Olá

866kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidente da República

Orçamento do Estado

Mortágua acusa Marcelo de "fazer pressão"

Líder bloquista critica a promessa presidencial de dissolver a Assembleia da República, se não houver orçamento aprovado. Censura igualmente uma eventual viabilização do PS.
Comissão de Inquérito

“Montenegro quer forçar eleições”

Eurico Brilhante Dias explica que o Montenegro fez um comunicado insultuoso e disparatado sobre o OE. O deputado do PS critica a postura de Marcelo e garante que o PS vai ter um nome forte para Belém.
E o vencedor é...

Dramas, birras e recados: a novela do OE voltou

A novela sobre o orçamento está de regresso com uma nova temporada e Marcelo está muito preocupado com a estabilidade. Os enfermeiros e médicos voltam às greves. É preciso repensar o sindicalismo?
O Bom, o Mau e o Vilão

Isto é só segredos de polichinelo

Marcelo (que avisou sobre a crise), Pedro Nuno Santos (que está obcecado com o secretismo) e Montenegro (que devia ter mais o que fazer) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Educação

Marcelo aprova doutorandos darem aulas

Devido à falta de professores, o Presidente da República promulgou um decreto-lei que altera o Estatuto de Bolseiro de Investigação, permitindo aos doutorandos darem aulas.
Noticiário

21h. Saúde. Acordo entre Ministério e 5 sindicatos

Segundo a ministra da Saúde, o acordo resultará num aumento de 20% dos salários para os enfermeiros. Ainda neste jornal, BE acusa Presidente da República de chantagem para viabilização do OE2025.
Noticiário

20h. BE acusa PR de chantagem para aprovar OE

A coordenadora do Bloco de Esquerda descreve como "aberração" um orçamento que é negociado de igual forma com o PS ou com o Chega.
PGR

PR e Montenegro fecham PGR até início de outubro

Presidente da República e primeiro-ministro já falaram sobre metodologia da escolha do PGR. Montenegro deverá apresentar a tradicional lista de três nomes no final da próxima semana.
Noticiário

14h. Incêndios. Chega chama Governo ao Parlamento

Em declarações na sede do partido, André Ventura diz que o Executivo e a Proteção Civil falharam. Pede que se apresentem no Parlamento com urgência. Ainda, mais de cem pessoas morreram no Líbano.
Noticiário

13h PR: Se não houver OE, vai haver crise política

O Presidente da República mostra-se otimista para a reunião entre Montenegro e Pedro Nuno Santos. E volta a repetir que sem OE, o país pode atravessar uma nova crise. Ainda, a saúde e a educação.
Orçamento do Estado

Marcelo lembra ao PS "autoridade moral" sobre OE 

Presidente antecipa que vai existir uma "crise política e económica" caso o Orçamento não seja aprovado e que "qualquer solução que não seja a viabilização é má".
A História do Dia

A relação entre Marcelo e Montenegro é complicada?

O Presidente tem uma relação diferente com o atual primeiro-ministro quando comparado com Costa. Isto pode ter consequências? Miguel Santos Carrapatoso, editor adjunto de Política, é o convidado.
Política

PM e PR: relação de distâncias e de aproximações

Nos momentos de crise, a dupla tem funcionado, mas o Presidente não vai escondendo desconforto com Montenegro, o "solitário" e "sobrevivente" que vai deixando Belém à margem das decisões importantes.
E o vencedor é...

Governo está a aprender com Ventura?

Gira o disco e toca diferente: o líder do Chega não sabe não surpreender. Já o Governo ou não sabe o que diz, ou aproveita a catástrofe para ganhar popularidade. Afinal, não basta apostar na lotaria. 
Noticiário

17h. Seara demite-se da Mesa da AG do Benfica

A demissão surgiu depois de se ter instalado uma grande confusão no Pavilhão número 1 da Luz. Os sócios do Benfica chegaram mesmo a gritar que a Mesa é "uma vergonha" e pediram a demissão.
Noticiário

16h. PR e PM no funeral de bombeiros em Tábua

O funeral é no cemitério de Vila Nova de Oliveirinha mas antes acontece uma missa celebrada no quartel de bombeiros. Ainda, encerradas 7 urgências de Obstetrícia e Ginecologia e 2 de Pediatria.
E o vencedor é...

Conselheiro Marcelo esqueceu-se dos conselhos

Montenegro tentou "mostrar músculo" no combate ao fogo, mas devia era ter mostrado que sabe estar em silêncio. Afinal, onde anda o conselheiro Marcelo quando é preciso? Ainda, vêm aí novas eleições?
Noticiário

8h. FC Porto joga hoje com o Vitória de Guimarães

O encontro está marcado para as 18h00. Na antevisão da partida o treinador portista Vitor Bruno não tem dúvidas de que a equipa vai ter dificuldades.
Noticiário

7h. PM e PR presentes no funeral dos bombeiros

Os três bombeiros vão ser sepultados no Cemitério de Vila Nova de Oliveirinha. Ainda neste jornal dá-se o ponto de situação dos incêndios em Portugal.
Noticiário

6h. Funeral de três bombeiros realiza-se hoje

As cerimónias fúnebres estão marcadas para as 16 horas, deste sábado, depois de uma missa no quartel de Vila Nova de Oliveirinha, no Município de Tábua, que pertence ao distrito de Coimbra.
Noticiário

4h. Sismo de 3,3 registado em Sines

De acordo com o IPMA, o epicentro do sismo foi ao largo de Sines, no distrito de Setúbal. O abalo aconteceu às 23 horas e 33 minutos e não causou danos pessoais ou materiais no concelho de Sines.
Noticiário

