O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exprimiu hoje o seu ceticismo sobre o cumprimento do acordo de cessar-fogo entre a Ucrânia e os separatistas pró-russos devido a “experiências do passado”.

“Estou esperançado mas também cético devido a experiências do passado” sobre acordos de cessar-fogo que depois não foram respeitados, disse Obama na conferência de imprensa que assinalou o final da cimeira da NATO de dois dias em Newport, País de Gales.

O líder norte-americano sublinhou que o acordo “tem de ser testado” no terreno, admitiu que “vai levar tempo a ser implementado” e considerou que o seu sucesso também depende “do fim das violações da soberania e integridade da Ucrânia pelos russos”. “É por isso que o cessar-fogo deve ser seguido de efeitos no terreno” e é preferível “impor sanções [à Rússia] e suspendê-las de seguida”, para garantir a aplicação das tréguas, acrescentou.

Representantes do governo ucraniano e dos separatistas pró-russos do leste da Ucrânia assinaram hoje um acordo de cessar-fogo que terá entrado em vigor às 18:00 locais (15:00 em Lisboa), no final de uma reunião em Minsk, mediada pela Rússia e pela OSCE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR