O cidadão britânico Bob Sambel, sequestrado no Iémen em fevereiro, apareceu neste domingo a pedir a libertação num vídeo emitido pela televisão dos Emirados Al Arabiya. O vídeo, recebido pelo canal de televisão, mostra Sambel com um lenço a tapar-lhe os olhos e com uma cortina vermelha em fundo. As imagens mostram o cidadão reconhecendo que trabalha para a empresa petrolífera Intracs Middle East Limited e pedindo ajuda aos iemenitas e aos britânicos para poder regressar a casa.

“Estou sequestrado há sete meses e a minha situação não é boa. Penso que estes homens me vão matar em breve. Por favor atuem rápido na minha libertação”, diz no vídeo. Um grupo de homens armados raptou Bob Sambel no centro da capital do Iémen, Saná, a 03 de fevereiro passado. Nenhuma organização assumiu até agora a autoria do rapto nem fez qualquer exigência em troco da libertação.

Os raptos dos estrangeiros são frequentes no Iémen e na maior parte dos casos são feitos por tribos, que utilizam os reféns para pressionar o Governo de Saná no sentido de satisfazer as suas exigências. A situação no Iémen tornou-se mais instável desde o início dos protestos de 2011 contra o então Presidente, Ali Abdalá Saleh, que cedeu o poder em fevereiro de 2012 a Abdo Rabu Mansur Hadi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR