Depois do discreto aparecimento em alguns eventos privados, o Escala Concept – protótipo que é encarado pelo fabricante norte-americano como aquilo que será, no futuro, um sedan topo de gama – foi apresentado no Concurso de Elegância de Pebble Beach, na Califórnia, Estados Unidos da América.
Este novo concept visa dar a conhecer, segundo os seus criadores, aquelas que serão as linhas orientadoras do design nos futuros modelos Cadillac, assim como muitos dos conceitos técnicos a aplicar.
“O Escala é um concept com dois objectivos claros. Em primeiro lugar, trata-se de uma declaração de intenções relativamente àquilo que será a futura linguagem de design nos nossos modelos, a par da materialização de uma série de conceitos técnicos que pretendemos vir a desenvolver nos futuros Cadillac. Em segundo lugar, o Escala é uma manifestação do carácter aspiracional que a marca pretende transmitir e que representa o seu regresso aos píncaros do premium”, declara o presidente da marca norte-americana, Johan de Nysschen.
Quanto a uma possível passagem deste protótipo à produção, Johan de Nysschen prefere ser cauteloso, realçando que “o Escala é um concept car”, sendo que, “dependendo da forma como o mercado dos grandes sedans de luxo evoluir”, “pode até vir a fazer parte” do plano de produção da marca.
Enquanto automóvel, o Escala é um sedan de quatro portas, que tem por base a mesma arquitectura do CT6, embora mais comprido – 5347 mm é o comprimento anunciado, ou seja, mais 152 mm que o actual topo de gama da Cadillac.
Além de estrear aquela que será a nova linguagem estética a aplicar nos futuros modelos da marca, este concept exibe também a nova frente com iluminação vertical, assinatura luminosa que a Cadillac mantém desde 1948. Embora, neste caso, com recurso à vanguardista tecnologia OLED (organic light-emitting diode) e que permanece acesa tanto de dia como de noite.
A par desta novidade, destaque ainda para a grelha tridimensional, assim como para as jantes de 22″ com conjuntos de raios paralelos.
Já no interior, o Escala anuncia não somente uma construção e atenção ao pormenor que só o trabalho artesanal consegue garantir, a que se somam dois ambientes bem distintos: os lugares da frente são fortemente rodeados pela tecnologia, enquanto os lugares traseiros propõem, principalmente, um ambiente relaxante – fruto também de uma distância entre eixos de mais de 3,2 m.
Com três ecrãs OLED curvos a preencherem na zona do tablier, o Escala Concept integra ainda sistemas de conectividade e de controlo de última geração, acompanhados de um novo módulo central, com a emblemática “flying Goddess” da Cadillac no interior. E que, favorecendo a interacção entre os diferentes sistemas e o condutor, é complementado por comandos de voz e de gesto.
Em termos de motorização, o Cadillac Escala Concept recorre a um novo V8 4,2 litros twin-turbo, também ele uma solução ainda em desenvolvimento para utilização em futuros modelos do fabricante. E que, de acordo com os seus criadores, tem como principal novidade um novo sistema de gestão activa do combustível que, entre outras vantagens, garante consumos idênticos aos de um quatro cilindros.
Por outro lado, este protótipo é o terceiro de uma série de concepts que a Cadillac tem vindo a apresentar, nos últimos anos, em Pebble Beach, e da qual fazem parte o Ciel Convertible (2011) e o Elmiraj coupé (2013).