A nova superprodução de ficção científica (FC) dos irmãos Andy e Lana (Larry, antes da operação de mudança de sexo) Wachowski, “A Ascensão de Júpiter” (estreia-se hoje), vai passar à história do cinema do género como sendo o pior filme já feito tendo a palavra “Júpiter” no título, uma personagem principal chamada Júpiter e um naco da acção passado em Júpiter.

“Trailer” de “A Ascensão de Júpiter”

A ideia dos Wachowski é criar uma nova série de filmes que repita o sucesso da trilogia “Matrix”. Só que esta bisarma caríssima (175 milhões de dólares de orçamento oficial), tecnicamente sofisticadíssima (a estreia foi adiada mais de meio ano para que milhares de efeitos especiais pudessem ser integrados na acção), interpretada por Channing Tatum e Mila Kunis, não passa de uma “space opera” crivada de lugares-comuns e personagens-tipo, coleccionando sequências de acção agressoras dos olhos e dos ouvidos, sem apresentar uma única ideia original ou um relâmpago de inteligência e com a aparência de um descomunal e repetitivo  jogo de vídeo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Ascensão de Júpiter” é o primeiro de vários de filmes de FC que se vão estrear em 2015, ano que assistirá ao regresso de um punhado de históricas séries do género, caso de “Guerra das Estrelas” ou “Mad Max”, bem como a estreia de outros títulos menos vistosos e falados, mas não menos dignos de atenção. Eis o que nos espera em termos de FC até Dezembro.

1. “Star Wars Episode VII-The Force Awakens” (J.J. Abrams)

Com a Lucasfilm vendida à Walt Disney, esta não perdeu tempo em reactivar a saga criada por George Lucas em 1977, com uma nova trilogia, a terceira. Depois de ter injectado sangue novo na série “Caminho das Estrelas”, J.J. Abrams assume a realização do sétimo filme de “Guerra das Estrelas”, assinando também o argumento com Lawrence Kasdan. A acção de “The Force Awakens” passa-se 30 anos após “O Regresso de Jedi”, 50 após “A Vingança dos Sith” e 68 depois de “A Ameaça Fantasma”. Há muitas caras novas no elenco e Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fisher regressam, mais velhos, mas cheios de Força. (Estreia em Portugal: 15 de Dezembro).

“Trailer” de “Star Wars Episode VII”

2. “Mad Max: Fury Road” (George Miller)

Que saudades nós já tínhamos de Max Rockatansky. Vimo-lo desaparecer no horizonte da Austrália pós-apocalipse há exactamente 30 anos, no final de “Mad Max: Para Lá da Cúpula do Trovão” (1985). Trinta anos depois, ei-lo de volta, agora já não interpretado por Mel Gibson mas sim pelo inglês Tom Hardy (“O Cavaleiro das Trevas Renasce”, “Locke”). George Miller esteve quase, quase a fazer esta parte IV com Gibson em 2001, mas os ataques do 11 de Setembro estragaram tudo. Em “Fury Road”, rodado na Namíbia e não na Austrália, Max junta-se a Furiosa (Charlize Theron) e ao seu grupo, para atravessar o deserto e enfrentar um bando de vilões devidamente pós-apocalípticos. (Estreia em Portugal: 14 de Maio).

“Trailer” de “Mad Max: Fury Road”

3. “Exterminador: Genesys” (Alan Taylor)

Os outros prometem, ele cumpre, mesmo apesar de já ter passado pela política. Depois de ter desempenhado, na Califórnia, o papel do Governador, Arnold Schwarzenegger regressa ao do Exterminador em “Exterminador: Genesys”,mesmo na altura em que está a precisar de um filme que faça um brilharete nas bilheteiras, tendo em conta os débeis números e as más críticas do que interpretou depois de ter deixado a vida pública. A história deste novo “Exterminador” passa-se em 1984, mas numa linha temporal diferente da do primeiro filme da série, de James Cameron, e onde Sarah Connor é criada e protegida pelo T-800 de Schwarzenegger. (Estreia em Portugal: 2 de Julho).

“Trailer” de “Exterminador: Genesys”

4. “Mundo Jurássico” (Colin Trevorrow)

Estão muito enganados se julgavam que o “Parque Jurássico “ tinha fechado as portas de vez depois de três filmes. O parque dos dinossauros regressa ao mercado em “Mundo Jurássico”, 22 anos depois dos acontecimentos do filme original de Steven Spielberg (1993). Só que o negócio está a vender poucos bilhetes e a nova atracção introduzida no parque pela companhia que o explora (gananciosa e incompetente, claro) acaba por redundar num monstruoso e sangrento tiro pela culatra. Chris Platt, Bryce Dallas Howard e Vincent D’Onofrio lideram um elenco onde já não resta nenhum actor dos três filmes anteriores. (Estreia em Portugal: 11 de Junho).

“Trailer” de  “Mundo Jurássico”

5. “Tomorrowland” (Brad Bird)

Brad Bird, o realizador de animações de longa metragem da Disney como “Os Super-Heróis” e “Ratatui”, assina este filme que os estúdios do Rato Mickey têm rodeado de secretismo e é interpretado por George Clooney, Hugh Laurie e pela jovem Britt Robertson.  Clooney faz o papel de um inventor que descobre a existência de um país utópico e futurista chamado Tomorrowland, que a humanidade tem remotamente registado na sua memória colectiva. Os habitantes de Tomorrowland possuem poderes mentais únicos, que lhes permitem ser quem quiserem e fazer o que quiserem, incluindo tudo aquilo que for necessário para sobreviverem. (Estreia em Portugal: 28 de Maio).

“Trailer” de “Tomorrowland”

6. “Ex Machina” (Alex Garland)

A estreia na realização do escritor e argumentista inglês Alex Garland (“A Praia”, “28 Dias Depois”) é uma história de inteligência artificial. Um jovem programador (Oscar Isaac) é seleccionado para participar num projecto experimental dirigido pelo genial fundador e proprietário da companhia onde trabalha (Domhnall Gleeson) na sua casa/laboratório “high tech”, cuja intenção é criar uma andróide que se confunda em tudo com uma mulher de carne e osso, baptizada Ava  (Alicia Vikander). “Ex Machina” teve já o raro privilégio de ter sido elogiado nas páginas da prestigiada revista “New Scientist”. (Sem estreia marcada em Portugal).

“Trailer” de “Ex Machina”

7. “Chappie” (Neill Blomkamp)

O novo filme do sul-africano que realizou “Distrito 9” e “Elysium” centra-se num robô-polícia experimental identificado como CHAPPIE. É o projecto pessoal de um cientista que o quer capaz de fazer mais coisas do que defender a lei e manter a ordem. Mas há alguém que está interessado em usar o robô para fins criminosos e não para o bem da sociedade. Baseado numa curta-metragem de FC rodada por Blomkamp em 2004 e intitulada “Tetra Vaal”, “Chappie” conta com Sharlto Copley, o actor favorito do realizador, no papel do robô, e ainda com Hugh Jackman, Sigourney Weaver e Dev Patel. (Estreia em Portugal: 5 de Março).

“Trailer” de “Chappie”