3h. Kamala Harris critica Trump sobre o aborto

Num comício, no Estado da Georgia, a candidata democrata falou sobre os direitos ao aborto e das mulheres. Ainda, o Papa Francisco defende que as pessoas mais ricas devem pagar mais impostos.
Noticiário

2h. Hezbollah confirma a morte de Ibrahim Aqil

O Hezbollah descreve o assassinato do comandante do Hezbollah como um “crime” e que Israel vai pagar um preço. A morte de Ibrahim Aqil aconteceu na sequência de um ataque aéreo israelita, em Beirute.
Noticiário

1h. Aplicadas 44 mil vacinas contra Gripe e Covid

No primeiro dia de campanha sazonal de vacinação, esta sexta-feira, foram administradas 44 mil vacinas, esta sexta-feira. Mais de metade destas vacinas são contra a gripe.
Fundação Calouste Gulbenkian

Marcelo anuncia condecoração à Gulbenkian  

Presidente da República reconhece o "muito relevante interesse público" exercido pela instituição e anunciou que esta será condecorada com a Ordem de Cristo. Fundação inaugurou novo espaço.
Noticiário

22h."Precisamos de 200 mil hectares geridos"

João Adrião, gestor ambiental e florestal, explica que não havendo um modelo de negócio atrativo para quem tem terrenos, o Estado deve avançar em parte do território.
Presidente da República

Marcelo acredita que PS e PSD vão viabilizar OE

Belém acredita que PS e PSD vão acabar por viabilizar o OE e que duodécimos não seriam uma opção aceite pelo Governo. Corrida a Belém também pode influenciar posicionamento de Montenegro e Pedro Nuno.
Noticiário

20h. MAI fala ao país sobre incêndios florestais

Margarida Blasco anuncia que primeira reunião da equipa especial de investigação aos incêndios será dia 23. Diz ainda que dados provisórios apontam para mais de 94 mil hectares de área ardida.
Incêndios

PR e MAI presentes homenageiam bombeiro

Missa de corpo presente demorou cerca de meia hora, saindo o corpo do quartel ao som da "sirene a chorar" e sendo transportado ao longo de um trajeto de 50 metros por colegas bombeiros.
Noticiário

00h. Fogos, Governo declara estado de calamidade

A medida permite manter ou ativar mecanismos de resposta rápida. O executivo quer também punir de forma exemplar os responsáveis por fogo posto e dar uma resposta imediata às vitimas dos incêndios.
Noticiário

23h. Ataque Azambuja. Escola abre processo a aluno

A informação foi avançada à Rádio Observador pelo Presidente da Câmara da Azambuja. Um aluno de 12 anos entrou na escola com um colete à prova de balas e atingiu com uma faca seis colegas.
Reportagem Observador

Marcelo ao lado de Montenegro na resposta ao fogo

Numa rara presença do Presidente da República em São Bento, Marcelo Rebelo de Sousa viu Luís Montenegro garantir que vai "atrás" dos responsáveis por fogo posto. 
Incêndios

Montenegro promete perseguir criminosos

Ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa, que disse concordar inteiramente com as decisões do Governo, Luís Montenegro anunciou uma equipa especializada para investigar mão criminosa nos incêndios.
Noticiário

15h. PM convoca Conselho de Ministros para hoje

A reunião está marcada para as 18 horas e vai ser presidida pelo presidente da república. Ainda neste jornal, no distrito de Coimbra, continuam os combates aos incêndios em Arganil e Tábua.
Noticiário

14h. PR e PM lamentam morte de bombeiros em Nelas

Numa nota, Marcelo Rebelo de Sousa expressa "as mais sentidas condolências" e Luís Montenegro diz que "foi com profunda consternação" que teve conhecimento da notícia da morte de três bombeiros.
E o vencedor é...

O pesadelo voltou e não aprendemos nada

Não há país com meios suficientes para combater tantos incêndios, mas já não devíamos ter aprendido com os erros do passado? Montenegro tentou serenar os ânimos, mas há sempre vozes a desestabilizar.
Noticiário

4h. Incêndios. Cinco frentes ativas em Nelas

O ponto de situação é feito pelo Comandante Guilherme Almeida, que indica a existência de 6 feridos. Defende ainda que o número de meios não é suficiente. Ainda, PR agradece apoio da União Europeia.
Noticiário

00h. Fogo perto de casas na aldeia de Telhadela

A população está na rua a tentar evitar que o fogo se aproxime das casas. O grupo desportivo e recreativo esteve rodeado de chamas, mas foi possível evitar que o incêndio atingisse o edificio.
Incêndios

Marcelo cancela viagem e agradece à população

Presidente tinha prevista deslocação a Tenerife e Las Palmas, em Espanha, mas decidiu cancelá-la devido a incêndios. E elogiou "a capacidade de resistência, solidariedade e serenidade" das populações.
Noticiário

12h. Distrito de Aveiro com dois grandes incêndios

Os concelhos de Oliveira de Azeméis e Albergaria a Velha são os mais afetados pelos incêndios. Ainda neste jornal, o presidente da república e o governo já lamentaram a morte de um bombeiro.
E o vencedor é...

Portugal não chega e Nuno Melo escava até Olivença

O que poderão trazer as declarações de Nuno Melo para a relação ibérica? Afinal, seja como MNE ou como deputado do CDS-PP, parece que só se enterra. Ainda, é preciso ensinar a fazer o 'pisca'?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.