O novo site noticioso sobre a atualidade política europeia é lançado esta terça-feira pelo consórcio de informação norte-americano POLITICO e pela empresa de comunicação alemã Axel Springer. O POLITICO.eu quer marcar a atualidade do Velho Continente recorrendo às novas tecnologias e agitando Bruxelas, com a redação com maior número de jornalistas no coração da União Europeia e não só.

“Com cobertura não só em Bruxelas, mas também em várias capitais um pouco por toda o Continente, vamos dar conta das manobras políticas, das personalidade, da cultura e da interligação entre a política europeia e as suas políticas, de uma forma mais imediata e com mais estilo do que qualquer outro meio de comunicação”, declarou John Harris, co-fundador e editor executivo do POLITICO. O site vai já estar disponível esta terça-feira e na quinta-feira sai a primeira edição em papel com uma tiragem de 30 mil exemplares.

A subscrição deste novo site, que vai ocupar o domínio que anteriormente pertencia à reputada revista de política europeia European Voice, será grátis até ao verão e depois disso, os conteúdos serão pagos. O novo jornal vai ainda lançar várias newsletters, que pretendem marcar a atualidade europeia. O lançamento deste projeto na quinta-feira terá um evento em Bruxelas que vai juntar figuras como Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, o comissário europeu do Mercado Digital, Andrus Ansip, vários jornalistas e eurodeputados.

Este projeto já é conhecido desde o final do ano passado, mostrando a aposta norte-americana na política europeia. O grupo Axel Springer é atualmente o maior grupo editorial no digital na Europa, detendo jornais como o BILD ou o WELT.