Nobel da Paz

Literatura

Livro infantil de Malala editado em Portugal

174
O livro ilustrado para a infância "O lápis mágico de Malala", da jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, Nobel da Paz em 2014, é editado este mês em Portugal.
Estados Unidos da América

O mundo não é "mais pacífico" sem armas nucleares

Os Estados Unidos "não assinarão" o Tratado de Proibição de Armas Nucleares defendido pela organização laureada com o prémio Nobel da Paz.
Nobel da Paz

Especial/ Do urânio às bombas. A história da era nuclear

Da descoberta do urânio no séc. XVIII aos programas da Coreia e do Irão, passando pela bomba de Hiroshima. História do nuclear no dia em que o Nobel da Paz distingue a luta contra as armas nucleares.
Nobel da Paz

"Escolha de Nobel da Paz é muito acertada"

O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal reagiu à atribuição do Prémio Nobel da Paz e afirmou que está na altura de inverter a narrativa que incita ao ódio e ao medo.
Nobel da Paz

Trump anunciou "tempestade" numa sessão de fotos

Horas antes do anúncio do Nobel da Paz para a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares, Trump posou ao lado das chefias militares e disse que era "a calma antes da tempestade"
Nobel da Paz

Nobel da Paz para ICAN, contra as armas nucleares

152
O Comité Norueguês do Nobel distinguiu a ICAN, uma organização não-governamental internacional que procura abolir as armas nucleares.
Prémio Nobel

Em direto: Nobel da Paz anunciado esta sexta-feira

O Nobel da Paz poderá distinguir este ano os esforços contra a proliferação de armas atómicas, numa altura em que a crise norte-coreana assume contornos de Guerra Fria. Siga aqui o anúncio em direto.
Nações Unidas

Nobel da Paz quer operações da ONU mais focadas

O Nobel da Paz José Ramos-Horta defendeu que as operações de paz da Nações Unidas devem ter uma gestão mais centrada nas pessoas, com a coordenação a ser cada vez mais no campo.
Nobel da Paz

Comité garante que não retira Nobel da Paz

Milhares de pessoas reclamam a retirada do Nobel da Paz a Aung Suu Kyi, líder da Birmânia. Em causa está a fraca gestão da crise da minoria rohingya no país. O Comité já avisou que não retira prémios.
China

China garante que viúva de Nobel "é livre".

As autoridades chinesas garantiram que Liu Xia, a viúva do Nobel da Paz Liu Xiaobo, "é livre", mas os amigos têm denunciado que não podem contactá-la e que está sob vigilância do regime.
Morte

Trump envia condolências pela morte de Liu Xiaobo

A Casa Branca divulgou, na quinta-feira, um breve comunicado onde transmitiu as condolências de Donald Trump perante a morte do nobel da paz. A sua mulher, Liu Xia, continua em prisão domiciliária.
António Guterres

Guterres lamenta morte de Liu Xiaobo

António Guterres lamentou a morte do ativista chinês Liu Xiaobo, prémio Nobel da paz, que morreu vitima de cancro no hospital, sob custódia, depois de quase nove anos numa prisão na China.
Morte

Morreu Liu Xiaobo, o ativista político chinês

389
O Nobel da Paz Liu Xiaobo morreu esta quinta-feira aos 61 anos, vítima de um cancro terminal. Ativista democrático, foi preso por questões políticas em 2009 e serviu a sentença até à morte.
China

"Quero casar com aquele inimigo da pátria!"

Liu Xiaobo foi condenado a 11 anos de prisão em 2008, antes de receber o Nobel da Paz. Como pode o amor de um ativista democrático sobreviver a um regime autoritário?
China

Dissidente chinês, Nobel da Paz, em estado crítico

O dissidente chinês Liu Xiaobo está "num estado crítico", anunciou o hospital onde o prémio Nobel da Paz 2010 deu entrada após ter saído da prisão devido a um cancro do fígado.
Paz

EUA pedem 'liberdade de movimentos' a Nobel da Paz

Os Estados Unidos pediram à China que conceda "liberdade de movimentos" ao Nobel da Paz chinês. Liu Xiao tinha sido condenado por subversão e está hospitalizado devido a um cancro em fase terminal.
Castelo Branco

Belmonte recebe Colóquio da Lusofonia

237
A vila de Belmonte recebe entre 6 e 9 de abril a 27.ª edição do Colóquio da Lusofonia, que conta com a presença do prémio Nobel da Paz Ximenes Belo, anunciou esta sexta-feira a autarquia local.
Donald Trump

