Parceiras no desenvolvimento de sistemas de comunicação inter-veículos, a Bosch, a Vodafone e a Huawei acabam de testar, com sucesso, uma nova tecnologia de comunicação não apenas entre veículos inteligentes, como também com o ambiente que os rodeia, a que foi dada o nome de Cellular-V2X. E que, basicamente, ajuda a tornar ainda mais eficazes e seguros os sistemas de segurança e apoio à condução já existentes, ao mesmo tempo que abre caminho para a condução autónoma.

Em comunicado, o consórcio revela que esta tecnologia de alta-performance, que as empresas têm vindo a testar na auto-estrada A9, na região da Baviera, Alemanha, utiliza a telefonia móvel e, nomeadamente, os primeiros módulos 5G, para que os veículos possam trocar, instantaneamente, informações entre si. Beneficiando e optimizando a actuação de sistemas como, por exemplo, o ACC Cruise Control Adaptativo.

Em testes desde Fevereiro de 2017, a tecnologia Cellular-V2X tem sido usada como sistema de alerta, em tempo real, quando o veículo muda de faixa na auto-estrada ou em caso de travagem brusca. Com o ACC Cruise Control Adaptativo a não só avisar o condutor do perigo, como também a acelerar e travar de forma automática.

Por outro lado, ao conectar por completo o tráfego, tecnologias como a Cellular-V2X permitirão “ensinar” os veículos a comunicar entre si e a trocar informação. Por exemplo, sobre partes de um cruzamento que não são visíveis ao condutor, para lá de uma lomba; sobre o carro ao lado; ou ainda sobre o que está à nossa frente, enquanto viajamos na auto-estrada. Tornando assim a condução mais descontraída, eficiente e segura, concluem as empresas envolvidas no projecto.

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