Os receios dos mercados sobre a saúde financeira do Banco Espírito Santo (BES) estará a provocar uma onda de choque pelas bolsas europeias e já faz manchete nos jornais internacionais pelas piores razões.

O Financial Times faz manchete da sua página online dizendo que os receios com a saúde do BES em Portugal têm levado a uma onda de vendas na Europa que tem deixado de joelhos as bolsas europeias, em especial as ações do sistema financeiro.

As ações do BES foram suspensas de negociação na Bolsa de Lisboa pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) quando perdiam 17,24%, para o seu pior registo em um ano, a aguardar uma comunicação do banco com informação relevante.

O principal índice da bolsa espanhola estava a perder 2,6% e o da bolsa italiana 2,5%, e a instabilidade que estará a ser provocada pelo banco poderá mesmo ter impedido uma emissão de dívida (em instrumentos de capital convertível) do banco espanhol Banco Popular, que citou “falta de condições no mercado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Banco Espírito Santo é o evento mais importante nesta altura a influenciar as ações europeias. Os investidores estão a vender as ações e as obrigações do banco português”, disse Peter Garnry, do Saxo Bank, citado pelo FT, que diz ainda que os problemas no BES estão a reavivar “os piores pesadelos dos investidores sobre a Europa”.

Os investidores estão preocupados que a dimensão da exposição do BES ao Grupo Espírito Santo seja maior que a conhecida nesta altura e que coloque problemas à viabilidade do banco.

O Wall Street Journal também faz capa no seu site com as alegadas consequências da situação do BES na Europa, e diz que os bancos na Alemanha, França e Reino Unido também estão a ser afetados, vendo as suas ações a caírem mais de 3%.

O principal índice da Bolsa de Lisboa, o PSI 20,  estava a cair 4,18% às 13h40, com todas as ações a caírem.

Algumas das notícias nos jornais internacionais que referem o BES:

El País

BBC

The New York Times

Financial Times

The Wall Street Journal

Handelsblatt

Il Sole 24 Ore

The Guardian

Le Figaro

eKathimerini

Irish Times