grandes desideratos da sociedade atual e futura. São estas as Escolas em que acreditamos para se construir um futuro melhor!
caderno de apontamentos

Matemática: a revolução tranquila sob ameaça

Os progressos a Matemática constituíram uma verdadeira “revolução tranquila”. Devemos ter orgulho neles, pelo menos tanto quanto o que temos nas nossas conquistas futebolísticas ou musicais.
caderno de apontamentos

Política educativa: são possíveis os consensos?

A necessidade de considerar, no presente, as ações a desenvolver no futuro (visando a qualidade da educação dos nossos jovens) determina como incontornável a obtenção de um pacto de regime.
caderno de apontamentos

A reforma por fazer

O Ensino Superior mudou muito em apenas uma década. No entanto, paradoxalmente, a Lei que estabelece as bases do seu financiamento manteve-se inalterada na forma e quase votada ao esquecimento.
caderno de apontamentos

A escola pública é a escola privada da esquerda

1.215
Pouco importa que se feche uma escola com contrato de associação com excelentes resultados, se isso significar ter mais alunos na “sua” escola, a Escola Pública. E, se funcionar em monopólio, melhor.
caderno de apontamentos

Escolaridade obrigatória e perfil dos alunos

O perfil do aluno para o século XXI constitui um referencial estruturante para a educação escolar. Mas não serão de excluir do debate futuro as condições necessárias para a sua operacionalização.
caderno de apontamentos

É favor desobedecer

2.090
As competências mais importantes em 2020 serão pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, coordenação e gestão de equipas. E deveriam ser ensinadas nas escolas. Infelizmente, não são.
caderno de apontamentos

Professores: escrutinados, cansados mas motivados

523
Somos uma classe cansada e desiludida pela forma como temos vindo a ser tratados. Quão bem a opinião pública conhece uma classe profissional a que tanto deve e na qual o poder político tanto bate?
caderno de apontamentos

Instabilidade legislativa, instabilidade docente

204
Foi publicado um novo regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário. Não é normal que um documento estruturante seja alterado seis vezes em cinco anos.
caderno de apontamentos

Flexibilidade curricular: o que esperar de novo?

A flexibilidade curricular agora anunciada pelo Ministério da Educação merece reflexão. Não basta alterar, importa verificar se os alunos aprendem mais e melhor, se desenvolvem as suas capacidades.
caderno de apontamentos

É tempo de dizer bem dos professores

10.268
Os professores estão hoje desmotivados. Este problema diz respeito a todos, pois os professores têm o futuro dos nossos jovens e, por isso, o futuro da nossa sociedade nas mãos.
caderno de apontamentos

Liberdade, autonomia, Ensino Superior (e Ciência)

No Ensino Superior e Ciência, acusações de endogamia e concursos viciados caminham em paralelo com fenómenos de desvalorização e precarização. Pagam os nossos mais qualificados e o país como um todo.
caderno de apontamentos

Mudar a escola para o século XXI

898
O perfil do aluno para o século XXI não é compatível com a escola do século XIX. Não é possível educar para a diversidade numa organização burocratizada onde o mérito é ultrapassado pela antiguidade.
caderno de apontamentos

Disciplina: Yes We Can!

194
Não devemos sentir incómodo em assumir que temos um problema nas mãos. A indisciplina dentro e fora da escola está a aumentar. Mas há silêncios ensurdecedores. Será a indisciplina tema tabu?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site