A livraria Espaço Ulmeiro fecha portas no dia 31 em Benfica, Lisboa, onde funcionou durante 47 anos e procura uma nova casa, com “renda mais aceitável”, como explicou à Lusa o livreiro José Ribeiro.

A livraria alfarrabista foi criada em 1969 no bairro de Benfica, onde o fundador, José Antunes Ribeiro, pretende procurar um novo espaço durante 2017. Enquanto isso não acontecer, o livreiro manterá os leilões ‘online’ de livros e continuará a dinamizar a associação cultural, formada há alguns meses.

Foi em fevereiro que José Antunes Ribeiro alertou para o risco de encerramento da Ulmeiro por razões financeiras e falta de clientes. Nos meses seguintes, o anúncio do encerramento motivou uma cobertura mediática e uma pequena onda de solidariedade com o projeto livreiro, com visitas do Presidente da República e do então ministro da Cultura, João Soares.

José Antunes Ribeiro acabou por formalizar a criação de uma associação cultural para dinamizar a livraria e voltar a ter atividades em torno do livro e da leitura.

José Antunes Ribeiro, nascido em 1942 numa aldeia perto de Ourém, passou pelas edições Itaú, pela livraria Obelisco, fundou a editora Ulmeiro e depois a Assírio & Alvim, escreveu para o Diário de Lisboa e para O Tempo e o Modo. Se o Espaço Ulmeiro tem 47 anos, José Antunes Ribeiro já soma mais de 50 anos ligado aos livros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR