Esta quarta-feira, a Microsoft apresenta os detalhes do Windows 10, o sistema operativo que sucede ao Windows 8. Ainda líder de mercado nos computadores pessoais e empresariais (portáteis e desktop), já foi o mais utilizado no acesso à internet, mas nos últimos anos, com o aumento consistente da utilização dos dispositivos móveis, perdeu quota de mercado para os sistemas Android (Google) e iOS (Apple).

A queda foi grande. Há uma década representava 90% das máquinas ligadas à internet, hoje corre em apenas 15%. O Windows Phone não vingou, por isso este lançamento é visto com expectativa, já que computadores, Xbox, tablets e smartphones passam a correr o mesmo sistema, o que permite aos programadores, por exemplo, desenvolver e otimizar aplicações.

O Windows 10 é a tentativa da Microsoft em integrar o mesmo sistema operativo em diferentes plataformas. No final do passado mês de setembro a Microsoft apresentou as linhas gerais do novo Windows 10, entretanto já aqui falámos em algumas das novidades previstas. Mais logo vamos seguir com atenção as novidades apresentadas na sede da empresa em Redmond, Washington (EUA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR