Cerca de 800 palestinianos com dupla nacionalidade abandonaram este domingo a Faixa de Gaza receando que Israel venha a intensificar ainda mais a operação militar, noticia a BBC. Os palestinianos eram detentores de passaportes dos Estados Unidos, Roménia, Suécia, Noruega, Reino Unido, Turquia e Austrália.

As cerca de 800 pessoas, de diversas nacionalidades, saíram no domingo de Gaza através da fronteira de Erez no quadro de uma operação em que esteve envolvido o Gabinete de Coordenação e Ligação para os Territórios, um organismo que depende do Exército de Israel.

De acordo com a ONU, desde o início da operação militar a 8 de julho, 5600 palestinianos já ficaram desalojados e aproximadamente 16 mil palestinianos estão em refúgios das Nações Unidas.

Ao sexto dia da operação militar, Israel intensificou os ataques aéreos em Gaza e o número de vítimas mortais aumentou para 167, registando-se 1.120 feridos segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, um foguete disparado pelas milícias palestinianas em Gaza alcançou, pela primeira vez, a cidade israelita de Haifa situada a 150 quilómetros de distância, confirmaram à agência EFE fontes militares de Israel. Haifa é um dos portos mais importantes do país, a norte do monte Carmelo, onde se encontram instaladas vários complexos petroquímicos.

Outros dois foguetes foram disparados contra Telavive, mas foram intercetados pelo dispositivo de defesa anti míssil de Israel. Até agora, as milícias palestinianas conseguiram atingir a cidade de Hadera, a 100 quilómetros de Gaza e o perímetro de Jerusalém, a 70 quilómetros de distância.

Segundo a EFE, depois de um dia de relativa calma em Israel as milícias começaram a disparar dezenas de foguetes com o cair da noite o que fez acionar os alarmes anti aéreos em mais de vinte localidades num raio de 40 quilómetros.

Notícia atualizada às 08h30, com novos dados sobre o número de palestinianos que abandonaram Gaza e o número total de desalojados.