PSD e CDS apressaram-se a reagir às notícias que dão conta de que o BCE aprovou a nova administração da Caixa Geral de Depósitos, rejeitando oito administradores devido à acumulação de cargos. O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, afirma que a rejeição dos nomes e a ideia do Governo de mudar a lei à posteriori, para a tornar menos restritiva, é prova da “incompetência máxima” do Governo, enquanto Luís Pedro Mota Soares, do lado do CDS, diz que o Governo deve aproveitar chumbo do banco central para diminuir número de administradores e reduzir também os seus salários.

Falando aos jornalistas em Loulé, no Algarve, Luís Montenegro afirmou que a decisão do Banco Central Europeu era “humilhante e embaraçosa” e atestava a “a incompetência máxima” do Governo, ao dizer que “não está a aplicar a sua própria lei”. O Banco Central Europeu (BCE) aprovou os 11 nomes propostos pelo Governo para o conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, mas rejeitou outros oito por excederem o limite de cargos em órgãos sociais de outras sociedades. Entretanto o Governo fez saber que tencionava alterar a lei bancária para ser menos impeditiva e tornar assim possível repescar alguns dos nomes chumbados.

Para Luís Montenegro, essa intenção de alteração legislativa é “patética”. “É patético o Governo andar a anunciar alterações legislativas feitas à medida para ultrapassar a sua própria incompetência”, disse. O líder parlamentar social-democrata criticou ainda a situação de “fragilidade” em que o Governo colocou o banco público, que tem “impacto direto na vida das pessoas”, na medida em que a Caixa “é o garante dos depósitos de milhares de portugueses e é um instrumento decisivo para o relançamento da economia e o apoio a pequenas e médias empresas, que têm de recorrer ao sistema financeiro para viabilizar os seus negócios”.

Do lado do CDS, o deputado e ex-ministro Luís Pedro Mota Soares defendeu que o chumbo dos oito nomes deve ser visto no Governo como uma oportunidade para reduzir o número de administradores e para não aumentar os salários de topo. “O Governo devia aproveitar esta oportunidade para, primeiro, reduzir o número de administradores da Caixa, e, segundo, não aumentar os vencimentos dos administradores”, disse, falando aos jornalistas no Parlamento, e lembrando que o CDS já deu entrada na Assembleia da República com um pedido de apreciação parlamentar da lei que permite aumentar o salário dos administradores, que deverá ser agendado em setembro.

“É penoso que tenha de ser o BCE a impor o bom senso que o Governo de Portugal manifestamente não teve. Aumentar o número de administradores da Caixa Geral de Depósitos, aumentar o salário dos administradores da Caixa Geral de Depósitos quando se está ainda a pedir tantos sacrifícios aos portugueses e se vai pedir sacrifícios aos trabalhadores da Caixa é um total contrassenso”, acrescentou.

O dirigente centrista sublinhou ainda que “o Governo ainda não falou do plano de recapitalização da Caixa que tem de dar como explicação aos portugueses”, nomeadamente o valor necessário, porque é necessário e quanto desse valor será pedido aos portugueses e terá impacto no défice. Eventuais despedimentos, reduções na rede de balcões e mudanças no plano de negócios são outras das questões reiteradas pelo CDS quanto ao banco público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR