Auto

Bruxelas investiga BMW, Daimler e VW por suspeita de cartel

Autoridades europeias suspeitam que BMW, Daimler, VW, Audi e Porsche participaram em reuniões para discutir tecnologias para reduzir as emissões de gases, ferindo assim a concorrência.

Margrethe Vestager é a comissária europeia responsável pela área da concorrência

AFP/Getty Images

A Comissão Europeia iniciou uma investigação formal para apurar se houve formação de cartel entre BMW, Daimler e o grupo Volkswagen (VW)no desenvolvimento tecnologias de energia limpa que permitem reduzir as emissões poluentes nos carros das respetivas marcas.

“A Comissão Europeia está a investigar se a BMW, a Daimler e a VW chegaram a acordo para não competirem umas contras as outras no desenvolvimento de sistemas importantes de redução de emissões poluentes em carros a gasolina e diesel”, afirmou a comissária europeia para a Concorrência, de acordo com um comunicado de Bruxelas divulgado na manhã desta terça-feira. Para Margrethe Vestager, “se se confirmarem as suspeitas, esse conluio poderá ter negado aos consumidores a oportunidade de comprar carros menos poluentes, apesar da tecnologia estar disponível aos seus fabricantes”.

Esta investigação aprofundada iniciada agora pelas autoridades europeias “concentra-se em informação de que a BMW, Daimler, VW, Audi e Porsche participaram em reuniões nas quais foi discutido o desenvolvimento de tecnologias para reduzir as emissões de gases”, lê-se no comunicado. Uma prática que, a confirmar-se, constitui uma violação das regras europeias que proíbem a cartelização e outras práticas restritivas e lesivas de uma livre concorrência no mercado. A comissária responsável por esta área definiu como “prioritária” a investigação aprofundada a este processo de alegado cartel entre as empresas alemãs, embora não tenha para já dados concretos que confirmem as suspeitas de cartel.

Em causa, de acordo com o mesmo comunicado, estão em causa dois tipos de tecnologia: SCR, um sistema que reduz a emissão de óxidos de nitrogénio dos carros com motores a gasóleo; OPF, um sistema de filtros que diminui as emissões de partículas nocivas nos carros a gasolina.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote na segunda edição do concurso dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto ObservadorVote agora

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Winston Churchill

A arrogância da ignorância /premium

João Carlos Espada

Como devemos interpretar que um dirigente do segundo maior partido britânico venha dizer em público que o líder do mundo livre durante a II Guerra, Winston Churchill, foi um “vilão”?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)