Donald Trump proposto para Nobel da Paz

1.659
O nome de Donald Trump foi proposto por um compatriota, cuja identidade não foi revelada, pretende ver reconhecida a sua "ideologia de paz pela força". Putin e Papa Francisco entre os nomes propostos.
FARC

Nobel da Paz é "presente dos céus"

O presidente colombiano recebeu o prémio Nobel da Paz, na cerimónia de entrega do galardão na capital da Noruega, Oslo, pelo trabalho pela paz no país, nomeadamente o acordo conseguido com as FARC.
Colômbia

Dinheiro do Nobel irá para vítimas do conflito

680
O prémio que Juan Manuel Santos recebe em 10 de dezembro, em Oslo, consiste numa medalha de ouro, num diploma e num cheque de 847 mil euros.
Nobel da Paz

Colombianos surpreendidos com Prémio Nobel da Paz

Cidadãos colombianos disseram à Lusa ter ficado surpreendidos com a escolha do seu Presidente para o prémio Nobel da Paz, considerando que o acordo defendido pelo chefe de Estado foi rejeitado.
Nobel da Paz

Portugal de acordo com atribuição do Nobel da Paz

O Governo português saúda a atribuição do Nobel da Paz ao Presidente da Colômbia pelos seus esforços para pôr fim à guerra civil no país, e espera que motive a continuação das negociações.
Nobel da Paz

FARC: único prémio é "a paz e justiça social"

O líder das FARC, Rodrigo Londoño, reagiu à atribuição do Nobel da Paz ao Presidente colombiano Juan Manuel Santos, ao assegurar que "o único prémio" que a guerrilha pretende obter é "o da paz com a justiça social".
Nobel da Paz

Juan Manuel Santos: Nobel é "grande estímulo"

Temos que continuar até chegar ao final. Estamos muito próximos, apenas precisamos de mais um empurrão" para alcançar a paz, disse presidente da Colômbia, Nobel da Paz de 2016.
Nobel da Paz

Nobel da Paz para Presidente da Colômbia

281
O Prémio Nobel da Paz de 2016 foi atribuído ao presidente da Colômbia Juan Manuel Santos pelos esforços para pôr fim à guerra civil dos últimos 50 anos. Anúncio foi feito esta manhã em Oslo, Noruega.
Escravatura

Nobel da Paz faz apelo contra escravidão infantil

A comunidade internacional deve redobrar esforços e tomar medidas mais concretas para combater o trabalho e a escravidão infantil, disse à Lusa Kailash Satyarthi, Nobel da Paz de 2014.
Nobel da Paz

Capacetes Brancos nomeados para Nobel da Paz

1.939
Os Capacetes Brancos, voluntários que já salvaram mais de 60 mil vidas, foram nomeados esta quinta-feira para o Prémio Nobel da Paz.
Óbito

Comunidade Israelita lamenta morte de Elie Wiesel

A dirigente da comunidade israelita de Lisboa Esther Mucznik considera que a morte do Prémio Nobel da Paz e sobrevivente de Elie Wiesel é a perda de uma voz de alerta contra a injustiça.
União Europeia

Dirigentes europeus lamentam morte de Eile Wiesel

Dirigentes das instituições europeias lamentam a morte de Elie Wiesel, sobrevivente dos campos de concentração, destacando a sua sabedoria e a marca que deixa na Humanidade.
Mundo

Birmânia tem um novo Presidente. E não é militar

285
Htin Kyaw, um homem da confiança da ativista birmanesa e prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, foi eleito esta terça-feira Presidente da Birmânia com 360 votos no parlamento.
Nobel da Paz

Recorde: 376 candidaturas a Prémio Nobel da Paz

O Comité Nobel Norueguês recebeu um número recorde de nomeações ao Prémio Nobel da Paz para o ano 2016: 376, mais 98 do que em 2014.
Crise dos Refugiados

600 mil já pediram Nobel para povo grego 

Milhares de pessoas já assinaram uma petição a pedir a atribuição do Prémio Nobel da Paz aos habitantes das ilhas gregas que têm acolhido refugiados.
Crise dos Refugiados

Nobel da Paz para residentes das ilhas gregas?

233
Os habitantes das ilhas gregas podem ser nomeados para o prémio Nobel da Paz, devido à ajuda prestada aos refugiados que ali têm chegado.
Nobel da Paz

"Dou bonecas ao meu neto de 4 anos. Sabe porquê?"

