Milhares de pessoas assistiram, no sábado, dia 2 de fevereiro, à cerimónia do Dia da Marmota, na localidade de Punxsutawney, na Pensilvânia, EUA. Esta é uma data já ancestral; todos os anos, Phil, uma marmota peculiar e conhecida por toda aquela região, sai da sua toca. Se não vir a sua própria sombra, deduz-se que o inverno irá acabar em poucas semanas e seguir-se-á uma primavera radiante.

Para não variar, o Dia da Marmota teve milhares de espetadores, que se reuniram em Gobbler’s Knob — uma atração turística para aqueles que querem ver com os seus próprios olhos o pequeno animal a entregar o prognóstico do tempo.

Este ano, Punxsutawney Phil saiu da sua toca por volta das 7h30 da manhã (hora local), e não viu a sua sombra. Ou seja, o presságio é de que vem aí a primavera pôr fim ao frio extremo que o inverno trouxe aos EUA. Seguiram-se aplausos da multidão, que ansiava o momento. A marmota lá estava em cima do palco a ser venerada por todos.

“Groundhog Day”, em inglês, é uma tradição popular nos EUA e no Canadá, onde as pessoas esperam o nascer do sol e a saída da marmota da sua toca. Segundo a lenda, se Punxsutawney Phil vir a sua sombra, significa que virão mais seis semanas de mau tempo e o pequeno animal acaba por regressar ao interior do refúgio (Brett Carlsen/Getty Images)

Segundo a lenda, se Punxsutawney Phil vir a sua sombra ao sair da toca, significa que virão mais seis semanas de mau tempo e o pequeno animal acaba por regressar ao interior do refúgio. Caso contrário, a marmota não volta para dentro da toca. Claro está que nem sempre as previsões estão corretas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No vídeo abaixo, publicado no Twitter, pode ver o momento da cerimónia em que a marmota Phil sai da toca.

O Phil é que decide se viu a sombra ou não. Não depende de nós. Tudo o que fazemos é entregar a sua mensagem”, disse AJ Dereume, um dos cuidadores da marmota, citado pela CNN

Punxsutawney Phil, a famosa marmota, a ser retirada da toca pelo seu cuidador durante o Dia da Marmota — em inglês, Groundhog day — nas cerimónias do dia 2 de fevereiro (Brett Carlsen/Getty Images)