O porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, expressou neste domingo a preocupação da Rússia pela “escalada das ações militares” nas regiões leste da Ucrânia, o que complica a procura de uma solução pacífica do conflito. “Moscovo está preocupado com o agravamento da situação no este da Ucrânia e a escalada das ações militares”, disse Peskov à agência Interfax, segundo a Efe.
O responsável acrescentou que nos últimos dias a Rússia encetou novas iniciativas para uma mediação entre as autoridades de Kiev e os líderes das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk. “Em particular, na noite de quinta para sexta-feira [últimas], o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma carta ao Presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko, na qual propõe às duas partes do conflito um plano concreto para retirar a artilharia pesada”, disse o porta-voz.
Segundo Peskov, o Presidente ucraniano recebeu a missiva na passada sexta-feira de manhã. “Lamentavelmente, a parte ucraniana não só recusou o plano sugerido e adiantou as suas próprias propostas, como iniciou novamente as ações militares”, disse o responsável russo.