696
Shirin Ebadi foi a 1ª mulher juíza no Irão e a 1ª mulher muçulmana a receber o Nobel da Paz. Em entrevista, diz que a discriminação é como a "hemofilia" e não aceita que 2 mulheres valham por 1 homem.
Nobel da Paz

Nobel da Paz entregue hoje em Oslo

A cerimónia de entrega do prémio Nobel da Paz ao Quarteto para o diálogo nacional na Tunísia decorre hoje em Oslo, antes da entrega dos restantes galardões, prevista para Estocolmo.
Myanmar

Birmânia. Partido de Suu Kyi conquista maioria

499
Aung San Suu Kyi, conquistou a maioria no parlamento, de acordo com resultados divulgados hoje pela comissão eleitoral birmanesa. Ban Ki-moon já avisou que ainda "há muito trabalho a fazer".
Nobel da Paz

Explicador/ O que é o Quarteto da Paz?

Explicamos quem compõe o Quarteto da Paz e o caminho que percorreram até ao Nobel da Paz atribuído em 2015.
Mundo

Nobel da Paz para Quarteto de Diálogo para Tunísia - como aconteceu

347
Entre os favoritos de 2015 ao Nobel da Paz estavam Angela Merkel, Papa Francisco e a ACNUR. O Comité Nobel acabou por escolher o Quarteto de Diálogo para a Tunísia, uma organização da sociedade civil.
Prémio Nobel

Teste: Quem vai ganhar o Prémio Nobel da Paz 2015?

106
Angela Merkel, o Papa Francisco ou até o jornal russo Novaya Gazeta. Esta sexta-feira, é revelado o vencedor do Prémio Nobel da Paz 2015. Há muitos nomes apontados. Qual é o seu favorito? Vote aqui.
Nobel da Paz

Nobel da Paz para Merkel ou Guterres?

408
O diário alemão Bild aponta como principais favoritos a receber o Prémio Nobel da Paz, a ser entregue na próxima sexta-feira, a chanceler Angela Merkel e o ACNUR, presidido por António Guterres?
África do sul

Desmond Tutu hospitalizado devido a infeção

O Nobel da Paz sul-africano Desmond Tutu, de 83 anos, foi hospitalizado devido a uma "infeção persistente", informam hoje os 'media' locais.
Mundo

Nobel da Paz acusado de abuso sexual

Rajendra Pachauri, que recebeu o Nobel da Paz em 2007, demitiu-se da presidência do órgão da ONU dedicado às alterações climáticas face às acusações de abuso sexual que lhe são imputadas na Índia.
Paquistão

Malala: "jamais seremos vencidos"

Malala Yousafzai reagiu ao ataque talibã à escola paquistanesa, também ela uma vítima do ataque destes terroristas. Muitos outros se manifestam contra este ato de "brutalidade" e "cobardia".
Nobel da Paz

Malala: "Sou os 66 milhões que não podem estudar"

882
Malala Yousafzai recebeu esta quarta-feira o Nobel da Paz em conjunto com o ativista dos direitos das crianças Kailash Satyarthi. Malala é a pessoa mais jovem de sempre a receber esta distinção.
Nobel da Paz

Malala recebeu medalha da liberdade

Malala Yousafzaï recebeu um prémio entregue anualmente por uma instituição norte-americana e prometeu doar os 100.000 dólares à educação no Paquistão.
Mundo

Nobel da Paz pensou que era uma partida

Kailash Satyarthi já retirou mais de 85.000 crianças de esquemas de trabalho infantil e tráfico de seres humanos na Índia. Mas quando lhe disseram que tinha vencido um Nobel achou que era uma partida.
Nobel da Paz

Ganhou um Nobel. Mas quem é Kailash Satyarthi? 

949
Já retirou mais de 85.000 crianças de esquemas de trabalho infantil e tráfico de seres humanos na Índia. Um quase desconhecido no mundo, este novo "Gandhi" da Índia.
Nobel da Paz

Depois de ganhar Nobel, Malala continuou na aula 

1.037
Já no ano passado o nome da jovem ativista tinha sido dado como um dos favoritos ao prémio. Este ano, ganhou. Parece destino, mas Malala estava na escola quando soube.
Nobel da Paz

Nobel da Paz para Malala e Kailash Satyarthi 

2.698
Decisão foi anunciada esta manhã em Oslo, na Noruega. Malala Yousafzai, a paquistanesa que também já venceu um Prémio Sakarov, e Kailash Satyarthi, indiano, foram os escolhidos.
Nobel da Paz

E o Nobel da Paz vai para...?

A resposta chega sexta-feira de manhã, mas na véspera da decisão do comité norueguês já se fazem apostas. Ativistas japoneses, Edward Snowden ou um médico congolês são alguns dos nomes mais falados.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site