Uma explosão atingiu esta terça-feira um gasoduto ucraniano na região de Poltava, no nordeste do país, que transporta combustível para a Europa. O atentado não fez vítimas, nem afetou o fornecimento, informaram as autoridades ucranianas. A explosão registou-se no gasoduto internacional Urengoi-Pomary-Ujgorod, segundo a delegação regional do Ministério do Interior.

A empresa que opera os gasodutos ucranianos, Uktransgaz, assegurou que o trânsito de gás para a Europa não foi afetado. Este incidente ocorre um dia depois de a Rússia anunciar o corte do fornecimento de gás à Ucrânia, limitando a alimentação dos gasodutos internacionais em território ucraniano a gás com destino a países europeus.

O ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, admitiu ter-se tratado de “uma sabotagem russa”: “Estamos a explorar várias possibilidades, incluindo a principal: um ato de terrorismo”, afirmou num comunicado. “A sabotagem do gasoduto é mais uma tentativa da Rússia de desacreditar a Ucrânia”, acrescentou.

Os serviços de emergência indicaram que as primeiras informações apontam para que a explosão possa ter sido provocada por uma fuga ou uma despressurização de uma junta de vedação. O gasoduto, de 4.500 quilómetros de comprimento, parte da Sibéria e atravessa a Ucrânia, terminando na Europa central.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR