O FBI anunciou na segunda-feira ter resgatado 168 vítimas de prostituição infantil na sequência de uma operação realizada, na semana passada, em 106 cidades norte-americanas.

Na operação, foram detidos 281 suspeitos de tráfico para exploração sexual, informou a polícia federal norte-americana que, em comunicado publicado no seu portal na Internet, assinala que a operação foi a maior realizada até à data, tendo contado com a participação de 400 agentes.

A operação “Cross Country”, de cariz anual, faz parte dos esforços do FBI para combater a exploração infantil e enquadra-se na Iniciativa Nacional da Inocência Perdida. Desde a criação desse programa, em 2003, foram resgatados e identificados aproximadamente 3.600 menores vítimas de exploração sexual.

“Não são crianças que viviam num lugar remoto. São as nossas crianças, nas nossas ruas (…) são as crianças dos Estados Unidos”, afirmou, em conferência de imprensa, o diretor do FBI, James Comey.

“A maior mudança que temos observado nos últimos oito anos é o predomínio da venda de crianças através da Internet”, indicou Comey, dando conta de que os ‘acordos’ para o efeito já não se fazem ao virar da esquina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR